Stargate (aparelho)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

No universo de ficção científica homônimo, o aparelho chamado Stargate (inglês para "Portal das Estrelas") é um grande dispositivo anular e com propriedades supercondutoras que, por meio de tecnologias altamente avançadas, permite viajar pelo "subespaço", ao criar um buraco-de-minhoca estável entre portais, que geralmente estão localizados em diferentes sistemas planetários. Sua primeira aparição deu-se no longa-metragem para o cinema Stargate (1994), dirigido por Roland Emmerich, havendo sido posteriormente redesenhado para as telesséries Stargate SG-1, Stargate Atlantis e "Stargate Universe". O aparelho Stargate é a premissa central do enredo de todas aquelas produções, cujo foco é uma pequena equipe de protagonistas que explora outros planetas e encontra outros povos ao viajar "a pé", ao contrário de outras séries de ficção científica que pressupõem o uso de naves estelares.

O aparelho Stargate: fechos ("chevrons") [1], disco [2], glifos [3], horizonte de eventos [4].

Os Stargates possuem nove fechos (chevrons), fixos em volta de sua circunferência, bem como 39 símbolos\glifos, gravados num anel interior giratório. Costumam ter 6,7 m de diâmetro e cerca de 30 000 kg de peso, feitos de um material fictício chamado naquadah. Os Stargates quase sempre são vistos em pé, na vertical.

Segundo o enredo fictício, seus criadores foram uma raça alienígena conhecida como os Antigos, que os instalaram em diversos planetas e luas da Via Láctea e de outras galáxias há milhões de anos. São coletivamente chamados de "rede Stargate".

No longa-metragem, um Stargate foi descoberto em escavações arqueológicas em Gizé, no ano de 1928 e, anos depois, a Força Aérea dos EUA descobriu como operá-lo. Tal portal foi instalado no Egito Antigo pelos extraterrestres Goa'ulds, que instruiriam os nativos a construir as pirâmides, e inspirariam a mitologia egípcia, com seu líder em especial batizando o deus . Durante a série SG-1, se revela que milênios antes dos Goa'ulds, os Antigos instalaram um Stargate na Antártida.

Cada destino com um Stargate possui um "endereço" único, que corresponde a uma combinação não-repetida de (pelo menos) sete glifos. Assim sendo, o viajante deve "discar" os símbolos na ordem correta de modo a abrir um buraco-de-minhoca para o destino desejado.

Glifos do Stargate descoberto em Gizé[editar | editar código-fonte]

Cada glifo correspondem a uma constelação vista da Terra.

Posição Glifo Constelação Posição Glifo Constelação Posição Glifo Constelação
1 Símbolo de origem (Planeta Terra) 14 Microscopium 27 Taurus
2 Crater 15 Capricornus 28 Auriga
3 Virgo 16 Piscis Austrinus 29 Eridanus
4 Boötes 17 Equuleus 30 Orion
5 Centaurus 18 Aquarius 31 Canis Minor
6 Libra 19 Pegasus 32 Monoceros
7 Serpens Caput 20 Sculptor 33 Gemini
8 Norma 21 Pisces 34 Hydra
9 Scorpius 22 Andromeda 35 Lynx
10 Corona Australis 23 Triangulum 36 Cancer
11 Scutum 24 Aries 37 Sextans
12 Sagittarius 25 Perseus 38 Leo Minor
13 Aquila 26 Cetus 39 Leo

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Página da Stargate no Brasil