Squeeze (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Squeeze
A banda em concerto (2010)
Informação geral
Origem Londres, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) New wave
Pós-punk
Pop rock
Power pop
Período em atividade 1974–1982
1985–1999
2007–presente
Gravadora(s) A&M
I.R.S.
Ark 21
Reprise
Quixotic Records
Afiliação(ões) Difford & Tilbrook
Elvis Costello
Integrantes Glenn Tilbrook
Chris Difford
John Bentley
Simon Hanson
Stephen Large
Ex-integrantes Jools Holland
Paul Gunn
Harry Kakoulli
Gilson Lavis
Paul Carrack
Don Snow
Keith Wilkinson
Chris Holland
Andy Metcalfe
Matt Irving
Pete Thomas
Kevin Wilkinson
Hilaire Penda
Ashley Soan
Chris Braide
Steve Nieve
Nick Harper

Squeeze é uma banda britânica que ganhou destaque no Reino Unido no final dos anos 70, na era New Wave, e continuou a gravar nas décadas de 80 e 90.

Eles são conhecidos no Reino Unido por seus hits “Cool for Cats”, “Up the Junction”, “Tempted”, “Black Coffee in Bed”, “Pulling Mussels (From the Shell),” e “Hourglass”. Embora a banda não tenha feito muito sucesso comercial nos Estados Unidos, as canções “Tempted”, “Hourglass” e “853-5937” fizeram sucesso nas paradas de lá, e o grupo conquistou um público fiel e continua a atrair novos fãs. Todos os hits da banda foram escritos pelos membros Glenn Tilbrook e Chris Difford.[1]

O grupo foi formado em Deptford, Londres, em 1974,[2]. e terminou pela primeira vez em 1982. Em 1985 eles voltaram a tocar juntos, e terminaram novamente em 1999. A banda se reuniu para turnês nos Estados Unidos e Reino Unido em 2007, e continuou fazendo turnês até 2010.

O Squeeze confirmou, durante uma entrevista no V Festival, em 2008, que eles pretendiam compor um novo álbum, com material inédito. Em 2010, foi lançado o 13º álbum de estúdio da banda, intitulado Spot the Difference, que consiste em regravações de canções antigas da banda.

História[editar | editar código-fonte]

A história do grupo começa em Londres, em 1974. Os membros fundadores da banda são Glenn Tilbrook, Chris Difford, Jools Holland e Paul Gunn. O nome da banda foi tirado do último álbum do Velvet Underground chamado Squeeze. O primeiro lançamento do Squeeze é um EP datado de 1977, seguido do álbum de estréia Squeeze (1978), produzido por John Cale.

Após o lançamento de Cool for Cats (1979), o grupo ganhou disco de ouro no Reino Unido e o grupo continua a ter mais sucesso com o terceiro disco, Argybargy. O próximo disco, East Side Story foi produzido por Roger Bechirian e Elvis Costello.[3]

Enquanto isso, Holland foi substituído por Paul Carrack e Don Snow. Com a nova formação é publicado Sweets from a Stranger em 1982, álbum que recolhe as reações negativas da imprensa. Somados a este problema, Tilbrook e Difford decidem dissolver o grupo. No entanto, eles continuam a trabalhar em conjunto para a criação de um álbum como um duo (Difford & Tilbrook) produzido por Tony Visconti.

O grupo se reúne com em 1985 com um novo line-up. No grupo é então adicionado Andy Metcalfe (ex-The Soft Boys), porém ele deixa imediatamente a banda. Em 1989, os discos Frank e A Round And A 'Bout (álbum ao vivo) representam as últimas participações de Holland na banda.

Anos mais tarde, Tilbrook anuncia seu desejo de dar uma pausa para o projeto. A banda decidiu dar um último show em novembro de 1999, na Escócia.

Em 2007, Difford e Tilbrook se reunir para uma série de shows e publicar um "best of". Em 2010, é lançado Spot the Difference, álbum que contém canções regravadas e já remasterizadas.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://www.lastfm.com.br/music/Squeeze
  2. Geller, Lynn (December 1985) Squeezeplay — Glenn Tilbrook and Jools Holland of Squeeze talk about their reunion, their gang of managers, and The Odd Couple. Spin Magazine. Retrieved 2011-04-30
  3. a b c d e f g caio.it