Stegosauria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Como ler uma infocaixa de taxonomiaStegosauria
Ocorrência: Jurássico Médio - Cretáceo Inferior
169–125 Ma
Stegosaurus, principal gênero do grupo
Stegosaurus, principal gênero do grupo
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Dinosauria
Ordem: Ornithischia
Subordem: Thyreophora
Infraordem: Stegosauria
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Stegosauria

O clado de dinossauros ornitísquios Stegosauria recebeu esse nome por causa do Stegosaurus, seu principal representante, e agrupa animais que possuíam diversas características em comum, como por exemplo:

  • corpos sustentados por quatro patas;
  • fileiras de enormes placas ósseas dispostas de ambos os lados da coluna vertebral;
  • esporões na cauda.

As placas dorsais podem ter tido diversas funções, mas não se sabe com certeza qual era a principal. Algumas hipóteses dizem que serviam para aquecer o corpo como painéis solares, outras acreditam que teriam um propósito relacionado ao acasalamento e para impressionar machos em combates por poder.

Estegossauros eram dinossauros ornitísquios. Uma inovação evolutiva precoce foi o desenvolvimento de esporões na cauda como armas defensivas. Espécies posteriores tornaram-se maiores, e desenvolveram membros longos e longínquos que já não permitiam que eles corressem. Isso aumentou a importância da defesa ativa pelos esporões, o que poderia afastar até grandes predadores. Os estegossauros apresentavam conjuntos complexos de esporões e placas ao longo de suas costas, quadris e caudas. Seus pescoços tornaram-se mais longos e suas cabeças pequenas se tornaram estreitas, capazes de morder seletivamente as melhores partes das cicas com seus bicos. Quando esses tipos de plantas diminuíram na diversidade, os estegossauros também se tornaram extintos durante a primeira metade do período Cretáceo.

Os estegossauros conhecidos em Portugal são Miragaia longicollum e Stegosaurus sp.[1].

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

Família Huayangosauridae[editar | editar código-fonte]

Família Stegosauridae[editar | editar código-fonte]

Subfamília Dacentrurinae[editar | editar código-fonte]

Subfamília Stegosaurinae[editar | editar código-fonte]

Velocidade[editar | editar código-fonte]

A velocidade máxima de estegossauros possivelmente estavam entre 6-8 km/h. [2]

Referências

  1. Costa, Francisco; Mateus, Octávio (13 de novembro de 2019). «Dacentrurine stegosaurs (Dinosauria): A new specimen of Miragaia longicollum from the Late Jurassic of Portugal resolves taxonomical validity and shows the occurrence of the clade in North America». PLOS ONE (em inglês). 14 (11): e0224263. ISSN 1932-6203. doi:10.1371/journal.pone.0224263 
  2. Thulborn, R. A. (1982). «Speeds and gaits of dinosaurs». Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology. 38 (3–4): 227–256. Bibcode:1982PPP....38..227T. doi:10.1016/0031-0182(82)90005-0 
Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço relacionado ao Projeto Dinossauros e Animais Pré-Históricos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.