Streltsy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Streltsy
História
Fundação
Extinção
Sucessor
Garrison (d)
Quadro profissional
Tipo
País
Organização
Organização mãe
streltsy Department (en)

Os Streltsy (em russo стрельцы), significando literalmente "flecheiros", em oposição ao termo arqueiros, comumente usado no ocidente, referia-se a uma força militar de elite russa que existiu do século XVI até ao início do século XVIII.

Este corpo militar foi criado, entre 1540 e 1550, pelo czar Ivan IV para sua guarda pessoal, como de uma guarda pretoriana se tratasse, com recurso ao recrutamento de mercadores livres e população rural. O seu serviço e função era perpétuo e hereditário[1].

O elevado prestígio social que os altos cargos desta força militar detinham levou-os a desempenhar em algumas ocasiões um papel político. Eles foram cruciais, por exemplo, no período de sucessão de Teodoro III, quando Pedro, e a sua meia-irmã Sofia lutaram pelo poder.

Foi exactamente no período de regência de Pedro que a sua influência foi gradualmente reduzida, até serem praticamente extintos.

Referências

  1. www2.uol.com.br Título ainda não informado (favor adicionar) «Título ainda não informado (favor adicionar)» Verifique valor |url= (ajuda). www2.uol.com.br Ivan, o primeiro czar, por Laurence Catinot-Crost, História Viva, Ed. nº 113 [Título ainda não informado (favor adicionar) «Título ainda não informado (favor adicionar)» Verifique valor |url= (ajuda). www2.uol.com.br Ivan, o primeiro czar, por Laurence Catinot-Crost, História Viva, Ed. nº 113 🔗] Verifique valor |url= (ajuda)  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.