Stevens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde janeiro de 2012). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Stevens
Informação geral
Origem São Paulo, SP
País  Brasil
Gênero(s) Pop-Rock
Rock alternativo[1]
Soft rock
Indie Rock
Mod revival
Britpop
Período em atividade 20062012 (hiato)
Gravadora(s) Universal Music
Afiliação(ões) Manu Gavassi, André Jung, Wander Taffo, Paul Ralphes, Cine
Influência(s) Beatles, Rolling Stones, The Who, Queen, U2, Oasis, Blur, Coldplay, Muse, Maroon 5, Franz Ferdinand, Jet, Kings of Leon, McFly, John Mayer, Titãs, Os Paralamas do Sucesso, Ira!, Jota Quest, Skank
Integrantes Lucas Adam
Ricco
Keko
Luca
Lucio
Página oficial Site Oficial

Stevens é uma banda formada na cidade de São Paulo, no final do ano de 2006. Formada por Adam (primeiro vocal, guitarra e violão), Ricco (segundo vocal, guitarra, baixo e percussão) Keko (baixo e piano) e Luca (bateria), a banda lançou seu primeiro álbum, De Zero a Cem, em 23 de julho de 2009, recebendo diversas críticas positivas e do qual foram retirados as canções de sucesso Parecia Estar e O Que Você Sempre Quis.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Criada em 2006, a banda originou-se quando Adam conheceu Ricco, amigo de seu irmão mais velho, em um final de semana que o rapaz passou na casa de Adam. Os garotos tornando-se grandes amigos e compartilhando da mesma paixão pela música e por tocar guitarra, fazendo com que Ricco apresentasse seu irmão mais novo Luca, que tocava bateria e seu amigo de infância, o baixista Keko. No mesmo ano os amigos passaram a ensaiar juntos, formando por definitivo uma banda e fazendo apresentações informais no colégio onde estudavam[2].

Em 2007 os garotos definiram como nome oficial da banda, Stevens, sugestão do guitarrista Ricco como forma de homenagem a vários artistas como Stevie Wonder, Steve Morse, Cat Stevens, Steve Vai, dentre outros[3]. Influênciados por bandas de soft rock e pop-rock como Beatles, The Killers, U2, e até mesmo McFly, a banda começou a compor suas próprias canções, sendo O Que Você Sempre Quis a primeira composta pelo grupo[4].

No final de 2007 a banda participou do |FICO, Festival Interno do Colégio Objetivo, onde vendeu em primeiro lugar para melhor banda, melhor canção inédita e revelação[4]. No festival a banda conheceu o guitarrista e produtor Wander Taffo, que ao assistir a apresentação, se interessou pelo seu trabalho e ofereceu para Adam uma bolsa para estudar guitarra na sua escola de música, a EM&T, Escola de Música e Tecnologia. No início de 2008 Wander Taffo produziu a faixa O Que Você Sempre Quis em estúdio, apresentando a banda à executivos do meio musical pouco antes de vir a falecer em 14 de maio de 2008[5]. No mesmo ano uma demo da canção produzida em estúdio foi enviado às rádios paulistas e a banda acabou por ser convidada para tocar junto com o grupo Jota Quest, em São Paulo, onde executivos da Universal Music se interessaram pelo trabalho da banda, acabando por contrata-los[3].

2009-2012: De Zero a Cem e Stevens[editar | editar código-fonte]

No final de 2008 a banda realizou o primeiro show de grande porte pela Universal Music junto com o cantor Marcelo D2[6]. Ainda no mesmo ano o grupo passou aos estúdios da Universal Music para gravar seu primeiro álbum, intitulado De Zero a Cem, terminando as gravações em 2009. Todas as canções do álbum são compostas pelos intengrantes do Stevens, sendo apenas duas delas com a ajuda do produtor André Jung, "Seguindo Em Frente" e "Algum Lugar". A produção do álbum foi realizada por André Jung, ex-baterista do Ira! e dos Titãs, conhecido por produzir bandas como Ratos de Porão e Edgard Scandurra[7], explorando a sonoridade Pop-Rock, além de conter elementos de Rock Alternativo e Soft rock. A faixa O Que Você Sempre Quis foi incluída no álbum em duas versões: a originalmente produzida pelo guitarrista Wander Taffo e uma segunda versão produzida por André Jung. As faixas do álbum exploram o tema do amor adolescente, traição, superação e timidez[2].

Em 5 de junho de 2009 é lançado o primeiro single oficial, Parecia Estar, estreando pela rádio Jovem Pan e alcançando a posição quarenta e dois no Hot 100 Brasil e vinte no Hit Parade Brasil, entrando ainda em setenta e sete para a Billboard Brasil[8]. Em 23 de julho de 2009 é lançado o primeiro álbum da banda, De Zero a Cem, tendo uma boa repercusão, fazendo com que banda passe a ter mais de 4 mil acessos diários em sua página oficial no myspace[9]. O álbum vendeu em torno de 20 mil cópias e alcançou a posição quatorze na ABPD, a Associação Brasileira dos Produtores de Discos.

De Zero a Cem recebeu críticas positivas como do portal R7, que declarou que a banda lidera a qualidade do circuito de novas bandas surgidas em 2009[10] e do jornal Diário do Grande ABC que declarou que a banda "bomba na net" e que "os garotos que têm estilo próprio", acrescentando ainda que futuramente "Ninguém segura os Stevens"[4]. Ainda a Folha de S. Paulo declarou que "Os arranjos deles são muito benfeitos" e completou dizendo que apesr da comparação com os Jonas Brothers, os Stevens levam temas mais sérios em suas composições[11].

