Spy × Family

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Spy × Family
スパイファミリー
(Supai Famirī)
Capa do primeiro volume tankōbon do mangá, com o personagem Twilight.
Gênero Ação, comédia, espionagem
Mangá
Spy × Family
Escrito por Tatsuya Endo
Editora(s) Japão Shueisha

Brasil Panini

Impressão Japão Jump Comics+
Revista(s) Japão Shōnen Jump+
Data de publicação 25 de março de 2019 – Presente
Volumes 5 (lista de volumes)
Wikipe-tan face.svg Portal Animangá

Spy × Family (スパイファミリー Supai Famirī?) é uma série japonesa de mangá shōnen escrita e ilustrada por Tatsuya Endo. A história segue a vida de Twilight, um espião que precisa "formar uma família" de forma repentina para executar uma missão. A reviravolta se dá quando percebemos que a garota que ele adota como filha é uma paranormal capaz de ler mentes e a mulher com quem ele concorda em se casar para formar um falso casamento é uma assassina profissional. E a partir daí, acompanhamos essa história de comédia com essa família um tanto quanto diferente vivendo sem saber os segredos uns dos outros.

O mangá é serializado quinzenalmente de forma gratuita no aplicativo e no site da Shōnen Jump+ e da Manga Plus desde 25 de março de 2019, com os capítulos sendo compilados e publicados atualmente em 5 volumes tankōbon pela Shueisha.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Twilight (黄昏 Tasogare?, lit. "Crepúsculo") / Loid Forger (ロイド・フォージャー Roido Fōjā?)
Loid é um espião que possui capacidades extraordinárias de combate, memória e processamento de informações. Ele utiliza diversas identidades para executar suas missões, embora que ele seja conhecido pelo codinome "Twilight" dentro de sua organização secreta. Para poder executar a sua mais nova missão, ele precisa se passar por um pai e ter um "filho" matriculado em uma escola de prestígio, cujo critérios de admissão envolve a presença de "ambos os pais". Para atender ao critério, ele criou uma família forjada, com Anya sendo sua filha e Yor sendo a sua esposa. Ele é hábil em cozinhar e limpar a casa. Sendo um antigo órfão aterrorizado pela guerra, Loid tornou-se espião para criar um "mundo onde as crianças não precisariam mais chorar".
Thorn Princess (いばら姫 Ibara Hime?, lit. "Princesa dos espinhos") / Yor Forger (ヨル・フォージャー Yoru Fōjā?)
Vista como uma funcionária na prefeitura de Berlint, Yor na verdade é uma assassina habilidosa apelidada de "Thorn Princess". O nome de solteira de Yor antes de "se casar" com Loid é Briar. Ela tem 27 anos. Sem saber quem Loid realmente é, e pensando que Anya é filha de Loid de seu casamento anterior, ela concordou com o casamento falso, para deixar de sofrer pressão de suas colegas de trabalho. Ela tem um irmão mais novo chamado Yuri, que é um funcionário público e aparentemente um siscon.
Anya Forger (アーニャ・フォージャー Ānya Fōjā?)
Uma garota que consegue ler o pensamento de outras pessoas, Anya é a única que conhece a real situação de sua família. Ela era uma cobaia de experimentos científicos denominada "Subject 007", tendo escapado após cientistas a avaliarem como um fracasso experimental. Após passar por vários orfanatos, ela convence Loid a adotá-la quando ele sai a procura de uma criança para sua missão. Ela tem apenas quatro anos e meio de idade, mas mentiu ter seis anos para Loid adotá-la. Devido à sua habilidade, Anya fica confusa quando exposta a multidões. Além disso, como ela não recebeu uma educação adequada, ela não é boa em estudar e, às vezes, decide ler as respostas de outras pessoas com a sua habilidade. Ela gosta de animes de espiões e pensa que qualquer coisa que envolva as palavras "secreto" e "missão" é emocionante.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Tatsuya Endo e seu editor Shihei Lin se conhecem há mais de dez anos; foi Lin quem serviu como editor na primeira série de Endo, Tista, em 2007. Quando Lin foi transferido do departamento editorial da Jump Square para o da Shōnen Jump+, Endo o seguiu voluntariamente e eles começaram a planejar uma nova série. Spy × Family reúne elementos dos três one-shots que Endo publicou na Jump Square: "Rengoku no Ashe", "Ishi ni Usubeni, Tetsu ni Hoshi" e "I Spy". Lin disse que a recepção da nova série entre o departamento editorial da revista foi tão boa que a serialização foi praticamente decidida antes mesmo de uma reunião oficial.[1]

