Starlight Express

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Starlight Express
Starlight Express
Cartaz original de 1984
Informação geral
Coreografia Arlene Phillips
Música Andrew Lloyd Webber
David Yazbek (adicional)
Alistair Lloyd Webber
Letra Richard Stilgoe
Don Black (adicional)
David Yazbek (adicionall)
Nick Coler (adicional)

Starlight Express é um musical de rock por Andrew Lloyd Webber (música) e Richard Stilgoe (letras), com revisões posteriores por Don Black, David Yazbek, Alistair Lloyd Webber e Nick Coler. É famoso pelos atores atuarem nos patins, com coreografia original de Arlene Phillips. Na história, o trem de uma criança magicamente vem à vida, e os vários motores competem para se tornar o "Motor mais rápido do mundo". O underdog, Rusty o trem a vapor, tem pouca chance até que ele é inspirado no lendário Starlight Express, em última análise, ganhando ambos a corrida e o coração da treinadora de primeira classe Pearl.

É um dos mais longas musicais em execução na história de West End, com 7.408 performances; no entanto, a produção da Broadway funcionou por apenas 761 performances. É também o show musical mais popular na Alemanha, onde está sendo realizado de forma contínua desde 1988, e foi visto por 15 milhões de pessoas.[1]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Durante os anos 1970, Lloyd Webber planejou uma adaptação musical de livros da série Railway de Wilbert Awdry, com Thomas o Motor de Tanque. No entanto, Awdry se recusou a dar permissão para Lloyd Webber usar seus personagens quando sentiu que Lloyd Webber queria "muita liberdade", com Thomas, os outros motores, e os personagens. Após isto, Lloyd Webber re-concebeu a ideia como "uma história de Cinderela", em que Rusty é Cinderela; Greaseball e Electra as meias-irmãs; e o Starlight Express é a fada madrinha.

Música[editar | editar código-fonte]

Andrew Lloyd Webber, como seu usual mistura diferentes estilos musicais, tais como pop, rock, blues e electro. Aqui, aos personagens individuais são atribuídos estilos personalizados e característicos. O temerário Diesel é sempre caracterizado por sons de rock clássico e blues, a moderna locomotiva elétrica, "Electra", por sons synth futuristas. O trem a vapor sincero e sonhador "Rusty" é identificado por baladas pop.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O musical conta o sonho de um menino sobre um campeonato mundial de comboios. O foco é no pequeno, amável, mas realmente ultrapassado motor a vapor Rusty e sua luta contra os adversários na forma da locomotiva elétrica Electra e o poderoso diesel Greaseball. Aqui a atenção particular é para o 1º de vagão da classe, Pearl, que desempenha um papel especial. Quando é confrontada com a decisão de com quem disputar a corrida, seja com Rusty ou Electra, ela não sabe para quem escolher. No final Rusty ganha a corrida e Pearl.

Números musicais[editar | editar código-fonte]

Produção original de Londres de 1984[2]

Revisões em produções posteriores Em produções tardias, as seguintes canções são geralmente deletadas:

Em seu lugar, os seguintes números musicais são colocados:

  • Engine of Love (substituindo "Call Me Rusty")
  • Crazy (substituindo "Call Me Rusty")
  • Make Up My Heart (substituindo "He Whistled at Me")
  • Next Time You Fall In Love (com letras de Don Black) (substituindo "Only He"/"Only You")
  • I Do (música e letras de Nick Coler e Alistair Lloyd-Webber) (substituindo "Only He"/"Only You")
  • A Whole Lotta Locomotion (letras de David Yazbek) (substituindo "A Lotta Locomotion")

Há duas versões da canção título, possuindo diferentes melodias e letras para os versos. Há também três versões diferentes de "The Rap":

  • The Rap
  • Check It Out, Can You Believe This?
  • It's Race Time! (letras de David Yazbek)

Referências

  1. «Starlight Express». www.mehr.de. Consultado em 20 de setembro de 2016 
  2. «Song list». Starlight programme. 12 páginas. Abril de 1984