Starvation/Tam Tam Pour L'Ethiopie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Starvation/Tam Tam Pour L'Ethiopie"
Single de Starvation/Tam Tam Pour L'Ethiopie
Lançamento Março de 1985
Formato(s) 7", 12"
Gravação 1984
Gênero(s) Reggae, Africano
Gravadora(s) Zarjazz
Produção Jerry Dammers/Manu Dibango

"Starvation/Tam Tam Pour L'Ethiopie" é um single de lado A duplo com fins filantrópicos lançado em 1985 e gravado por duas bandas filantrópicas formadas especialmente para a ocasião, também conhecidas como Starvation e Tam Tam Pour L'Ethiopie respectivamente. O objetivo era arrecadar dinheiro para as pessoas famintas da Etiópia.

A ideia de reunir artistas para fazer uma gravação filantrópica foi copiada do projeto Band Aid de Bob Geldof, que era o número um nas paradas britânicas na época em que Starvation/Tam Tam foi gravado, em dezembro de 1984. O Band Aid foi criticado por alguns por contar com muito poucos músicos negros, e nenhum de eles era da África. A gravação de Starvation/Tam Tam tinha a intenção de retificar isso.

"Starvation", uma versão cover da canção dos The Pioneers, contava com alguns músicos associados à era Two tone (o grupo iria ser chamado originalmente de "The 2 Tone All Stars"), incluindo membros do The Specials, Madness, UB40 e General Public, bem como os próprios integrantes do The Pioneers. Ela foi produzida por Jerry Dammers e gravada no Liquidator Studios em Londres.

"Tam Tam Pour L'Ethiopie" foi gravada em Paris e contava com uma banda de artistas africanos. Muitos dos artistas em questão eram de países francófonos, mas também constaram na gravação letras em uma série de línguas africanas - incluindo as línguas duala, lingala, uolofe, maninka e suaíli. Ela foi produzida por Manu Dibango.

As gravações foram lançadas pelo selo Zarjazz e alcançaram a 33ª posição nas paradas britânicas,[1] marcando o único momento em que uma gravação para arrecadar dinheiro para a África contando com artistas realmente africanos entrou no Top 40 britânico.

O dinheiro arrecadado com a gravação foi distribuído para as associações filantrópicas Oxfam, War on Want e Médecins Sans Frontières.

Artistas[editar | editar código-fonte]

Starvation[editar | editar código-fonte]

Tam Tam Pour L'Ethiopie[editar | editar código-fonte]

Faixas[editar | editar código-fonte]

7"
  1. "Starvation" (Agard/Crooks/Robinson) - 3:00
  2. "Tam Tam Pour L'Ethiopie" (Tam Tam Pour L'Ethiopie) - 4:15
12"
  1. "Starvation (African Version)" (Agard/Crooks/Robinson) - 4:40
  2. "Haunted" [featuring Afrodiziak on vocals] (Dick Cuthell) - 4:18
  3. "Tam Tam Pour L'Ethiopie (Part One)" - 4:10
  4. "Tam Tam Pour L'Ethiopie (Part Two)" - 5:54

Referências

  1. Neil Warwick, Jon Kutner, Tony Brown. The complete book of the British charts: singles & albums. Great Britain: Omnibus Press, 2004, p. 1044.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]