Sterling Morrison

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sterling Morrison
Informação geral
Nome completo Holmes Sterling Morrison, Jr.
Nascimento 28 de agosto de 1942
Origem East Meadow, New York
País  Estados Unidos
Data de morte 30 de agosto de 1995 (53 anos)
Gênero(s) Rock, Rock experimental, Protopunk, Art rock
Instrumento(s) Guitarra - Baixo
Modelos de instrumentos Gibson SG - Fender Stratocaster - Fender Jaguar
Afiliação(ões) The Velvet Underground - Nico

Holmes Sterling Morrison, Jr. (28 de agosto de 194230 de agosto de 1995) foi um dos fundadores e membro da banda de rock The Velvet Underground, tocava guitarra e, ocasionalmente, baixo[1] .

História[editar | editar código-fonte]

Morrison formou-se em Inglês na Universidade de Siracusa, onde conheceu Lou Reed, um estudante bolsista de Inglês. Embora os dois estudassem juntos, eles se separaram depois de Morrison encerrar seus estudos e Reed se formar em 1964, voltando a se encontrar em Nova York, em 1965. Nessa época, Reed conheceu John Cale que estava interessado em começar uma banda, então, quando encontrou Morrison, ele o convidou para participar, surgindo assim os The Velvet Underground[2] .

Morrison tocou principalmente guitarra na banda, nos dois primeiros álbuns, embora quando Cale - baixista oficial da banda - tocava violão ou teclados, Morrison freqüentemente tocava baixo. Outras músicas, no entanto, (incluindo "Heroin" e "Sister Ray") tem Reed e Morrison na guitarra, enquanto Cale tocou viola ou órgão. Embora Morrison tenha sido elogiado algumas vezes como baixista (em faixas como "Sunday Morning" e "Lady Godiva's Operation"), ele não gostava de tocar o instrumento[2] .

Após o término da banda, Morrison continuou a colaborar com os demais membros tendo participado de álbuns de John Cale, Moe Tucker e Nico[3] .

Em 1994, Morrison tocou em duas faixas ("Friendly Advice" e "Great Jones Street") do álbum Bewitched da banda de dream pop e indie rock Luna[4] .

Morreu de um Linfoma não-Hodgkin (LNH), que é uma neoplasia maligna que se origina nos gânglios linfáticos (que são muito importantes no combate a infecções), apenas dois dias depois de fazer 53 anos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Oficiais[editar | editar código-fonte]

Informações[editar | editar código-fonte]

Referências