Sticky & Sweet Tour

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde dezembro de 2012).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde janeiro de 2012).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Sticky & Sweet Tour
Madonna durante a performance de Into The Groove
Turnê Mundial de Madonna
Álbum(ns) associado(s) Hard Candy
Data de início 23 de agosto de 2008 (2008-08-23)
Data de fim 2 de setembro de 2009 (2009-09-02)
Partes 4
Número de
apresentações
42 na Europa
30 na América do Norte
11 na América do Sul
2 no Oriente Médio
85 no total
Cronologia de turnês de Madonna
Confessions Tour
(2006)
The MDNA Tour
(2012)

Sticky & Sweet Tour foi a oitava turnê mundial da cantora norte-americana Madonna. A turnê tem como base seu décimo primeiro álbum de estúdio Hard Candy, 2008. Foi a primeira vez que a cantora se apresentou na América Latina em 15 anos. Em Janeiro de 2009, a Live Nation confirmou que Madonna continuaria sua turnê em 2009, na Europa, terminando com duas datas esgotadas em Israel. A turnê foi apresentada para 3,5 milhões de pessoas ao redor do mundo e é considerada a maior turnê da história de um artista solo e a quarta mais lucrativa de todos os tempos, arrecadando $407 milhões em apenas 85 shows.

Sobre a turnê[editar | editar código-fonte]

A primeira temporada da turnê ocorreu em 2008. Na segunda temporada da turnê em 2009, mudanças foram feitas no show. Candy Shop, recebeu um novo cenário. "Heartbeat" foi substituído por Holiday, um dos mega-hits da cantora. Esta versão da canção tomou elementos da sua nova canção "Celebration" e seu primeiro single Everybody, e também incluiu um medley de três músicas do Michael Jackson como uma homenagem ao famoso cantor. O hit Dress You Up substituiu a versão rock de Borderline. O vídeo interlúdio "Get Stupid" tem características diferentes em comparação com as imagens do vídeo da versão 2008. Hung Up, foi retirada do set-list e substituído por uma versão remix de Frozen, que foi estabelecido entre o Like a Prayer e Ray Of Light. Contém trechos de "Open Your Heart", juntamente com elementos musicais da Calvin Harris em "I'm Not Alone". O vídeo pano de fundo "Frozen" usa outtakes a partir do vídeo original de Chris Cunningham de 1998. Ray of Light, também foi ligeiramente editada. Primeiro, uma frase por Michael Jackson aparece na tela antes do início da canção. Caracteriza também uma introdução antes de Madonna e ao pedido foi retirado do fim. Em vez disso, o fim da canção é como o de "Hung Up", durante o trajeto 2008: uma guitarra solo tocada por Madonna, que conduz diretamente à "Give It 2 Me".

Canções[editar | editar código-fonte]

Músicas Requisitadas[editar | editar código-fonte]

Na fase de 2008 entre as canções "Hung Up" e "Ray of Light", na primeira etapa da turnê, Madonna costumava cantar músicas pedidas pelo público. Confira abaixo a lista de todas as canções pedidas e as quantidades. Foram pedidas um total de 14 músicas diferentes:

Performando "Candy Shop"
  1. Express Yourself (Requisitada 22x)
  2. Like a Virgin (Requisitada 13x)
  3. Dress You Up (Requisitada 7x)
  4. Sorry (Requisitada 4x)
  5. I Love New York (Requisitada 2x)
  6. Material Girl (Requisitada 2x)
  7. Open Your Heart (Requisitada 2x)
  8. American Life (Requisitada 1x)
  9. Beautiful Stranger (Requisitada 1x)
  10. Burning Up (Requisitada 1x)
  11. Everybody (Requisitada 1x)
  12. Holiday (Requisitada 1x)
  13. Lucky Star (Requisitada 1x)
  14. Secret (Requisitada 1x)

