Orquestra Estatal de Dresden

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Staatskapelle Dresden)
Residência da Orquestra Estatal de Dresden

A Orquestra Estatal de Dresden ou, na sua forma portuguesa, de Dresda (Sächsische Staatskapelle Dresden) também conhecida apenas como Staatskapelle Dresden, é uma orquestra alemã baseada na cidade de Dresden. Foi fundada em 1548 por Elector Moritz, ou Maurice) da Saxônia. É uma das mais antigas orquestras do mundo. A orquestra faz parte da Ópera Estatal de Dresden, tendo a Ópera Semper como residência.

A Staatskapelle Dresden já foi regida por maestros renomados. Durante os primeiros anos, o compositor e organista alemão Heinrich Schütz foi associado à orquestra. No século XIX, Carl Maria von Weber e Richard Wagner foram alguns dos seus regentes titulares. Já no século XX, Richard Strauss associou-se ao grupo como compositor e regente, tendo a orquestra realizado prèmieres de muitas de suas obras. Karl Böhm e Hans Vonk também ocuparam o posto de regente titular. Herbert Blomstedt foi o diretor musical de 1975 a 1985, tendo gravado com ela o ciclo das nove sinfonias de Beethoven.

O maestro italiano Giuseppe Sinopoli ocupou o posto de regente titular de 1992 até sua morte, em 2001. Em agosto de 2002, o holandês Bernard Haitink assumiu seu lugar e em 2004, disputou com Gerd Uecker, diretor da orquestra, a escolha de seu sucessor.[1] Em Agosto de 2007, Fabio Luisi começou seu trabalho como maestro titular, tendo sido nomeado em Janeiro de 2004. Ele, juntamente com Böhm e Vonk, é o maestro titular da Orquestra e da Ópera de Dresden, simuntaneamente.

Luisi deixará a orquestra em 2012 e Christian Thielemann assumirá o cargo, como foi anunciado no Outubro de 2009.

A orquestra foi eleita como uma das cinco melhores orquestras da Europa.[2]

Regentes titulares/Diretores artísticos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Andrew Clark (22 de outubro de 2004). «Bernard Haitink: unfinished symphony». Financial Times. Consultado em 5 de maio de 2007. Arquivado do original em 2 de janeiro de 2013 
  2. «Vienna Philharmonic, best orchestra in Europe». Huliq News. Consultado em 17 de junho de 2009. Arquivado do original em 17 de setembro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre orquestras é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.