Stadium Nord Lille Métropole

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nord Lille Métropole
Stadium Nord (Champions League).png

Características
Local Villeneuve-d'Ascq, França
Gramado Grama natural (105 x 68 m)
Capacidade 18.185 espectadores
Construção
Data 1975
Inauguração
Data 25 de junho de 1976 (41 anos)
Outras informações
Remodelado 2004
Arquiteto Roger Taillibert
Mandante Wasquehal (1997–2005)
Lille (2004–2012)

O Stadium Nord ou Lille Metrópole é um estádio olímpico situado na cidade de Villeneuve-d'Ascq, região metropolitana de Lille, ao norte da França. Foi inaugurado em 1976.

O estádio e o LOSC[editar | editar código-fonte]

Entre 2004 e 2012, o estádio acolheu a equipe profissional de futebol de Lille, o Lille Olympique Sporting Club, ou LOSC, até a construção do novo estádio Stade Pierre-Mauroy em 2012. O estádio acolhou todas as partidas do LOSC no Campeonato Francês e para todos os outros encontros.

O estádio é frequentemente criticado pelos amadores do futebol por sua falta de conforto. Sua pequena altura libera o acesso do vento, esfriando consideravelmente a temperatura nas suas arquibancadas e dificulta a visão da pista de atletismo . Somente duas das quatro tribunas são cobertas.

Em 2005, os comissários da UEFA visitaram o estádio para verificar as condições de jogo para a Liga dos Campeões e o estádio não foi aceito por falta de segurança, por falta de estacionamento e instalações médias para uma competição de grande porte.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

O complexo esportivo denominado originalmente de Centro Olímpico de Lille leste possui 5 hectares e além do Estádio, exstem 3 campos oficiais, um campo sintético e uma sala de musculação.