Spytihnev I

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Spytihněv I da Boêmia, (Duque da Boêmia de 894-895 a 915, ano de sua morte). Era o filho primogênito de Borivoi I e de Ludmila (Santa Ludmila). Sendo uma criança quando seu pai morreu, a Boêmia voltou a estar sob domínio da Grande Morávia. Em 894, Spytihněv aproveitou a anarquia reinante depois da morte do soberano Svatöpluk I da Grande Morávia para tomar o poder. Assim, a Boêmia conseguiu a independência da Grande Morávia e se aproximou cultural e politicamente do reino franco da França Oriental, e mais particularmente da Baviera.

Em 895 participou da Dieta imperial que se celebrou na Dieta de Augsburgo, na que negou pagar tributo a Conrado I da Alemanha e na qual se aliou com Arnulfo I da Baviera. Durante seu mandato apoiou a propagação do cristianismo em suas terras. Pacificou aos húngaros em 903 que ameaçavam a fronteira oriental de seus domínios.

Construiu a igreja de Nossa Senhora e o Castelo de Praga, onde se encontra sua tumba e a de sua esposa. Seu sucessor, segundo a regra vigente na dinastia Premislide, foi seu irmão, Bratislau I de Boémia.

Precedido por
Borivoi I
Reis da Boêmia
894915
Sucedido por
Vratislau I
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.