Stone Gossard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Stone Gossard
Stone Gossard.jpg
Informação geral
Nome completo Stone Carpender Gossard
Também conhecido(a) como Carpenter Newton
Nascimento 20 de Julho de 1966
Origem Seattle, Washington
País  Estados Unidos
Gênero(s) Grunge
Rock
Instrumento(s) guitarra
Período em atividade 1984 - Presente
Gravadora(s) J Records
Sub Pop
Homestead Records
Tasque Force Records
C/Z Records
Stardog
Mercury
A&M
Epic Records
Sony Records
Redline Records
Afiliação(ões) Pearl Jam
The Ducky Boys
March of Crimes
Green River
Mother Love Bone
Temple of the Dog
Brad

Stone Carpender Gossard (Seattle, 20 de Julho de 1966) é um guitarrista estadunidense e, juntamente com Jeff Ament e Mike McCready, é membro fundador da banda de rock norte-americana Pearl Jam.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Cresceu entre uma classe média-alta onde seu pai era Advogado e sua mãe estava ligada à Música, cresceu com mais três irmãs de nome Eleanor, Star e Shelly. Estudou na Northwestern Seattle Music School of the Arts, onde refinou as suas técnicas de Guitarra entre outros instrumentos, mais tarde, Stone foi influenciado pelo Punk/Hard Rock da altura vindo dos Led Zeppelin, Kiss, The Ramones, Neil Young e AC/DC.

Estudou na mesma Escola com o futuro Guitarrista do Mudhoney, Steve Turner. No princípio dos anos 80, Stone começou a tocar com algumas Bandas de Garagem de Seattle como "The Ducky Boys" com Steve Turner e nos "March of Chrimes" com Ben Shepperd (futuro baixista dos Soundgarden) e, eventualmente, com os Green River que incluia também Turner (mais tarde substituído por Bruce Fairweather, ex-Deranged Diction) e Alex Vincent (Baterista), outro colega da Northwest School, igualmente juntou-se Jeff Ament (Baixista, ex-Deranged Diction) e Mark Arm (Vocalista/Guitarrista), Stone também teve uma passagem por uma Crew Musical do Noroeste de Seattle. Os Green River, juntando-se a bandas locais como Soundgarden, The Melvis, Malfunkshun, SkinYard e U-Men, ajudaram a formar um EP, intitulado "Deep Six" em 1984 com vários singles de cada Banda, o que seria conhecido mais tarde como o som "Grunge" - riffs de Rock/Metal com a agressividade Punk.

A banda, como Green River foi a primeira do movimento Grunge a sair de Seattle para darem espetáculos, mostrando assim o som que saía de Seattle naquela altura. Após editarem uma música da Colectânea "Subpop 200" de Bandas da Editora Subpop nos principios de 1985, a Banda garante o seu primeiro Álbum "Come on Down" em 1985 e, a Banda teve apenas mais dois EP independentes da Subpop Label "Rehab Doll" e "Dry has a Bone" lançados em fins de 1987 juntos após a Banda ter ido duas vezes a estúdio e serem-lhes negado a edição dos álbuns no mercado devido a problemas de dinheiro da Editora.

A separação da banda deu-se em 1988 durante um Concerto em que Jeff enviou todos os bilhetes que a Banda tinha para oferecer a grandes Editoras e Produtores, Mark envolveu-se em polémica com Jeff, pois os bilhetes eram para oferecer aos seus amigos, mesmo assim com o fim da Banda deixaram a sua marca no nascente "Seattle Movement". Gossard, juntou-se ao antigo Baixista de Green River, Jeff e ao Guitarrista Bruce e, decidiram formar uma Banda nova que fosse mais alinhada ao Punk/Rock de Garagem que eles admiraram nos seus anos de formação.

Dois novos elementos acrescentam-se há nova Banda, Andrew Wood e Regan Hagar, ambos ex-Malfunkshun, Hagar entrou apenas como Baterista temporário, a Banda chamar-se-ia Lords of the Wasteland, mais tarde, o baterista foi susbsituido por Greg Gilmore (ex-Ten Minute Warning).

A Banda mudou o nome para Mother Love Bone, exibindo o extravagante e impressionante Vocalista Andrew Wood. A banda imediatamente chamou a atenção das Editoras e foi motivo de uma guerra entre elas, eventualmente eles foram para a PolyGram.

