Steven Lukes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Steven Lukes
Nascimento 8 de março de 1941
Cidadania Reino Unido
Alma mater Balliol College, Oxford
Ocupação sociólogo, cientista político, professor catedrático
Empregador Universidade de Nova Iorque, London School of Economics

Steven Michael Lucas (nascido em 1941) é um teórico político e social britânico. Atualmente, ele é professor de ciência política e sociologia na Universidade de Nova York. Foi professor na Universidade de Siena, no Instituto Universitário Europeu (Florença) e na Escola de Economia de Londres. Lukes foi tutor do escritor e jornalista Christopher Hitchens enquanto este estudou na Universidade de Oxford.

Interesses acadêmicos[editar | editar código-fonte]

Os principais interesses de Lukes são teoria política e social, a sociologia de Durkheim e seus seguidores, o individualismo, a racionalidade, a categoria da pessoa, o marxismo e a ética, a sociologia da moral e as novas formas de liberalismo, as várias concepções de poder, a noção de "boa sociedade", a racionalidade e o relativismo, a moral, os conflitos e a política.

As três dimensões do poder[editar | editar código-fonte]

A mais famosa contribuição teórica de Lukes são as "três faces do poder", apresentado em seu livro, o Poder: Uma Visão Radical. Esta teoria afirma que o poder é exercido em três formas: o poder de decisão, o poder de não-decisão e o poder ideológico.

O poder de decisão é a mais pública das três dimensões. A análise dessa "face" centra-se nas preferências reveladas por meio da ação política.

O poder de não-decisão é o que define a agenda de debates e faz com que certas questões (por exemplo, os méritos do socialismo nos Estados Unidos) sejam inaceitáveis em uma discussão "legítima" em fóruns públicos.

O poder ideológico permite influenciar a vontade e pensamentos das pessoas, fazendo com que queiram coisas opostas a seu próprio auto-interesse (por exemplo, fazendo com que as mulheres apoiem uma sociedade patriarcal).[1]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Lukes, Steven. Power: A Radical View. London: Macmillan Press, 1974. 
Ícone de esboço Este artigo sobre sociologia ou um sociólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.