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Os primeiros indícios de uma turnê mundial começaram em 2007 através de um e-mail marketing aos associados do site da Live Nation, empresa que Madonna assinou contrato. Eles diziam que estavam trabalhando na nova turnê da Madonna e que para ser perfeita, queriam opiniões sobre ingressos, patrocinadores, itens para venda, assentos, etc...
  • Um enorme boato de que Madonna faria um show gratuito no dia do seu aniversário (16/agosto) em Nova York fez muita gente acreditar que seria o início da turnê. Era boato.
  • Uma das novidades da nova turnê é que Madonna não estreou nos EUA como fez com a "Confessions Tour" e "Re-Invention Tour". A ordem foi mudar tudo: primeiro Europa, depois Estados Unidos e o restante durante o outono. Esta é a primeira turnê depois do "The Girlie Show" que terá apresentações nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro. Normalmente, Madonna prefere percorrer o mundo entre os meses de Maio a Setembro: o verão no hemisfério norte.
  • Esta é a primeira turnê em quase 20 anos que não teve ensaios em Los Angeles. A preparação aconteceu entre Londres e Nova York.
  • Foi em uma das inúmeras entrevistas à rádios que Madonna cedeu para promover o álbum "Hard Candy" que revelou de cara que gostaria de ir aos países de costume, Estados Unidos, Alemanha, França e além de voltar ao Brasil e Argentina.
  • A confirmação oficial da turnê foi durante entrevista à rádio americana Kiss FM em 02/Maio 2008. Rumores diziam que países que não recebem Madonna há algum tempo fariam parte do roteiro, como a América Latina e Austrália
  • Uma enxurrada de supostas datas começaram a pipocar na web, incluindo no site da revista Billboard. Diziam que ela viria ao Brasil com apresentações em São Paulo e Fortaleza.
Performando "Vogue"
  • No dia 07/Maio a revelação do nome da turnê: "Sticky & Sweet Tour" (grudento e doce), que vem a ser palavrinhas que Madonna canta na canção "Candy Shop". A divulgação veio através de um banner no site do estádio da França já com a data do show por lá. O pôster e logotipo também foram revelados. Horas depois, o site oficial Madonna.com também confirmou tudo já com as primeiras datas do roteiro.
  • Madonna declarou que a turnê chama-se "Sticky & Sweet" pois é isso o que acontece quando

colocam-se doces na boca.

