Stevie Nicks

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Stevie Nicks
Nicks em 2013.
Nome completo Stephanie Lynn Nicks
Nascimento 26 de maio de 1948
Phoenix, Estados Unidos
Nacionalidade Estados Unidos norte-americana
Ocupação cantora, compositora
Influências
Influenciados
Principais trabalhos Fleetwood Mac, Rumours, The Dance (com o Mac)
Bella Donna (solo)
Prémios Grammy Awards
Rock and Roll Hall of Fame
Página oficial
http://stevienicks.net/
Stevie Nicks em show do Fleetwood Mac na Alemanha, durante a turnê européia da banda. (Frankfurt / Höchst, 1977)

Stephanie Lynn "Stevie" Nicks (Phoenix, 26 de maio de 1948) é uma cantora e compositora norte-americana que, em sua carreira como cantora da banda de rock Fleetwood Mac e como cantora solo, já vendeu mais de 140 milhões de discos ao redor do mundo. Batizada de "Rainha Reinante do Rock and Roll" em 1981 pela revista Rolling Stone[2] , é considerada um dos "100 Maiores Cantores de todos os Tempos" pela mesma revista.[1] Introduzida no Rock and Roll Hall of Fame junto com seus companheiros do Fleetwood Mac em 1998, ela tem treze indicações ao Grammy, divididos entre a banda e como cantora solo.

Nicks juntou-se ao Fleetwood Mac em 1974, junto com seu companheiro Lindsey Buckingham. O segundo álbum da banda com a dupla, Rumours, lançado em 1977, foi aclamado pela crítica e tornou-se o álbum mais vendido de todos os tempos até o ano de seu lançamento e, ainda hoje, ocupa a oitava posição nesta lista, com mais de 40 milhões de cópias vendidas. Rumours manteve-se em nº1 nas paradas norte-americanas por 31 semanas não consecutivas, alcançou a mesma posição em vários países do mundo e conquistou o Prêmio Grammy de Álbum do Ano. Ele produziu quatro canções que fizeram parte do Top 10 da Billboard, com a canção Dreams, escrita e cantada por ela, atingindo o nº 1 na parada de singles.[3]

Em 1981, ela começou uma carreira solo com o álbum Bella Donna, que alcançou o disco de platina três meses após lançado e hoje já acumula o certificado de 4 x platina. Nicks já gravou mais oito álbuns solo de estúdio até hoje, e seu mais recente trabalho chama-se 24 Karat Gold: Songs From The Vault, lançado em 2014.[4] Superando o vício em cocaína e dependência de tranquilizantes,[5] ela continua sendo uma das mais populares cantoras em seu país. É conhecida por sua voz característica, estilo visual místico e letras simbólicas, assim como por sua famosa (e tensa) química com seu ex-companheiro de vida e de banda, Lindsey Buckingham.[6]

Fez participação especial em 2014 na série American Horror Story: Coven. Uma de suas canções solo, "Edge of Seventeen", figurou na trilha sonora do jogo eletrônico Grand Theft Auto IV, mais precisamente na rádio Liberty Rock Radio 97.8 com Edge of Seventeen e em Grand Theft Auto V, mais precisamente na rádio Los Santos Rock Radio com I Can't Wait . Também teve a sua trilha sonora da musica "Edge of Seventeen" no filme Escola de Rock em 2003.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio solo
Álbuns de estúdio com o Fleetwood Mac
Coletâneas
Álbuns ao vivo

Referências

  1. a b 98 Stevie Nicks Rolling Stone. Visitado em 11/03/2013.
  2. 1981 Rolling Stone Covers Rolling Stone. Visitado em 11/03/2013.
  3. Fleetwood Mac Billboard. Visitado em 11/03/2013.
  4. In Your Dreams Billboard. Visitado em 11/03/2013.
  5. Stevie Nicks Says Drug Addiction Medications ‘Ruined’ Her Life Rehab info. Visitado em 11/03/2013.
  6. With Her Flowing Chiffon and Platform Boots, Stevie Nicks Has Wrought Many a Gypsy Woman LA Times. Visitado em 11/03/2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Stevie Nicks
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Stevie Nicks