{{quote2|Num cenário em que o padrão é o rock estilo "radical de shopping center", dá até alívio saber da existência do Stevens. A banda é a esperança na música feita para jovens no Brasil. Ao contrário de bandas como Gloria e Nx Zero, cujo estilo emula o emocore gringo com letras mais próximas ao sertanejo, o Stevens tem outras influências, como U2, Maroon 5, Oasis e Beatles. O Stevens entrega canções pop ideais para embalar o coração, mas com sotaque levemente roqueiro - incrível, mas é possível ouvir as guitarras! - e belas melodias. Nas faixas mais pesadas, como Parecia Estar e Não Tenho Hora pra Voltar, o grupo chega a criar momentos que bandas veteranas do pop modernas gostariam muito de escrever|Denis Moreira, da UOL, sobre o álbum[12] |título= |autor= |publicado= |data= |acessodata= |língua= |notas=

Em 1 de outubro de 2009 é lançado o segundo single, O Que Você Sempre Quis, se tornando o maior sucesso do álbum ao alcançar a posição vinte e três no Hot 100 Brasil, onze no Hit Parade Brasil e trinta e dois na Billboard Brasil[8]. Com a boa recepção, a banda ganhou mais espaço em outros programas como Pé na Rua, da TV Cultura, Brothers, da RedeTV!, além de ter o videoclipe do single lançado pelo Top 10 MTV[13][14]. Em 24 de novembro de 2009 a banda se apresenta no Acesso MTV, programa comandado pela apresentadora e VJ MariMoon, cantando além dos singles, outras canções do álbum[15].

Em 17 de março de 2010 é lançado o terceiro single, Zero a Cem, alcançando a posição noventa no Hot 100 Brasil, mesma época em que a banda passou por programas como Programa Novo e Login, da TV Cultura. Em 16 de julho, a pedido do público da MTV, a banda volta a se apresentar no Acesso MTV, onde anuncia que estaria gravando um novo álbum para 2011[16]. Em 20 de julho de 2010 é lançado o quarto e último single do álbum, Com Você, tendo seu clipe estreado em 1 de setembro de 2010[17].

No dia 10 de maio de 2011, a banda lança Hey!, a primeira música de trabalho do novo álbum da banda, Stevens, que leva o mesmo nome da banda, lançado em junho de 2011. Destaque também para a música Izabella, que fez parte da trilha sonora da 19ª temporada de Malhação, exibida entre 2011 e 2012.

Meses depois, a banda divugou em seu Twitter oficial, a pausa da banda sem previsão de volta. Segundo o vocalista Lucas Adam, os Stevens decidiram entrar em recesso para pensar sobre os novos rumos dos integrantes do grupo.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Stevens

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado
2007 FICO[7] Melhor Banda Stevens Venceu
FICO[7] Melhor Canção Inédita O Que Você Sempre Quis Venceu
FICO[7] Vocalista Revelação Adam Venceu
2009 Meus Prêmios Nick[18] Revelação do Ano Stevens Venceu
Video Music Brasil 2009[19] Banda ou Artista Revelação Stevens Indicado
2010 Prémio Converge[20] Melhor Videoclipe O Que Você Sempre Quis Venceu
Prêmio Multishow 2010[21] Revelação do Ano Stevens Indicado

Notas e referências

  1. «Entrevista com a banda Stevens» 
  2. a b http://tdyhunters.blogspot.com/2010/06/entrevista-com-banda-stevens.html  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  3. a b http://jovem.ig.com.br/igirl/quenteenhas/2009/10/09/entrevista+com+banda+stevens+8787957.html  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  4. a b c http://www.dgabc.com.br/News/5758221/ninguem-segura-os-stevens.aspx  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  5. http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u401806.shtml  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  6. http://garotafm.com.br/2010/01/30/festival-leva-fresno-hevo-84-cine-stevens-hori-gloria-e-control-z-ao-rio/  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  7. a b c d http://www.myspace.com/stevens  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  8. a b http://billboard.br.com/rankings/brasil-hot-100-airplay/page/9  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  9. http://musicas-esmusic.blogspot.com/2009/12/nova-banda-stevens.html  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  10. http://entretenimento.r7.com/agenda-cultural/agenda-cultural/noticias/stevens-lidera-noite-rock-na-festa-julina-do-juventus-20100711.html  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  11. http://www.fotolog.com.br/stevensoficial/72135532  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  12. http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/musica/2009/08/06/215147-lancamentos-de-cds-pitty-stevens-e-frejat  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  13. http://www.fotolog.com.br/stevens_forever/68806642  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  14. http://www.fotolog.com.br/stevensoficial/73411539  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  15. http://www.fotolog.com.br/libaroni/78900669  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  16. http://mtv.uol.com.br/acessomtv/videos/acesso-mtv-veja-o-stevens-tocando-o-programa  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  17. http://www.fotolog.com.br/stevensoficial/82851769  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  18. http://blogs.myspace.com/index.cfm?fuseaction=blog.view&friendId=275423316&blogId=496328221  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  19. http://www.fotolog.com.br/lay_stevens/76811106  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  20. http://setexperimental.wordpress.com/2010/03/05/converge/  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  21. http://www.fotolog.com.br/stevensoficial/81331891  Em falta ou vazio |título= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]