  • No roteiro, as primeiras datas divulgadas foram para alguns países da Europa e Estados Unidos mas já havia uma confirmação de que Madonna iria para o México e América do Sul.
  • Em comunicado, a Live Nation dizia que a nova turnê da Madonna iria visitar países que há muito tempo não vai e também à países que nunca estivera antes. Um deles foi Montenegro,no balneário de Budva.
  • A arte gráfica, logotipo e pôsteres, não foram produzidas por Giovanni Bianco e sim pela própria Live Nation. .
  • As fotos de divulgação dos pôsteres são de Tom Munro e fazem parte do ensaio publicado pela revista ELLE ao redor do mundo, inclusive Brasil. Esse ensaio também serviu de base para o clipe de "Give it 2 Me".
  • A turnê estreou em Cardiff, capital do País de Gales (Wales).
  • Madonna se apresentou em estádios grandes e não só em pequenas arenas como preferia no passado. A ideia foi fazer menos shows em cada cidade para assim viajar mais e incluir outros países e, consequentemente, fazer mais dinheiro.
  • Os shows em cidades como Cardiff e Londres tinham previsão de esgotarem rapidamente, porém o público torceu o nariz por causa dos preços e pela falta de tradição no Reino Unido de shows em grandes estádios.Culturalmente eles preferem as arenas, sempre mais íntimas e com melhor visão de palco.
  • Em comunicado, a Live Nation, promotora oficial dos shows, disse em comunicado oficial que toda a estrutura da turnê seria um marco na cultura pop. O palco é inovador e com tecnologia de ponta, para que Madonna e dançarinos dêem aos espectadores uma experiéncia única, como jamais foi mostrada ou experimentada.
  • Foi a Tickemaster do México que revelou pela primeira vez que haveria uma passarela (catwalk) no meio do palco, assim como tivemos na "Confessions Tour". Nenhuma outra Ticketmaster mostrava o palco dessa maneira...
  • Apesar de ter publicado uma carta durante a "Confessions Tour" pedindo desculpas aos fãs australianos pela falta de visitas ao país, Madonna parece que não estava sendo muito sincera quando divulgou a rota a nova tour. O último show de Madonna na Austrália aconteceu em 1993 e o país ficou de novo de fora da tour.
  • Disposta a maximizar os lucros, Madonna resolveu privar os fãs e admiradores dos melhores lugares, principalmente nas arenas, e criou um super pacotão denominado "The Candy Shop VIP Packages", com ingressos de frente para o palco, um brinde surpresa, acesso ao evento com antecedência e até mesmo uma festa nos bastidores (sem ela, claro!). Para isso, o preço custava pelo menos 3 vezes mais que um ingresso "normal", que já tem preços exorbitantes.
  • A meta é bater o recorde de lucro nessa turnê, o que antes foi da "Confessions Tour". Para isso, Madonna se associou aos sites SubHub e Viagogo para disponibilizarem os melhores ingressos em todos os shows. Lá funciona na base do leilão, ou seja, quem pagar mais leva, e os preços eram absurdamente caros. Acredite, um ingresso para a segunda fileira num dos shows em Nova York estava disponível pela bagatela de US$ 15 mil
Performando "Human Nature"
  • Muitos lugares onde Madonna irá se apresentar não teve uma venda rápida de ingressos e muitos lugares sobraram. Por isso a ideia também de chamar nomes conhecidos para as aberturas dos shows. Em Los Angeles foi um dos locais mais críticos: as estrelas de Hollywood torceram o nariz pois Madonna fez apenas uma apresentação num estádio colossal e não numa casa pequena como sempre fez.
  • Trabalhando juntas há mais de 21 anos, a parceria entre Madonna e da backing vocal Donna Delory foi desfeita. Dessa vez, Donna não faz parte do elenco da nova turnê! O nome de sua substituta é Kiley Dean, que já trabalhou com Timbaland e Britney Spears. A backing vocal Niki Richards, que trabalhou na "Confessions Tour", está presente.
  • A maioria dos músicos que fazem parte da banda eram novos. Stuart Price, que estava desde a turnê "Drowned Word Tour" ao lado da Madonna, está fora.
  • Um dos novos integrantes era Eric Jao, que atende artisticamente como DJ Enferno. Além de ter feito parte dos pocket shows do "Hard Candy", ele confirmou em seu site que estaria presente na nova turnê: "Estarei em turnê com Madonna e serei o DJ de sua banda. Estou em Nova York para os ensaios e me sinto profundamente abençoado por essa oportunidade". O cara é especialista em Scratchs, aquela técnica em fazer ruídos com o Vinyl e promete incendiar o palco com a popstar.
  • A primeira parte da turnê foi encerrada com cinco shows inesquecíveis no Brasil. Rumores davam conta de uma segunda parte da turnê, e em janeiro foi confirmado: pela primeira vez em sua carreira ela daria continuidade a uma turnê.
  • Foi a primeira turnê de Madonna que foi estendida com uma segunda etapa na Europa.Madonna visitou cidades em que a primeira parte da turnê não havia passado,além de repetir Londres e Paris,mas dessa vez em arenas.
  • As músicas que foram ensaiadas para a turnê mas, foram retiradas do setlist final: "Angel", "Buenos Aires", "Everybody", "Open Your Heart", "Ring My Bell" (cover de Anita Ward), "Secret". "Impressive Instant" foi ensaiada para a segunda etapa e seria inserida após a performance de 4 Minutes, mas nunca foi adicionada de fato.
  • A performance de "Vogue" gerou algumas polêmicas. Os dançarinos de "Vogue" estão vestidos de "manequim de sex shop" e esse figurino é exatamente idêntico ao figurino usado pelos dançarinos que os dançarinos de Kylie Minogue,usaram na Showgirl - The Homecoming Tour. Muitos acusaram Madonna de plágio, mas o que muitos não sabem é que existe uma história por trás disso: No primeiro semestre de 2005, Kylie estava em turnê com a primeira parte da Showgirl: The Greatest Hits Tour e após o último show na Europa,Minogue, descobriu que tinha câncer de mama e Madonna, que perdeu a mãe por causa da doença, lhe enviou flores, telefonou inúmeras vezes e até postou em seu site oficial uma nota de apoio a colega popstar. Após ter se recuperado, Kylie resolveu refazer sua turnê e a chamou de Showgirl - The Homecoming Tour.Na segunda parte da turnê,já curada,Kylie chocou a todos ao fazer uma homenagem a Madonna cantando um mashup entre "Burning Up" (música de Kylie do álbum "Fever") e "Vogue" de Madonna. Madonna gostou muito da homenagem feita por Kylie que refez todo o figurino e inseriu na Sticky And Sweet Tour durante a performance do mashup entre "Vogue" e "4 Minutes".