O EP Shine foi lançado em principios de 1989 e, com o sucesso deste trabalho eles alcançaram o estrelato, mas como, frequentemente, ocorre com as Bandas debutantes, isto não lhes garantiu o futuro. As vésperas do lançamento do Álbum intitulado Apple da Polygram Records em 1990, Wood sucumbiu a uma overdose de heroína. Devastados, a Banda separou-se, mas, Gossard e Ament juntaram-se novamente para formar uma nova Banda e após algum tempo de avaliação das suas carreiras musicais e do que já tinham conseguido atingir.

Stone Gossard, escreve o "Gossman Project" que era constituido por algumas músicas em Guitarra e apresenta-as a Jeff Ament, que aqui decidem formar uma nova Banda a partir desse Projeto, recrutam assim Mike McCready (ex-Love Childe, Guitarrista) e juntam-se a Matt Cameron, Baterista dos Soundgarden que estava nesse momento em pausa durante uma Tour e agrupam-se para gravarem uma "Demo Tape" instrumental do "Gossman Project".

Gravam-na, fazem cópias e enviam-nas para alguns colegas de outras Bandas na procura de um Vocalista. Através de Jeff Ament, uma "Demo Tape" chega a Jack Irons de San Diego (Baterista da altura dos Red Hot Chili Peppers) que a entrega a um subtil e calmo Vocalista que não tinha banda na altura chamado Eddie Vedder, mas, que tinha mostrado provas de ser bom músico na Banda, Bad Radio. Eddie faz uma remix da "Demo Tape" e manda-a para Seattle que assim lhe garante uma audição com uma Banda já diferente nesta altura, na ausência de Matt Cameron outro Baterista entra na Banda, mesmo temporariamente, Dave Krusen dos Son of Men.

A banda, ainda sem nome garante uma audição de uma semana a Eddie Vedder, que após esse tempo já era membro da Banda, da Banda de nome "Mookie Blaylock". A Banda ensaiou, gravou e enviou várias "Demo Tape"´s para Editoras, uma chamada "Rough Mixes" foi aceite pela nova Editora Sony&Epic que lhes garantiu um contracto de sete discos. Os Mookie Blaylock, andaram entre 1990/1 a abrir concertos pelos Estados unidos com os Alice in Chains e, gravaram o Álbum "Ten" em Seattle, ainda com Dave Krusen, pois em Agosto de 1990 é substituído por Dave Abbruzzese (ex-Dr.Toungue), audição arranjada por Matt Cameron.

Nesta altura, o Vocalista dos Soundgarden Chris Cornell, que era colega de quarto com Wood na Faculdade, havia escrito diversas canções sobre o amigo e, perguntou a Gossard e Ament se eles se juntariam a ele para gravá-las, juntamente com Matt Cameron, McCready e Vedder para criar um Álbum Tributo. Inicialmente, intitulado "Temple of the Dog" e lançado em Abril de 1991 para um pequeno número de entusiastas, embora tenha se tornado um grande sucesso um ano mais tarde, foi gravado pela Sony&Epic e teve direito a um videoclipe.

A nova Banda de Gossard decidiu prosseguir com outro nome "Pearl Jam", lançando seu primeiro álbum "Ten" em 27 de Agosto de 1991. Não poderiam ter escolhido época melhor para o lançamento, porque o mundo inteiro estava sendo varrido pela "Explosão de Seattle" dos "Nirvana", "Soundgarden", "Alice in Chains", "Screaming Trees" e, "Mudhoney". Na Primavera de 1992, "Ten" tornou-se um dos discos mais populares do mercado, fazendo dos "Pearl Jam" uma das maiores Bandas de Rock do Mundo. O sucesso da Banda continuaria com os lançamentos de "Vs" em 1993, "Vitalogy" em 1994, "No Code" em 1996, "Yield" em 1998, "Binaural" em 2000, "Riot Act" em 2002 e, "Pearl Jam" em 2006, também com as suas sempre esgotadas Turnês Mundiais, passando por Festivais como Loolapalooza, Pinkpop e Roskwilde, entre outros e, participações em diversas Bandas Sonoras.

