Estádio Olímpico Yves-du-Manoir
| Nome(s) anterior(es) | Stade du Matin (1907–1919) Stade olympique de Colombes (1920–1927) |
|---|---|
| Localização | Colombes, França |
| Capacidade | 15,000[1] |
| Construção | |
| Aberto | 1907 |
| [paris2024.org Página oficial] | |
O Stade Yves-du-Manoir (oficialmente Stade olympique Yves-du-Manoir, também conhecido como Stade olympique de Colombes, ou simplesmente Colombes para os habitantes locais) é um estádio de rugby, atletismo e futebol em Colombes, perto de Paris, França .
História
[editar | editar código]
Nomeado em memória do jogador de rugby francês Yves du Manoir em 1928, foi o principal estádio dos Jogos Olímpicos de Verão de 1924 e tinha uma capacidade de 45.000 pessoas na época.[2] Durante os Jogos de 1924, acolheu as provas de atletismo, ginástica e ténis, bem como algumas das provas de ciclismo, hipismo, futebol e rugby, e duas das provas do pentatlo moderno.
Posteriormente, sua capacidade foi ampliada para mais de 60.000 pessoas. Colombes também foi palco da final da Copa do Mundo de 1938 entre Itália e Hungria, além de ter sediado os dois jogos da seleção anfitriã no torneio.
Permaneceu como o estádio de maior capacidade do país até a inauguração do renovado Parc des Princes em 1972. Devido às normas de segurança cada vez mais rigorosas, a capacidade de Colombes caiu para menos de 50.000 lugares.

O time de futebol profissional francês RC Paris usou Colombes como seu estádio até cerca de 1985, depois mudou-se para outros estádios antes de retornar na década de 2010. Ao contrário do RC Paris, o Racing 92 Rugby só deixou Colombes em novembro de 2017.
Foi fechado e remodelado entre 2022 e 2024 e serviu como local de hóquei em campo para os Jogos Olímpicos de Verão de 2024.[3][4]
Copa do Mundo FIFA de 1938
[editar | editar código]O Estádio Olímpico Yves-du-Manoir sediou três jogos da Copa do Mundo FIFA de 1938, incluindo a final.
| Data | Tempo | Equipe nº 1 | Res. | Equipe #2 | Redondo | Presença |
|---|---|---|---|---|---|---|
| 5 de junho de 1938 | 17:00 | 3–1 | Oitavas de final | 30.454 | ||
| 12 de junho de 1938 | 17:00 | 1–3 | Quartas de final | 58.455 | ||
| 19 de junho de 1938 | 17:00 | 4–2 | Final | 45.000 |
Jogos Olímpicos de Verão de 2024
[editar | editar código]
O local foi completamente renovado entre 2021 e 2023. Projetado pelo escritório de arquitetura Celnikier et Grabli Architectes e reconstruído pelo grupo de construção Léon Grosse, a obra foi concluída em dezembro de 2023. O novo complexo abrigará a Federação Francesa de Hóquei em Campo e seu centro nacional de treinamento, que contará com as duas quadras sintéticas iluminadas do torneio olímpico, uma delas com arquibancada para 1.000 pessoas, ao redor de um prédio construído com instalações administrativas, salas de reunião e vestiários.
Sua arquibancada histórica foi modernizada com novos assentos. Agora, ela pode acomodar 6.000 espectadores. O estádio histórico tem aproximadamente 9.500 lugares, considerando as arquibancadas temporárias instaladas para os Jogos Olímpicos de 2024. O gramado natural está sendo substituído por um novo gramado sintético azul.
Todo o complexo esportivo poderá acomodar cerca de 13.500 espectadores durante os Jogos Olímpicos de Verão de 2024.
O custo total do projeto é de 101 milhões de euros; esse orçamento foi financiado pelo departamento de Hauts-de-Seine e pela empresa responsável pelas obras olímpicas (Solidéo).
Na cultura popular
[editar | editar código]As corridas olímpicas envolvendo Harold Abrahams e Eric Liddell, que são retratadas no filme Carruagens de Fogo, foram realizadas aqui, embora o estádio Colombes não tenha sido usado para o filme. O estádio substituto para as filmagens foi o Oval Sports Centre, Bebington, Merseyside, perto de Liverpool, Inglaterra.
O estádio foi retratado no filme de 1981, Escape to Victory, estrelado por Sylvester Stallone e Michael Caine, mas a arquibancada usada nas filmagens foi o Estádio Hidegkuti Nándor (1947) em Budapeste, Hungria.
Referências
[editar | editar código]- ↑ «Paris 2024 Olympics hockey venue | Yves-du-Manoir Stadium»
- ↑ 1924 Olympics Official Report. pp. 50–5, 96, 121, 152, 216, 222, 238, 248, 318, 339, 375, 499, 503, 536. (em francês)
- ↑ «Paris Olympic hockey stadium inaugurated». 26 de março de 2024
- ↑ «How the 1924 Olympic stadium is still in use for the 2024 games». RTÉ.ie. 22 de julho de 2024
Links externos
[editar | editar código]- Estádio Colombes Yves-du-Manoir em cartão postal (em francês)
- História do Estádio Olímpico (em francês)
- Artigo: Estádio de Carruagens de Fogo tem projeto de reforma adiado
| Precedido por Estádio Olímpico de Antuérpia Antuérpia |
Jogos Olímpicos de Verão Local Principal (Stade de Colombes) 1924 |
Sucedido por Estádio Olímpico de Amsterdã Amsterdã |
| Precedido por Estádio Olímpico de Antuérpia Antuérpia |
Jogos Olímpicos de Verão Competições de atletismo Main Venue 1924 |
Sucedido por Estádio Olímpico de Amsterdã Amsterdã |
| Precedido por Estádio Olímpico de Antuérpia Antuérpia |
Jogos Olímpicos de Verão futebol (Stade de Colombes) 1924 |
Sucedido por Estádio Olímpico de Amsterdã Amsterdã |
| Precedido por Estádio Nacional do PNF Roma |
Copa do Mundo da FIFA Final 1938 |
Sucedido por Estádio do Maracanã Rio de Janeiro |
| Precedido por Estádio de Hóquei Oi Toquio |
Jogos Olímpicos de Verão Hóquei sobre a grama 2024 |
Sucedido por Dignity Health Sports Park Los Angeles |
