Star Raiders (jogo eletrônico de 2011)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Star Raiders
Desenvolvedora(s) Incinerator Studios
Publicadora(s) Atari
Plataforma(s) Xbox 360, Playstation 3 e Windows
Lançamento 11 de Maio de 2011
Género(s) Simulação de combate espacial
Modos de jogo Um jogador e Multijogador

Star Raiders é um videogame para Xbox 360, PlayStation 3 e PC[1]. Foi lançado em maio de 2011 pela editora Atari e pela desenvolvedora Incinerator Studios[2]. É uma re-imaginação do Star Raiders clássico de 1979 do Atari. Como o original, Star Raiders é um jogo de combate de ação espacial em primeira pessoa no qual o jogador viaja através de um campo estelar em busca dos inimigos do jogo, os "Zylons"[3]. O original foi bem recebido em seu tempo por inovar no gênero de "simulação de combate espacial" com gráficos de maior qualidade e um jogo mais complexo e inspirou outros títulos, como o Wing Commander e a série X-wing.

O jogo homenageia o Star Raiders original com o objetivo de destruir o mesmo inimigo e incorporando muitos "elementos de batalha familiares", mas diverge do original com um novo enredo. Suas outras adições ao jogo original incluem naves personalizáveis e jogabilidade multijogador, com campanhas cooperativas, um modo multi-jogador baseado em equipe e jogo online.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Star Raiders apresenta um enredo muito semelhante ao do clássico de 1979. Os Zylons, uma raça alienígena que almeja a destruição da humanidade, estão movendo suas forças para a Terra, e é o trabalho do jogador repelir seu ataque e salvar a raça humana. A nave do jogador é um pequeno space fighter, mas com a capacidade de se transformar para lidar com uma variedade de situações[1]. As formas incluem uma nave de dogfighting, capaz de travar batalhas rápidas com outros dogfighters Zylon, uma forma de ataque que é boa para destruir naves inimigas maiores e mais poderosas, e uma forma de torreta, para destruir as maiores naves Zylon por dentro[4].

Todas essas formas serão necessárias, já que os Zylon supera o jogador tanto em números quanto em tamanho de suas naves. Além de naves de tamanho similar, os Zylons têm cruzeiros e fragatas para enfrentar o jogador, bem como a sua maior nave, a Basestar. Os jogadores podem derrotar os outros 3 tipos de naves com armas convencionais, mas devem viajar dentro da Basestar e destruir certos pontos-chave para finalmente eliminá-la.

A jogabilidade se desenvolve ao longo de um mapa galáctico, sendo que os jogadores escolhem quais missões querem realizar para vencer a ameaça Zylon. As missões envolvem os jogadores lutando contra as forças Zylon em uma variedade de configurações, de um campo de asteroides a gigantescos elevadores espaciais e terminam quando todas as naves Zylon são eliminadas. Uma vez completada a missão, os jogadores podem retornar à área se assim o desejarem para encontrar minérios e melhorar suas armas e escudos[1].

Recepção[editar | editar código-fonte]

Recepção
Notas de avaliação
Resenha crítica
Publicação Nota
GameSpot 3.0/10[5]
OXM (E.U.A) 5.5/10[4]
Impulse Gamer 5.0/10

O jogo recebeu em geral avaliações ruins. Metacritic deu ao jogo uma pontuação de 35/100[6]. Alguns comentários sobre o jogo incluem "Star Raiders fica chato muito rápido e não consegue motivá-lo a jogar" por GamingXP e "Um jogo de combate espacial medíocre e chato. Algumas idéias são interessantes, mas os controles ruins e os visuais sem inspiração tornam este título um desperdício completo" por Multiplayer.it[6].

Um resumo dos principais pontos da avaliação do GameSpot indica que o jogo tem "tutoriais inadequados, dogfighting maçante, visuais e efeitos sonoros irritantes". Também uma das principais ações do jogo, que é destruir as "naves capitais", é dolorosamente tediosa[5].

Referências

  1. a b c «Star Raiders no Steam». store.steampowered.com. Consultado em 10 de fevereiro de 2018 
  2. «Star Raiders XBox 360 Review - www.impulsegamer.com -». www.impulsegamer.com (em inglês) 
  3. «Star Raiders». Metacritic. Consultado em 10 de fevereiro de 2018 
  4. a b «Official Xbox Magazine | GamesRadar+». gamesradar (em inglês) 
  5. a b «Star Raiders Review». GameSpot (em inglês). Consultado em 10 de fevereiro de 2018 
  6. a b «Star Raiders». Metacritic. Consultado em 10 de fevereiro de 2018