Eden Arena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Stadion Eden)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Eden Arena
Faixada do estádio
Nomes
Nome Stadion Eden (2008)
Synot Tip Aréna (2008–2012)
Apelido Stadion Eden
Características
Local Praga,  República Checa
Gramado Grama natural (105 m x 68 m)
Capacidade 21,000
Construção
Data 2006
Custo 1 bilhão de [1]
Inauguração
Data 7 de maio de 2008 (11 anos)
Partida inaugural SK Slavia Praha 2 - 2 FK Baumit Jablonec
Outras informações
Proprietário SK Slavia Praha
E Side Property Limited
Administrador SK Slavia Praha
Mandante SK Slavia Praha

Eden Arena (anteriormente conhecido como Synot Tip Arena)[2] é um estádio de futebol localizado em Praga, na República Tcheca. Ele é casa do clube SK Slavia Praha e da Seleção Tcheca de Futebol. O estádio tem capacidade para cerca de 21.000 mil pessoas e é o mais moderno estádio da República Tcheca.

História[editar | editar código-fonte]

No começo da década de 1950, o SK Slavia Praha foi forçado a sair do seu estádio em Letná, então um novo estádio foi construído no distrito de Vršovice. A capacidade do estádio era de cerca de 50.000 mil pessoas (inclusive em pé). Porém, com o passar dos anos notou-se que o Stadion Eden não oferecia conforto para os visitantes, levando a decisão de demolir o estádio e construir outro no mesmo local. No entanto, com o avanço do comunismo a organização para a construção foi muito lenta. Vários projetos para o novo estádio foram criados, até a construção finalmente começar em 1990. Em 1989, o Slavia moveu os jogos em que era mandante para o Ďolíček Stadion (casa do então FC Bohemians) para a construção do novo estádio. No entanto, com a queda do regime comunista em 1989 a construção acabou se atrasando. Por causa desse atraso o Slavia acabou se mudando para o Stadion Evžena Rošického situado em Strahov, que é grande porém pouco acessível.

No começo da década de 1990 a caonstrução do novo estádio foi cancelada. E o Slavia mudou para o antigo estádio com apenas algumas reformas. Vários outros projetos foram criados, no entanto o clube não conseguiu levantar fundos para o novo estádio, além de um problema juridico com o governo. Em 2000, o antigo estádio não tinha condições de sediar os jogos do Campeonato Tcheco, fazendo com que o Slavia se fosse para o Evžena Rošického novamente.

Novo estádio[editar | editar código-fonte]

Construção do novo estádio em 2007.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Eden Arena

Na década de 2000, o Slavia finalmente apresentou um projeto para um novo estádio, mas nenhuma construção foi iniciada. Em 2003 o antigo estádio Eden foi posto para baixo e o Slavia anunciou que a construção estaria terminada em 15 de outubro de 2005. No entanto, até outubro de 2005 a obra não tinha sequer começado. Após mais de um ano a construção começou, porém teve seu custo diminuido de 1.8 bilhões planejados para 1.0 bilhões. A construção começou em outubro de 2006. O estádio foi então finalmente inaugurado em maio de 2008.

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 7 de agosto de 2009. Arquivado do original em 4 de abril de 2008 
  2. «Slavia přijde o miliony od Synotu» (em cz). ihned.cz. 15 de fevereiro de 2012. Consultado em 28 de agosto de 2013