Steven MacLean

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Steve MacLean)
Steve MacLean
Steven MacLean
Nascimento 14 de dezembro de 1954 (69 anos)
Ottawa, Canadá
Nacionalidade Canadá canadense
Carreira espacial
Astronauta da AEC
Seleção 1983
Missões STS-52, STS-115
Insígnia da missão

Steven Glenwood MacLean (Ottawa, 14 de dezembro de 1954) é uma astronauta canadense.

Formado e com doutorado em Física, MacLean foi um dos seis candidatos a astronauta selecionados pelo Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá em 1983. Ele começou os treinamentos em fevereiro de 1984 e em dezembro de 1985 foi qualificado como especialista de carga canadense designado para ir ao espaço com o conjunto de experimentos canadense CANEX-2. Ele deveria ter ido ao espaço em 1987, mas sua missão foi cancelada devido ao desastre da nave Challenger em 1986.

Sua primeira missão ocorreu então em outubro de 1992, a bordo da STS-52 Columbia, que colocou satélites em órbita. Nos quatorze anos seguintes, ele trabalharia apenas em terra. Em abril de 1994, depois de trabalhar e supervisionar diversos aspectos técnicos relativos ao braço robótico canadense do ônibus espacial, MacLean foi designado diretor-geral do programa canadense de astronautas.

Em julho de 1995, entretanto, ele foi selecionado para o treinamento de astronautas da NASA, em Houston, onde após dois anos de treinos e avaliação, foi qualificado para voo como especialista de missão, inicialmente trabalhando em terra na área de robótica do departamento de astronautas da agência e como CAPCOM - comunicador de vôo - em missões do programa do ônibus espacial.

Em setembro de 2006, MacLean voltou ao espaço como especialista de missão da tripulação da STS-115 Atlantis, primeira missão de montagem da ISS depois do acidente com a nave Columbia e onde ele se tornou o primeiro canadense a operar o braço robótico Canadarm2 da estação orbital. Em 13 de setembro, ele realizou sua primeira caminhada espacial, num total de sete horas, para ativar painéis solares instalados na estrutura da estação.