Spinello Aretino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Spinello Aretino
Nascimento 1350
Arezzo
Morte 14 de março de 1410 (59–60 anos)
Arezzo
Cidadania Itália
Etnia Italianos
Progenitores
  • Luca di Spinello
Filho(s) Parri Spinelli
Irmão(s) Niccolò di Luca Spinelli
Ocupação pintor
Obras destacadas Mystical marriage of Saint Catherine, Saint Stephen, Triptych of Madonna enthroned with child and saints

Spinello Aretino (13501410) foi um pintor italiano, filho de um florentino chamado Luca, que se refugiou em Arezzo em 1310 após ser exilado junto com o restante do partido dos Gibelinos.

Spinello foi aluno de Jacopo del Casentino, um seguidor de Giotto, e seu próprio estilo era uma união entre o estilo de Giotto e aquele da Escola Sienesa. No começo de sua carreira, trabalhou com Jacopo pintando afrescos na Santa Maria del Carmine e na Santa Maria Novella, ambas em Florença. Após ao saque a Arezzo, Spinello voltou a Florença em 1387 e trabalhou na Basílica di San Miniato al Monte onde pintou em afresco as Histórias da vida de S. Bento na respectiva Sacristia. De 1391 a 1392, Spinello pintou seis afrescos na parede do Campo Santo, em Pisa. Os afrescos de Spinello são altamente decorados. A academia de Florença possui um painel da Madonna e Santos com a inscrição Hoc opus pinxit Spinellus Luce Aritio D.I.A..

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Spinello Aretino