Sport Club Luzitano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Luzitano
Luzitano.gif
Nome Sport Club Luzitano
Fundação 1912
Estádio não possuiu
Competição São Paulo Campeonato Paulista
editar

O Sport Club Luzitano foi um clube de futebol brasileiro formado e composto por membros da colônia portuguesa radicada na cidade de São Paulo no começo do século XX.

Fundado em 1912, suas cores eram o azul e o branca, com o seu uniforme principal em camisa branca e calção azul.

História[editar | editar código-fonte]

A Liga Paulista de Foot-Ball, que organizava o Campeonato Paulista paralelamente à APEA, estava expandindo seu torneio e aceitava novos filiados. Assim o Luzitano participou dos Paulistões da LPF entre 1914 e 1916. A LPF acabou sucumbindo na disputa pela hegemonia coma APEA nesse ano. O torneio da APEA permaneceu em 1917 como Divisão Principal.

No entanto, os afiliados à LPF, com exceção ao Corinthians, foram organizados num torneio paralelo ao principal: a Segunda Divisão Paulista. Entre esses, o Luzitano, que participou da primeira edição da Segunda Divisão em 1917. O Luzitano não ganhou esse torneio e não o disputou novamente.

Anos mais tarde, em 1920, seus associados, assim como os de outros times da colônia portuguesa paulistana, quais sejam, o Luzíadas Futebol Club, a Associação 5 de Outubro, a Associação Atlética Marquês de Pombal e o Portugal Marinhense, se uniram para formar a Associação Portuguesa de Desportos, sendo todos estes, inclusive o Luzitano, extintos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]