Equipe[editar | editar código-fonte]

  • Diretor Criativo: Jamie King
  • Direcção Musical: Kevin Autunes
  • Coreógrafos: Jamal Sims e Dondraico Johnson
  • Promotor: Live Nation
Banda
  • Teclado: Ric'key Pageot e Kevin Autunes
  • Bateria: Brian Frasier-Moore
  • Guitarra: Monte Pittman e Madonna
  • Mesa de discos: DJ Enferno
  • Vocalista: Nikki Richards
  • Vocalista: Kiley Dean
  • Dançarinos: Jason Young, Leroy "Hypnosis" Barnes, Sofia Boutella, Jaron Boyd, Emilie Capel, William "Norm" Charlemoine, Paul Kirkland, Jenifer Kita, Kento Mori, Yaman Okur, Charles Parks IV e Valeree Pohl.

Datas dos shows[editar | editar código-fonte]

1ª Parte
Data Cidade País Local
Europa
23 de Agosto de 2008 Cardiff  Reino Unido Millenium Stadium
26 de Agosto de 2008 Nice  França Estádio Charles Ehrmann
28 de Agosto de 2008 Berlim  Alemanha Estádio Olímpico de Berlim
30 de Agosto de 2008 Zurique Suíça Base Aérea de Dübendorf
2 de Setembro de 2008 Amsterdã  Países Baixos Amsterdam Arena
4 de Setembro de 2008 Düsseldorf  Alemanha LTU Arena
6 de Setembro de 2008 Roma  Itália Estádio Olímpico de Roma
9 de Setembro de 2008 Frankfurt  Alemanha Commerzbank-Arena
11 de Setembro de 2008 Londres  Reino Unido Estádio de Wembley
14 de Setembro de 2008 Lisboa  Portugal Parque da Bela Vista
16 de Setembro de 2008 Sevilha Flag of Spain.svg Espanha Estádio Olímpico de Sevilha
18 de Setembro de 2008 Valência Circuito Ricardo Tormo
20 de Setembro de 2008 Paris  França Stade de France
21 de Setembro de 2008
23 de Setembro de 2008 Viena  Áustria Ilha do Danúbio
25 de Setembro de 2008 Budva  Montenegro Praia de Jas
27 de Setembro de 2008 Atenas  Grécia Estádio Olímpico de Atenas
América do Norte
Data Cidade País Local
4 de Outubro de 2008 East Rutherford  Estados Unidos Izod Center
6 de Outubro de 2008 Nova York Madison Square Garden
7 de Outubro de 2008
11 de Outubro de 2008
12 de Outubro de 2008
15 de Outubro de 2008 Boston TD Banknorth Garden
16 de Outubro de 2008
18 de Outubro de 2008 Toronto  Canadá Air Canada Centre
19 de Outubro de 2008
22 de Outubro de 2008 Montreal Bell Centre
23 de Outubro de 2008
26 de Outubro de 2008 Chicago  Estados Unidos United Center
27 de Outubro de 2008
30 de Outubro de 2008 Vancouver  Canadá BC Place
1 de Novembro de 2008 Oakland  Estados Unidos Oracle Arena
2 de Novembro de 2008
4 de Novembro de 2008 San Diego Petco Park
6 de Novembro de 2008 Los Angeles Estádio Dodgers
8 de Novembro de 2008 Las Vegas MGM Grand Garden Arena
9 de Novembro de 2008
11 de Novembro de 2008 Denver Pepsi Center
12 de Novembro de 2008
16 de Novembro de 2008 Houston Minute Maid Park
18 de Novembro de 2008 Detroit Ford Field
20 de Novembro de 2008 Filadélfia Wachovia Center
22 de Novembro de 2008 Estados Unidos Boardwalk Hall
24 de Novembro de 2008 Atlanta Philips Arena
26 de Novembro de 2008 Miami Dolphin Stadium
América Latina
Data Cidade País Local
29 de Novembro de 2008 Cidade do México  México Foro Sol
30 de Novembro de 2008
4 de Dezembro de 2008 Buenos Aires  Argentina Estádio Monumental de Nuñez