A banda é um dos grupos de Rock mais politicamente inovadores, tendo ganho prémios pela MTV em 1993, um Grammy em 1996, um American Awards em 2001, participando de diversos shows de beneficência como "Kosovo", "Tibete", "9/11" e, em 1994, Gossard e Ament foram a Washington protestar contra o monopólio da Ticketmaster sobre a venda de ingressos para os seus concertos, tendo ganhado o caso após terem feito um Free-Ticket Concert para vinte mil pessoas num Central Park nos Estados Unidos.

Além de seus deveres com Pearl Jam, Gossard fez uma participação especial com Eddie, Jeff and Chris em 1992 no filme dirigido por Cameron Crowe, "Singles" e, participou em Discos dos Thermadore e Calm Down Juanita. Assim como, abriu juntamente com Regan Hagar uma Editora chamada "Loosegroove Records" em Seattle, mas, também formou uma banda paralela com Hagar, os Brad, lançaram quatro Álbuns, "Shame" em 1993, "Interiors" em 1997, "Welcome to Discovery Park" em 2001 e "Brad vs Satchel" em 2005. Relativamente a Tournées abriram a Tour 2003 na Austrália dos Pearl Jam.

Em 2004, Gossard organizou o "Vote for Change" Festival, consangrando Bandas como Dave Matthews Band, Bruce Springsteen ou mais recentemente em 2006 com U2.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ano Grupo Título Editora Músicas
1985 Green River Come on Down Homestead Records Todas
1986 Green River Deep Six C/Z Records "10,000 Things" e "Your Own Best Friend"
1987 Green River Dry As a Bone Sub Pop Records Todas
1988 Green River Motor City Madness Glitterhouse Records "Searchin' (Good Things Come)"
Green River Rehab Doll Sub Pop Todas
Green River Sub Pop 200 Sub Pop "Hangin' Tree"
1989 Mother Love Bone Shine Stardog/Mercury Records Todas
Green River This House Is Not A Motel Glitterhouse Records "Swallow My Pride"
Green River Sub Pop Rock City Glitterhouse Records "Hangin' Tree"
Green River Another Pyrrhic Victory: The Only Compilation Of Dead Seattle God Bands C/Z Records "Bazaar" and "Away In Manger"
1990 Mother Love Bone Apple Stardog/Mercury Records Todas
Green River Endangered Species Glitterhouse Records "Ain't Nothing To Do"
Green River Rehab Doll/Dry As a Bone Sub Pop Todas
1991 Temple of the Dog Temple of the Dog A&M Todas
Pearl Jam Ten Epic Todas
1992 Pearl Jam Stanley, Son of Theodore: Yet Another Alternative Music Sampler Epic/Columbia "Alive" (Live)
Pearl Jam Singles: Original Motion Picture Soundtrack Epic "Breath" and "State of Love and Trust"
Mother Love Bone Singles: Original Motion Picture Soundtrack Epic "Chloe Dancer/Crown of Thorns"
Green River Afternoon Delight: Love Songs From Sub Pop Sub Pop Records "Baby Takes"
Mother Love Bone Stardog Champion Stardog/Mercury Records Todas
1993 Mother Love Bone Thrash And Burn: The Metal Alternative Sony Music Special Products "Capricorn Sister"
Brad Shame Sony Todas
Pearl Jam Sweet Relief: A Benefit for Victoria Williams Thirsty Ear/Chaos "Crazy Mary" (w/ Victoria Williams)
Pearl Jam Judgment Night: Music From The Motion Picture Epic "Real Thing" (w/ Cypress Hill)
Pearl Jam In Defense of Animals Restless "Porch"
Pearl Jam Vs. Epic Todas
Mother Love Bone The Best of Grunge Rock Priority Records "Stardog Champion"
Mother Love Bone The Love Bone Earth Affair PolyGram Todas
1994 Pearl Jam Vitalogy Epic Todas excepto "Bugs" and "Hey Foxymophandlemama, That's Me"
1995 Mother Love Bone Alterno-Daze: Natural 90s Selection MCA Special Products "Stardog Champion"
Neil Young Mirror Ball Reprise Records Todas
1996 Pearl Jam Home Alive: The Art of Self Defense Epic "Leaving Here"
