Stanislau Shunpike

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Stanley "Stan" Shunpike
Stanislau "Lalau" Shunpike
Dados pessoais
Sexo Masculino
Nascimento 1984
Dados biográficos
Casa Blason Serpentard.svg Slytherin
Organizações as
quais pertence
Nôitibus Andante
Na série
Primeira aparição
em livro
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Primeira aparição
em filme
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Intérprete Lee Ingleby
Personagem da série Harry Potter

Stanley Shunpike ou, simplesmente, Stan (Stanislau Shunpike ou Lalau nas edições brasileiras) é um personagem da série de livros Harry Potter. É jovem, tem o rosto coberto por espinhas e trabalha como cobrador do Nôitibus Andante, “o transporte para bruxos e bruxas perdidos”. Estudou em Hogwarts, na casa de Slytherin. Sua primeira aparição ocorreu no terceiro livro da série, quando Harry fugiu da casa dos tios após uma discussão com tia Guida que ocasionou na transformação da mesma em um balão. Era noite e Harry perambulou com suas bagagens pelas ruas, ainda tomado pelo calor da discussão, porém, quando se acalmou, se viu sozinho, na rua, a noite, sem ter para onde ir ou a quem recorrer. Até que levantou a varinha iluminada quando pensou que tinha visto algo e sem saber, chamou o Nôitibus Andante, que acabou o levando até o Caldeirão Furado. Durante a viagem, é que aparece Lalau questionando quem é o Harry. O garoto mente e se apresenta como Neville Longbottom, pois não queria ser reconhecido e temia uma possível punição pela magia que tinha feito fora de Hogwarts. Lalau foi mencionado também no quarto livro, quinto, sexto e no sétimo livro da série, durante a Copa Mundial de Quadribol tentando se gabar para algumas Veelas do local e quando foi detido em Azkaban, a prisão dos bruxos, sob a acusação de ser um Comensal da Morte.
No sétimo livro, Lalau vai atrás de Harry Potter na perseguição, agindo como um Comensal da Morte, mas depois é inocentado de todas as acusações pois estava sob o efeito da Maldição Imperius.

No Cinema[editar | editar código-fonte]

No filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Stanislau teve uma participação durante a cena do Nôitibus Andante, dizendo para Harry quem era Sirius Black. É interpretado pelo ator inglês, Lee Ingleby.