Staind

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Staind
Informação geral
Origem Springfield, Massachusetts
País  Estados Unidos
Gênero(s) Metal alternativo
Post-grunge
Nu metal
Rock alternativo
Heavy metal
Período em atividade 1995-2012, 2014-atualmente
Gravadora(s) Flip Records, Elektra Records, Atlantic Records
Integrantes Aaron Lewis
Mike Mushok
Johnny April
Sal Giancarelli
Ex-integrantes Jon Wysocki
Página oficial www.Staind.com

Staind é uma banda de metal alternativo fundada em 1995 em Massachusetts, Estados Unidos. A música So Far Away, do álbum 14 Shades of Grey, é freqüentemente usada pelo lutador Rony Jason em suas entradas no octógono do UFC. Um dos grandes sucessos da banda também é a música Outside, tendo milhares de visualizações no Youtube.

História[editar | editar código-fonte]

A história começa na área da Nova Inglaterra, quando o vocalista Aaron Lewis e o guitarrista Mike Mushok se encontraram em uma festa de Natal em 1993. Mushok trouxe consigo o baterista Jon Wysocki, e a ligação de Lewis com um baixista (que posteriormente saiu da banda e deu lugar a Johnny April) completou a banda.[1]

Levou tempo até a banda se estabilizar, e concertos intensos na parte nordeste com outros astros do rock ajudaram a banda a vender mais de duas mil cópias do primeiro álbum. Depois disso tiveram um longo período de descanso, e em 23 de Outubro de 1997 voltaram ao trabalho pesado.

Em um concerto em Hartford, a banda mostrou à Fred Durst (do Limp Bizkit) o seu álbum. Durst deu uma olhada no material e depois de uma discussão, Durst devolveu o álbum à banda e foi embora. 45 minutos mais tarde, depois do concerto do Staind, ele voltou, não para reforçar algum argumento anterior, mas para se certificar de que teria boas relações com a banda. Depois de irem longe com o concerto ao vivo, Durst e a banda Staind trocaram números de telefone, e finalmente a banda estava no caminho certo. Tudo o que eles tinham que fazer agora era esperar.

E assim o fizeram. Mike Mushok tentou marcar um horário com Fred Durst, porém não havia espaço vago em sua agenda, então a banda decidiu ir diretamente para onde ele estava. Staind foi de carro a um espetáculo do Limp Bizkit em Boston, e mostraram-lhe o material demo em que estavam trabalhando. Durst adorou e os convenceram a viajar a Jacksonville para trabalharem em novas canções.

Depois de refazer o novo material, e terem um concerto ao vivo de sucesso, Durst contatou o "cabeça" da Flip Records, e marcou um encontro com o Staind. Enquanto estavam em Los Angeles, foi gravado um sample de três canções, e até que em Fevereiro de 1998 a gravação estava pronta. Depois de tocarem na turnê Vans Warped, eles começaram a trabalhar no segundo álbum, Dysfunction. Ele foi produzido por Terry Date (Deftones, Pantera, Soundgarden), e foi lançado em 13 de Abril de 1999. Uma turnê com Kid Rock prosseguiu pela primavera e mais tarde a banda reuniu seus bons amigos do Limp Bizkit para uma turnê de verão.

O trabalho seguinte, Break the Cycle, alcançou o número um das paradas de sucesso nos Estados Unidos em 2001. Sucessos como "It's Been Awhile", "Fade", "For You" e "Epiphany" levaram a banda para o topo, elevando o seu DVD MTV Unplugged de 2002 para ouro.

Na primavera de 2003 o Staind lançou o álbum 14 Shades of Grey, que fez um sucesso não tão grande quanto o de Break the Cycle, mas o suficiente para garantir à banda alguns discos dourados.

O álbum mais recente Chapter V agradou mais aos fãs, chegando ao número um nas paradas de sucesso da Billboard.

Em Maio de 2011, o baterista Jon Wysocki deixou a banda. Em setembro do mesmo ano a banda lançou seu álbum auto-intitulado.[2]

Afinações[editar | editar código-fonte]

As músicas de Staind são geralmente nas afinações (C#,G#,C#,F#,A#,D#) ou (B,F#,B,E,G#,D#). Exceto "Epiphany" cuja afinação é C# Open (C#,G#,C#,G#,C#,C#) e "So Far Away" cujo violão é afinado em meio tom abaixo da afinação padrão (D#,G#,C#,F#,A#,D#).

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Ex membros[editar | editar código-fonte]

Membros de turnê[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Compilação[editar | editar código-fonte]

DVD[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. All Music. «Staind - Biography by Chris True». Consultado em 29 de março de 2020 
  2. altpress.com (26 de maio de 2019). «STAIND WOULD RETURN TO "HEAVY" IF THEY MADE NEW MUSIC, AARON LEWIS SAYS». Consultado em 29 de março de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]