St. Thomas (Nevada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
St. Thomas
Localidade dos Estados Unidos Estados Unidos
Restos de fundações de edifícios em St. Thomas (Nevada)
St. Thomas está localizado em: Nevada
St. Thomas
Localização de St. Thomas em Nevada
St. Thomas está localizado em: Estados Unidos
St. Thomas
Localização de St. Thomas nos Estados Unidos
Localização
36° 27' 57" N 114° 22' 13" O
Condado Condado de Clark
Estado  Nevada
Tipo de localidade Cidade fantasma, submersa pelas águas da Barragem Hoover
Características geográficas
População (2011) 0 hab. ( hab./km²)

Portal Portal Estados Unidos

St. Thomas é uma cidade fantasma no condado de Clark no estado de Nevada, nos Estados Unidos. Fica próximo da área onde o Rio Muddy desagua no Rio Colorado. St Thomas foi adquirida pelo Governo dos Estados Unidos na década de 1930 por causa da construção da Represa Hoover e foi submersa pelas águas do Lago Mead, formado devido à construção da referida barragem/represa. Na atualidade fica dentro de uma área chamada Lake Mead National Recreation Area.

História[editar | editar código-fonte]

A vila foi fundada por colonizadores mórmons liderados por Thomas Smith em 1865. No seu pico de crescimento, St.Thomas alcançou os 500 habitantes. A vila vivia das quintas e dos negócios comerciais. Os mórmons abandonaram St. Thomas em fevereiro de 1871, porque os estado do Nevada exigia o pagamento de impostos de anos anteriores e os mórmons recusaram pagá-los e escolheram mudar para o estado de Utah.[1] Os mórmons partiram para o Utah, onde fundaram novas cidades em Long Valley, como Glendale, Orderville e Mount Carmel (Utah).

Quando os mórmons partiram, outras pessoas reclamara, as propriedades abandonadas. A construção da Barragem Hoover teve como consequência o aumento do caudal do Rio Colorado forçando o abandono da vila, tendo sido Hugh Lord o último habitante a abandonar a vila em 11 de junho de 1938.[2]

As ruínas de St. Thomas ainda podem ser visíveis quando o nível das águas do Lago Mead diminuem, em períodos de seca.[3] Esses vestígios são protegidos pelo Serviço Nacional de Parques por ser considerado um local de interesse histórico. O cemitério foi deslocalizado para Overton, onde existe um centro interpretativo de St. Thomas, com um arqueólogo fazendo pesquisas sobre a história e o povoamento do Rio Muddy.

Referências

  1. McClintock, James H. Mormon settlement in Arizona; a record of peaceful conquest of the desert, p.122. Harvard University, 1921
  2. «Lake Mead National Recreation Area - St. Thomas (U.S. National Park Service)». Nps.gov. Consultado em 28 de fevereiro de 2010. 
  3. «St. Thomas Nevada, A - Sometimes - Underwater Ghost Town». Lake Mead NRA - SunsetCities.com. Consultado em 26 de março de 2012. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]