Stewie Griffin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Stewie Griffin
Personagem de Family Guy
Stewie Griffin
Nome original Stewart Gilligan Griffin
Sexo Masculino
Espécie Humano
Olhos Pretos
Características Pragmático e Maquiavélico
Família Filho de:
Lois e Peter Griffin
Irmão de:
Chris e Megan Griffin
Amigo(s) Brian Griffin, Rupert
Inimigo(s) Bertram e Lois
Criado por Seth MacFarlane
Voz Seth MacFarlane
Primeira aparição Death Has a Shadow
Projecto Banda desenhada  · Portal Cinema
Portal Televisão

Stewart "Stewie" Gilligan Griffin é um personagem da série de animação de comédia Family Guy (br: Uma Família da Pesada). Seus pais são Lois e Peter Griffin; seus irmãos são Chris e Megan Griffin; seus melhores amigos são Brian Griffin (o cão que age como um ser humano) e Rupert (o urso de pelúcia).

Stewie já se apaixonou por Olivia (que se tornou uma atriz famosa), Julie (atriz infantil do programa de TV Fazenda da Alegria), Janet (quem conheceu em uma creche), Susie (filha recém nascida de Joe) e Liddane (sua baby-sitter), não tendo muita sorte no amor.

Seu plano secreto é dominar o mundo. Ele, ao contrário da maioria das crianças, odeia sua mãe, usando-a apenas para ganhar alimento. É extremamente pragmático e maquiavélico, adotando quaisquer meios para atingir seus objetivos, como por exemplo espancar Brian para que este lhe pagasse cinquenta dólares. Apesar de ser um bebê, ele se expressa com perfeição e tem idéias adultas (exceto quando relativas a sexo) misturadas com pensamentos próprios da infância, como brincar e falar com bonecos stewie morreu no episodio 4 da 12 temporada.

Criação e desenvolvimento do personagem[editar | editar código-fonte]

Seth MacFarlane criou e faz a voz de Stewie.

Em apenas três meses, MacFarlane criou a família Griffin e desenvolveu os personagens de Family Guy. No caso da concepção visual de Stewie, a de sua cabeça foi desenhada seguindo o modelo de uma bola de futebol americano. No episódio "Stuck Together, Torn Apart", um flashback mostrava que a cabeça de Stewie aparecia igual às dos demais bebês apresentados na animação. No entanto, flashbacks no episódio "Chitty Chitty Death Bang mostravam que a cabeça de Stewie tinha esse formato no momento de seu nascimento.

Outra característica de destaque é o alto Q.I e a capacidade criar máquinas sofisticadas como máquinas do tempo, mas ao mesmo tempo ser ingênuo em certos aspectos. Com todos esses aspectos combinados, Stewie tornou-se um dos personagens favoritos dos espectadores da série.

Em vários episódios ele portas metralhadoras e espingardas (shotguns),ou até mesmo usa-as em atos de destruição, tentativas de assassinato e para chamar a atenção de Lois.

Junto com o cão falante Brian (também dublado por Seth MacFarlane), faz episódios especiais em que ambos são o centro da história,devido ao grande exito da mescla de caraterísticas humanas e caninas de Brian e as características geniais e diabolicas e ao mesmo tempo as vezes infantis de Stewie as vezes são aclamados pelos fãs da série até como personagens favoritos,dividindo a atenção com Peter Griffin (também dublado por Seth MacFarlane). Uma curiosidade é que foi Brian quem lhe deu o nome, pois num episodio Brian estraga a máquina do tempo de stewie e o tempo anda para trás, até ao momento quando Stewie nasce, e Brian consegue reparar a máquina á ultima da hora, ao ir ao hospital para ver como estava stewie ele diz "Onde está o Stewie?" e Meg diz, "quem é o Stewie?", nesse momento Stewie nasce e Lois pergunta como se vai chamar, e Meg diz que Brian falou num Stewie qualquer e por isso se calhar se devia chamar assim, portanto foi Brian quem tecnicamente deu o nome a Stewie.

Outras aparições na mídia[editar | editar código-fonte]

Devido à sua grande popularidade, Griffin teve outras aparições na TV fora de Family Guy. Na FOX, apareceu em um episódio de Bones (para revelar o possível motivo de seu tumor cerebral) e na 59ª Edição Anual dos Prémios Emmy do Primetime (onde apresentou um número musical com Brian). Stewie apareceu também em um anúncio da Coca-Cola durante o intervalo do Super Bowl XLII e num segmento do Late Show with David Letterman denominado "Dez Coisas Que Você Não Deve Dizer para o Seu Filho".