Lin solicitou a Endo que ele trabalhasse como mangaka assistente na série Fire Punch, de Tatsuki Fujimoto, a fim de ganhar experiência com desenho. Como os trabalhos anteriores de Endo possuem um tom sombrio, Lin disse a Endo para dar a Spy × Family um tom mais positivo e alegre. O rascunho inicial recebeu um título de trabalho da Spy Family, escrito em japonês. Ao decidir o nome final, Endo criou mais de 100 opções, mas eles decidiram utilizar o mesmo título, mas escrito em inglês e com um "x" entre as duas palavras, decisão influenciada ela série Hunter × Hunter.

O editor disse que ele e Endo estão sempre conscientes da linha em que a violência, necessária em um mangá espião, é aprovada pelo bem da comédia. Anya foi inspirada no personagem principal de Rengoku no Ashe. Sua percepção extra-sensorial foi decidida desde o início, e Lin citou seu uso como efeito cômico como um dos pontos fortes da série. Lin disse que a série tem um amplo número de leitores entre todas as idades e gêneros. Ele também citou a arte limpa de Endo e a capacidade de transmitir emoções como parte do apelo do mangá. Lin sente que o mundo e os personagens foram firmemente estabelecidos a partir do segundo volume e, como tal, revelou que ele e Endo começarão a incluir narrativas mais longas na série.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Mangá[editar | editar código-fonte]

Escrito e ilustrado por Tetsuya Endo, Spy × Family é serializado quinzenalmente no aplicativo e no site Shōnen Jump+ desde 25 de março de 2019. Os capítulos, lançados a cada segunda-feira, estão sendo compilados e publicados em volumes tankōbon pela editora Shueisha desde 4 de julho de 2019. A editora também publica simultaneamente a série em inglês gratuitamente no aplicativo e no site Manga Plus. A editora americana Viz Media começou a publicar gratuitamente a série em inglês e de forma digital em seu site a partir de 22 de setembro de 2019. A editora também confirmou a publicação do primeiro volume impresso da série para a primavera de 2020.

Lista de volumes[editar | editar código-fonte]

Núm.Data de lançamento ISBN
1 4 de julho de 2019ISBN 978-4-08-882011-8 Japão[2]
2 4 de outubro de 2019ISBN 978-4-08-882120-7 Japão[3]
3 4 de janeiro de 2020ISBN 978-4-08-882183-2 Japão[4]

Capítulos ainda não compilados no formato tankōbon[editar | editar código-fonte]

Embora serializados na Shōnen Jump+, esses capítulos ainda não foram publicados em um volume tankōbon.

  • Capítulos: do nº 12 ao nº 18
  • Capítulos extras: nº 2
  • Capítulos curtos: nº 1

Recepção[editar | editar código-fonte]

O mangá tem 800 mil cópias em circulação, com 2 volumes disponíveis no mercado, em formato impresso e digital.

Spy × Family ganhou a primeira colocação na categoria de mangás da web na edição de 2019 da premiação Tsugi ni Kuru Manga Awards.[5]

Referências

  1. «MANGA Plus|Interviewing editors». MANGA Plus. Consultado em 18 de dezembro de 2019 
  2. «SPY×FAMILY 1/遠藤 達哉». 集英社コミック公式 S-MANGA. Consultado em 18 de dezembro de 2019 
  3. «SPY×FAMILY 2/遠藤 達哉». 集英社コミック公式 S-MANGA. Consultado em 18 de dezembro de 2019 
  4. «SPY×FAMILY 3/遠藤 達哉». 集英社コミック公式 S-MANGA. Consultado em 18 de dezembro de 2019 
  5. «SPY × FAMILY, Kusuriya no Hitorigoto Win Tsugi ni Kuru Manga Award 2019». Anime News Network (em inglês). Consultado em 18 de dezembro de 2019