Thermadore Monkey on Rico Holiday/Atlantic Desconhecido
Pearl Jam M.O.M., Vol. 1: Music for Our Mother Ocean Interscope "Gremmie Out of Control"
Pearl Jam No Code Epic Todas
Green River Hype!: The Motion Picture Soundtrack Sub Pop "Swallow My Pride" (1987 Demo)
Pearl Jam Hype!: The Motion Picture Soundtrack Sub Pop "Not For You" (Live from Self-Pollution Radio)
1997 Mother Love Bone Proud To Be Loud Debutante Records "Bone China"
Brad Interiors Sony Todas
Pearl Jam The Bridge School Concerts, Vol. 1 Reprise "Nothingman" (Live)
1998 Pearl Jam Yield Epic Todas excepto ""
Pearl Jam Chicago Cab: Soundtrack Loose Groove "Who You Are" e "Hard to Imagine"
Pearl Jam Live on Two Legs Epic Todas
1999 Pearl Jam No Boundaries: A Benefit for the Kosovar Refugees Epic "Last Kiss" e "Soldier of Love"
Pearl Jam M.O.M., Vol. 3: Music for Our Mother Ocean Hollywood "Whale Song"
Pearl Jam Movie Music: The Definitive Performances (Also part of the box set, Sony Music 100 Years: Soundtrack for a Century.) Columbia/Epic/Legacy "State of Love and Trust"
Pearl Jam Rock: Train Kept a Rollin' (Also part of the box set, Sony Music 100 Years: Soundtrack for a Century.) Sony "Black"
2000 Green River Wild and Wooly: The Northwest Rock Collection Sub Pop "This Town"
Pearl Jam Wild and Wooly: The Northwest Rock Collection Sub Pop "Even Flow" (Live)
Pearl Jam Binaural Epic Todas excepto "Soon Forget"
Josh Freese The Notorious One Man Orgy Kung Fu Records "Men & Women"
Pearl Jam European Bootlegs Epic Todas
2001 Mother Love Bone Alternative Moments Sony Music Media "Chloe Dancer/Crown of Thorns"
Pearl Jam North American Bootlegs, Volume 1 Epic Todas
Pearl Jam North American Bootlegs, Volume 2 Epic Todas
Pearl Jam Substitute: Songs from the Who Edel America "The Kids Are Alright" (Live)
Stone Gossard Bayleaf Sony Todas
2002 Brad Welcome to Discovery Park Redline Ent. Todas
Pearl Jam Riot Act Epic Todas excepto "Arc"
2003 Pearl Jam 2003 Bootlegs (Australia, Japan, and North America) Epic Todas
Mike McCready, Stone Gossard, Cole Peterson, and Chris Friel Live From Nowhere Near You Funkhead Music "Powerless"
Pearl Jam Lost Dogs Epic Todas excepto "Dead Man" and "Bee Girl"
Pearl Jam Big Fish: Music from the Motion Picture Sony "Man of the Hour"
2004 Pearl Jam Hot Stove, Cool Music, Vol. 1 Fenway Recordings "Bu$hleaguer" (Live)
Steve Turner Searching for Melody Roslyn Recordings Some
Pearl Jam Riding Giants: Soundtrack Milan "Go"
Pearl Jam Live at Benaroya Hall BMG Todas
Critters Buggin Stampede Rope-a-dope "Toad Garden"
Jack Irons Attention Dimension Breaching Whale "Water Song"
Steve Turner And His Bad Ideas Roslyn Recordings Some
Pearl Jam Songs and Artists that Inspired Fahrenheit 9/11 Epic/Sony Music Soundtrax "Masters of War" (Live)
Pearl Jam For the Lady Rhino/WEA "Better Man" (Live)
Pearl Jam Rearviewmirror: Greatest Hits 1991-2003 Epic Todas exceptp "I Got Id"
2005 Brad/Satchel Brad vs Satchel The Establishment Store Todas excepto "Looking Forward", "Peace and Quiet", "Takin' It Back", and "Who's Side Are You On?"
Meganut That Would Be Dope Unknown "Satisfaction" and "Rockbottom"
2006 Green River Sleepless in Seattle: The Birth of Grunge Livewire Recordings "Come on Down"
Pearl Jam Pearl Jam J Records Todas excepto "Wasted Reprise"
Pearl Jam Live at Easy Street J Records Todas
2007 Pearl Jam Surf's Up: Music from the Motion Picture Sony "Big Wave"
Pearl Jam Live at the Gorge 05/06 Monkey Wrench Todas
2009 Pearl Jam Backspacer Universal Music Group Todas

Ligações externas[editar | editar código-fonte]