Stanwick

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Stanwick
Campo de Stanwick
Stanwick Camp
Restos do muro de Stanwick
Localização atual
Stanwick está localizado em: Inglaterra
Stanwick
Localização de Stanwick na Inglaterra
Coordenadas 54° 29' 59" N 1° 43' 02" O
País  Inglaterra
Província romana Britânia (Antiguidade)
Condado inglês North Yorkshire (atualmente)
Dados históricos
Fundação Anos 40
Abandono Anos 70
Notas
Acesso público Sim

Stanwick, também conhecido como Campo de Stanwick (em inglês: Stanwick Camp) é uma fortificação da Idade do Ferro situada no condado de North Yorkshire, no distrito não metropolitano de Richmondshire, na Inglaterra. O nome provém de steinvegges, que significa "paredes de pedra". Foi um importante centro de resistência local à ocupação romana. Os principais vestígios arqueológicos datam do século I. Entre eles destaca-se um grande conjunto de objectos metálicos celtas, em especial arreios, para tração de carros.

História[editar | editar código-fonte]

Stanwick constituía a principal fortificação da tribo celta dos brigantes. Foi construída em três fases: a primeira em redor de 40 rodeando a elevação conhecida como The Tofts, a segunda estendendo-se para norte por volta de 50 e a terceira para sul em 72, até atingir uma extensão de cerca de 600 acres, chegando a rodear por completo a atual povoação de Stanwick St John, com cerca de 6,5 km de perímetro. Quando a última rainha dos brigantes e aliada de Roma, Cartimândua se divorciou de Venúcio, este alçou-se em armas contra a rainha e os seus aliados romanos durante o governo de Aulo Dídio Galo (52–57). Para muitos historiadores o líder rebelde tomou forte em Stanwick[1] até a sua derrota definitiva em 71.

Porém, para outros, a existência de artigos de luxo importados de diferentes locais do Império Romano (cerâmica do sul da Gália e do Reno, copos de vidro da Germânia e da Itália, ânforas de vinho importado, etc.) indicariam que a fortificação em todo momento, ou pelo menos depois da derrota de Venúcio pela IX Legião Hispânica em 56 na região de Barwick in Elmet,[2] seria o local da corte de Cartimândua. Após a ocupação romana, a população foi transladando-se para novos assentamentos romanos, como Piercebridge, embora permanecesse um pequeno núcleo no lugar. Posteriormente, há evidências de sítios de culto dos invasores anglo-saxões.

Referências

  1. "fortificação de Stanwick". Consult. 22/11/2015. 
  2. Tácito século II, 12.40
  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em espanhol, cujo título é «Stanwick».

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Keith. Rome and the Brigantes : the impact of Rome on northern England. [S.l.]: Universidade de Sheffield, 1980. ISBN 0-906090-04-0

Ligações externas[editar | editar código-fonte]