Stenia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaStenia
Stenia angustilabia
Stenia angustilabia
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Género: Stenia
Espécies
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Stenia
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Stenia

Stenia é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por John Lindley em 1837, publicado em Edwards's Botanical Register 23: t 1991. Sua espécie tipo é a Stenia pallida Lindley. O nome do gênero é uma referência ao formato das polínias de suas flores, longas e estreitas.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

O gênero Stenia agrupa cerca de duas dezenas de robustas espécies epífitas, de crescimento cespitoso, sem pseudobulbos cujo centro de dispersão é o Peru. Habitam As florestas quentes e úmidas do oeste da Amazônia. Daus espécies referidas para o Brasil.

Descrição[editar | editar código-fonte]

São plantas próximas à Chondrorhyncha, de porte médio e rizoma curto, que crescem em fascículos compostos por folhas curtas, espessas porém moles, com nervura dorsal proeminente, disticamente imbricadas, dobradas na base, mais ou menos planas no centro da lâmina. Das axilas das folhas emerge a curta inflorescência arqueada ou ereta que em regra comporta apenas uma vistosa flor de tamanho médio.

As sépalas e pétalas são parecidas entre sí, planas ou levermente curvadas, do mesmo comprimento, em regra com pouca substância, algo transparentes, de cores pálidas. O labelo, ligado em continuação ao pé da coluna, é muito carnoso, até as margens, curvadas e côncavas formando uma espécie de saco com pequena abertura, com calosidade tranversal denteada no disco. A coluna é mais ou menos longa e contém dois pares de polínias cerosas desiguais.

Lista de espécies[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • L. Watson and M. J. Dallwitz, The Families of Flowering Plants, Orchidaceae Juss.