Stanislav Grof

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Stanislav Grof

Stanislav Grof, nascido em 1931, em Praga, médico psiquiatra de formação psicanalítica, iniciou em 1956 na Tchecoslováquia, no Instituto de Pesquisas Psiquiátricas em Praga, pesquisas sobre o uso clínico de drogas psicoativas, explorando o potencial terapêutico do LSD e de outras substâncias psicodélicas. Seu objetivo era avaliar se as substâncias psicodélicas serviriam para acelerar o processo psicanalítico. No entanto, a riqueza sem paralelo e a intensidade das experiências transpessoais que emergiram durante as sessões psicodélicas com LSD logo o convenceram da deficiência do arcabouço teórico do modelo freudiano da psique e de sua visão de mundo materialista e mecanicista.


Sua experiência com milhares de sessões terapêuticas psicodélicas levou-o a desvendar "reinos do inconsciente humano" que moldaram todo um novo mapa da mente humana, com uma profundidade jamais imaginada por Freud e pelos psicanalistas. A partir de 1967, Grof foi convidado a continuar suas pesquisas nos Estados Unidos, na John Hopkins University, e posteriormente no Centro de Pesquisas Psiquiátricas de Maryland. De 1973 a 1987, foi professor residente no Instituto Esalen, em Big Sur, Califórnia, período em que desenvolveu com sua esposa Christina a Terapia de Respiração Holotrópica, uma inovadora psicoterapia que reúne hiperventilação (respiração acelerada e profunda) com música evocativa, trabalho corporal, experiências compartilhadas de grupo e desenhos de mandalas, realizada num ambiente apoiador, seguro e sagrado. Atualmente, Grof é fundador e professor do Instituto de Estudos Integrais da Califórnia, em São Francisco, EUA, participando no programa de filosofia, cosmologia e consciência, onde continua a escrever e conduzir seminários de treinamento para profissionais em respiração holotrópica e psicologia transpessoal.


A cartografia da mente humana desenvolvida por Grof, a partir de suas experiências psicoterápicas com milhares de pacientes, descreve a existência de três níveis básicos e interativos de funcionamento da mente humana, denominados por ele de biográfico, perinatal e transpessoal.

Livros publicados (português)[editar | editar código-fonte]

- Variedades das experiências transpessoais: observações da psicoterapia com LSD. in. WEILL, Pierre (org.) Experiência cósmica e psicose. vol 5 / IV Pequeno tratado de psicologia transpessoal. RJ, Vozes, 1978

- Além do Cérebro: Nascimento, Morte e Transcendência em Psicoterapia. SP, McGraw-Hill Brasil, 1987

- com GROF, Christina. Emergência Espiritual. São Paulo: Cultrix, 1989.

- com BENNETT, E. Hal Zina. A Mente Holotrópica: Novos Conhecimentos Sobre a Psicologia e Pesquisa da Consciência. (Coleção Arco do Tempo, Vol. 8). RJ, Rocco, 1994

- Psicologia do futuro. São Paulo: Heresis, 2000.

- Quando o impossível acontece. São Paulo: Heresis, 2007.

- com GROF, Christina. Respiração Holotrópica: uma nova abordagem de autoexploração e terapia. Rio de Janeiro: Numina, 2011.

Por ordem de publicação (em inglês)[editar | editar código-fonte]

- Realms of the Human Unconscious: Observations from LSD Research. Viking Press, 1975.

- The Human Encounter with Death. E. P. Dutton, 1977.

- Beyond Death: Gates of Consciousness. (Além da Morte: Mitos, Deuses, Mistérios). Thames and Hudson, 1980.

- LSD Psychotherapy. Hunter House, 1980.

- Ancient Wisdom and Modern Science. SUNY Press, 1984.

- Beyond the Brain: Birth, Death, and Transcendence in Psychotherapy. (Além do Cérebro: Nascimento, Morte e Transcendência em Psicoterapia). SUNY Press, 1985.

- The Adventure of Self-Discovery. (A aventura da autodescoberta). SUNY Press, 1987.

- Human Survival and Consciousness Evolution. SUNY Press, 1988.

- Spiritual Emergency: When Personal Transformation Becomes a Crisis. (Emergência Espiritual: Crise e Transformação Espiritual). J. P. Tarcher, 1989.

- The Stormy Search for the Self: a Guide to Personal Growth Through Transformational Crisis. (A tempestuosa busca do ser). J. P. Tarcher, 1990.

- The Holotropic Mind: the Three Levels of Consciousness and How They Shape Our Lives. (A Mente Holotrópica: Novos Conhecimentos Sobre Psicologia e Pesquisa da Consciência). Harper Collins, 1992.

- The Books of the Dead: Manuals for Living and Dying. Thames and Hudson, 1994.

- The Cosmic Game: Explorations of the Frontiers of Human Consciousness. (O Jogo Cósmico: Explorações das Fronteiras da Consciência Humana). SUNY Press, 1998.

- The Consciousness Revolution: a Transatlantic Dialogue. Element Books, 1999.

- Psychology of the Future: Lessons from Modern Consciousness Research. (Psicologia do Futuro: Lições das Pesquisas Modernas da Consciência). SUNY Press, 2000.

- The Ultimate Journey: Consciousness and The Mystery of Death. MAPS, 2006.

- When the Impossible Happens: Adventures in Non-Ordinary Realities. (Quando o impossível acontece: histórias extraordinárias que desafiam a ciência). Sounds True, 2006.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Biografia, Bibliografia, Linha do Tempo e Links sobre Stanislav Grof, por Alexandre Pedrassoli

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Stanislav Grof
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.