Sport Club Juiz de Fora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sport
Nome Sport Club Juiz de Fora
Alcunhas Gigante das Avenidas'
Verdão da Avenida Periquito
Mascote Periquito
Fundação 24 de setembro de 1916 (107 anos)
Estádio Dr. José Procópio Teixeira
Capacidade 6.500 pessoas
Localização Juiz de Fora
Minas Gerais MG
Brasil Brasil
Presidente Brasil Jorge Ramos
Treinador(a) Brasil Técnico das divisões de base do Sport
Competição Licenciado
Website sportclubjf.com.br
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Sport Club Juiz de Fora é um clube brasileiro de futebol, com sede na cidade de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais. Suas cores são o verde e o branco. Manda seus jogos no Estádio Doutor José Procópio Teixeira que tem capacidade para 6.500 torcedores.

É conhecido como Sport Club Juiz de Fora, disputou a divisão principal do Campeonato Mineiro em 1987, e tem como rivais o Tupi Football Club e o Tupynambás Futebol Clube, clubes da mesma cidade. Atualmente, o time profissional não está em atividade.

História[editar | editar código-fonte]

Estádio José Procópio Teixeira

Fundado em 1916, o Sport Club surgiu a partir de outro clube de Juiz de Fora: a Sociedade Recreativa Comercial Clube. Em uma das assembleias do Comercial, foi criado o setor esportivo do clube, denominado Sociedade Esportiva do Comercial Clube.

Necessitando de um local para a sede, os responsáveis pelo clube então procuraram o presidente da Câmara Municipal, Sr. José Procópio Teixeira (que empresta o nome ao atual estádio do Sport Club JF), o qual era proprietário de um terreno próximo ao Largo do Riachuelo, para propor o aluguel do terreno.

Com a sede alugada, foi convocada uma assembleia na qual ficou determinado que a Sociedade Esportiva do Comercial Clube passaria a se chamar Sport Club Juiz de Fora, uma sociedade independente do Comercial Clube, embora ainda dispondo da sede do Comercial.

Estádio[editar | editar código-fonte]

O Estádio Doutor José Procópio Teixeira, de propriedade do Sport Club de Juiz de Fora começou a ser erguido a partir da fundação da agremiação em 1916. Em sua segunda fase, foi construída uma sede-arquibancada. A obra, executada por José Procópio Teixeira Filho, foi inaugurada em primeiro de maio de 1921, com a visita do time do Botafogo do Rio de Janeiro.

O prédio possuía dois pavimentos: no térreo, havia salões de reunião, secretaria, bar, vestiários e instalações viárias. No andar superior, estavam as arquibancadas com capacidade para 3 mil pessoas. Um rinque de patinação e uma quadra de tênis também foram erguidos.

Já em 28 de setembro de 1947, tem início a terceira fase de conquistas do clube, com a inauguração do Estádio Doutor José Procópio Teixeira, na Avenida Rio Branco, nº 1.303. A sede social já havia sido inaugurada sete anos antes. À frente desta nova época, estava o presidente Francisco Queiroz Caputo, que durante 55 anos consecutivos foi presidente do clube. Um verdadeiro recorde mundial.

Atualmente o estádio possui 6.500 lugares, muito longe do número idealizado ao longo das obras: o desejo na época era para que o local tivesse capacidade para 50 mil pessoas, o que faria do estádio o maior do Brasil, em 1947.

A primeira diretoria do Sport Club JF ficou assim estabelecida:

  • Presidente: Antônio Mourão Guimarães
  • Vice-presidente: Martinho da Rocha Júnior
  • Secretário: Joaquim Pereira do Nascimento
  • Tesoureiro: Arthur Vieira Esterci
  • Diretor Esportivo: Abril de Araújo Alves
  • Conselho Fiscal: José Procópio Teixeira, Nisio Batista de Oliveira e Hugo Andrade Santos
  • Suplentes: Billerophante Regnault, Romeu Gumerães e José Rangel.

Títulos[editar | editar código-fonte]

REGIONAIS
Competição Títulos Temporadas
Copa Panorama de Futebol 2 2004 e 2009
MUNICIPAIS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Citadino de Juiz de Fora 13 1918, 1930, 1942, 1950, 1953, 1955, 1956, 1959, 1962, 1967, 1968, 1975 e 1979
Torneio Início da Liga de Juiz de Fora 6 1918, 1941, 1942, 1944, 1958 e 1960
Campeonato de Ouro de Juiz de Fora 1 1968*
OUTRAS CONQUISTAS
Competição Títulos Temporadas
Vice-Campeão Mineiro da Segunda Divisão 1 1987

Campeão Invicto
*OBS: Em 1968, houve uma competição comemorativa do jubileu de ouro da LDJF - Liga de Desportos de Juiz de Fora.

Fatos históricos[editar | editar código-fonte]

  • Foi o primeiro clube de Minas Gerais a jogar contra o Fluminense, isso ainda em 12 de outubro de 1920.[1]
  • O Sport Club Juiz de Fora apresenta, em suas dependências, a primeira piscina suspensa da América Latina.
  • O presidente Francisco Queiroz Caputo escreveu seu nome no Guinness Book como o dirigente que por mais tempo dirigiu um clube esportivo: permaneceu por 55 anos consecutivos na direção do Sport Club JF.
  • O Sport Club JF sempre teve nomes ilustres entre seus associados e atletas. Como o do ex-presidente da República Itamar Franco, que atuou e foi campeão pelos times de basquete do Verdão, na década de 1950. Outro ex-presidente da República que foi sócio do Sport Club JF foi João Batista de Oliveira Figueiredo. O ex-prefeito de Juiz de Fora, Tarcísio Delgado, além de sócio, sempre declarou abertamente ser torcedor do Periquito.

Torcida Organizada[editar | editar código-fonte]

  • Torcida Inferno Verde - Fundada em 2004, foi criada para acompanhar o Verdão durante a Copa Panorama de futebol regional daquele ano.
  • Fúria Independente - Fundada em 2009, surgiu após um grupo de amigos decidirem acompanhar o time durante a Segunda Divisão do Estadual daquele ano, ficou marcada pelo retorno do Sport ao futebol profissional.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.