Stangeriaceae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaStangeriaceae
Stangeria eriopus

Stangeria eriopus
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Cycadophyta
Classe: Cycadopsida
Ordem: Cycadales
Família: Stangeriaceae
Género
Stangeria
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Stangeriaceae

Stangeria eriopus é a única espécie conhecida da família Stangeriaceae, uma planta da divisão Cycadophyta, endémica da região oriental costeira da África do Sul e sul do Moçambique.

Pelo seu aspecto parecido com os fetos (samambaias), apesar de ter folhas coriáceas como todas as cicadófitas, foi primeiro classificada naquele grupo. Só mais tarde, quando se encontraram plantas em frutificação - com cones semelhantes aos dos pinheiros, se corrigiu o erro. As cicadófitas foram tradicionalmente agrupadas na classe das gimnospérmicas, mas a classificação moderna, considera-as como uma divisão separada das espermatófitas.

A Stangeria eriopus tem na África do Sul os nomes vulgares de "fingo" e "hottentot's head" - "cabeça-de-hotentote", provavelmente devido ao seu caule subterrâneo com a forma dum tubérculo.

Não é considerada ameaçada, apesar de se encontrar sob considerável pressão por parte de herbalistas tradicionais. Foi colocada em 1997 na "Red List of Threatened Plants" da IUCN, categoria R.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Stangeriaceae