Stargard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Stargard Szczeciński
POL Stargard flag.svg POL Stargard COA.svg
Stargard Collage.jpg
Voivodia Pomerânia Ocidental
Área 48,1 km²
População (2006) 70.500 habitantes
Densidade 1,46 hab/km²
Altitude 20 metros
Fundação Século XIII
Localização
Localização de Stargard Szczeciński na Polónia 53° 20' N 15° 03' E
Cidade da Polónia Flag of Poland.svg

Stargard Szczeciński (Stargard in Pommern em alemão) é um município da Polónia. Localiza-se na Voivodia da Pomerânia Ocidental no noroeste do país, as margens do Ina. Tem cerca de 71 mil habitantes.

É uma cidade com um pedigree medieval. Foi construído no local do antigo castelo eslavo (século 9). Os direitos de cidade foram concedidos em 24 de junho de 1243. Era uma das cidades mais importantes do ducado da Pomerânia. Stargard tornou-se uma cidade hanseática.

Os principais pontos turísticos e atrações turísticas são a Cidade Velha com o museu, igreja gótica de Santa Maria - Colegiada (século XIII), igreja gótica dos Srs. John (século XV), prefeitura (século XIII-XV) e muralhas da cidade (século XIII). A cidade está localizada na Roteia Européia do Tijolo Gótico (European Route of Brick Gothic, EuRoB).

A cidade possui uma conexão ferroviária direta com as principais cidades polacas: Estetino (estação principal Szczecin Główny cerca de 30 minutos), Poznań, Gdańsk, Varsóvia, Łódź, Cracóvia, Katowice e Vratislávia (Wrocław). Stargard fica a cerca de 40 km do aeroporto internacional Szczecin-Goleniów (Aeroporto "Solidariedade" de Estetino)[1].

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Polónia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Stargard
  1. Szczecin-Goleniów "Solidarność" Airport