5 de Dezembro de 2008
7 de Dezembro de 2008
8 de Dezembro de 2008
10 de Dezembro de 2008 Santiago  Chile Estádio Nacional
11 de Dezembro de 2008
14 de Dezembro de 2008 Rio de Janeiro  Brasil Estádio do Maracanã
15 de Dezembro de 2008
18 de Dezembro de 2008 São Paulo Estádio do Morumbi
20 de Dezembro de 2008
21 de Dezembro de 2008
2ª Parte
Europa
4 de Julho de 2009 Londres  Reino Unido The O2 Arena
5 de Julho de 2009
7 de Julho de 2009 Manchester Manchester Evening News Arena
9 de Julho de 2009 Paris  França Palais Omnisports de Paris-Bercy
11 de Julho de 2009 Werchter  Bélgica Parque do Festival de Música
14 de Julho de 2009 Milão  Itália Estádio San Siro
16 de Julho de 2009 Udine Stadio Friuli
21 de Julho de 2009 Barcelona Flag of Spain.svg Espanha Estadi Olímpic Lluís Companys
23 de Julho de 2009 Madrid Estádio Vicente Calderón
25 de Julho de 2009 Zaragoza Feria de Muetras
28 de Julho de 2009 Oslo  Noruega Valle Hovin
30 de Julho de 2009
2 de Agosto de 2009 São Petersburgo  Rússia Praça do Palácio
4 de Agosto de 2009 Tallinn  Estónia Campo do Festival de Música de Tallinn
6 de Agosto de 2009 Helsinque  Finlândia Porto de Helsinque
8 de Agosto de 2009 Gotemburgo  Suécia Ullevi
9 de Agosto de 2009
11 de Agosto de 2009 Copenhagen  Dinamarca Estádio Parken
13 de Agosto de 2009 Praga  República Checa Anfiteatro Natural de Chodov
15 de Agosto de 2009 Varsóvia  Polónia Aeroporto de Bemowo
18 de Agosto de 2009 Munique  Alemanha Estádio Olímpico de Munique
22 de Agosto de 2009 Budapeste  Hungria Parque Kincsem
24 de Agosto de 2009 Belgrado  Sérvia Parque Ušće
26 de Agosto de 2009 Bucareste  Roménia Parque Izvor
29 de Agosto de 2009 Sofia  Bulgária Estádio Vessil Levski
Ásia
1 de Setembro de 2009 Tel Aviv  Israel Parque Hayarkon
2 de Setembro de 2009
Datas adiadas ou reagendadas
  • 3 e 6 de Dezembro de 2008 - Estádio do River Plate, Buenos Aires, Argentina (adiado para 5 e 6 de Dezembro)
  • 29 de Julho de 2009 - Valle Hovin, Oslo, Noruega (reagendado para dia 28 de Julho)
Datas canceladas
  • 28 de Julho de 2009 - Trab-Arena Hamburg Bahrenfeld, Hamburgo, Alemanha
  • 19 de Julho de 2009- Estádio Vélodrome, Marseille, França
  • 20 de Agosto de 2009 - Hippodrome, Ljubljana, Eslovênia

Vídeo oficial[editar | editar código-fonte]

DVD/Blu-ray[editar | editar código-fonte]

Set List do DVD[editar | editar código-fonte]

  1. Intro: The Sweet Machine
  2. Candy Shop
  3. Beat Goes On
  4. Human Nature
  5. Vogue
  6. Die Another Day(Video Interlude)
  7. Into The Groove
  8. Heartbeat
  9. Borderline
  10. She's Not Me
  11. Music
  12. Here Comes The Rain Again (Video Interlude)
  13. Devil Wouldn't Recognize You
  14. Spanish Lesson
  15. Miles Away
  16. La Isla Bonita
  17. You Must Love Me
  18. Don´t Cry For Me Argentina
  19. Get Stupid (Video Interlude)
  20. 4 Minutes
  21. Like A Prayer
  22. Ray Of Light
  23. Like A Virgin(Request Song)
  24. Hung Up
  25. Give It 2 Me

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]