Strucker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox question.svg
Esta página ou seção carece de contexto (desde novembro de 2010).

Este artigo (ou seção) não possui um contexto definido, ou seja, não explica de forma clara e direta o tema que aborda. Se souber algo sobre o assunto edite a página/seção e explique de forma mais clara e objetiva o tema abordado.

Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde novembro de 2010). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Strucker
N.º de jogadores 4
Faixa etária Livre
Tempo de montagem 2 minutos
Tempo de jogo 30 minutos
Complexidade alta
Nível estratégico média
Influência da sorte 27,2%
Habilidades Estratégia e Meditação

O strucker é um jogo de cartas criado a partir da fusão de dois jogos preexistentes: O pôquer, na variante texas holdem, e o truco. O jogo adota a mesma estrutura do jogo de truco: os quatro participantes se dividem em duplas e disputam três rodadas, cada uma das quais sendo vencida pelo participante que descartar o maior "jogo". O sistema de pontuação também é o mesmo do truco, vencendo a dupla que primeiro obtiver 12 pontos. Também é possível pedir truco para que a mão valha três pontos. O jogo difere do truco quanto ao valor das cartas e a forma como se montam os "jogos". Estes aspectos do jogo são emprestados do texas holdem.

Origem[editar | editar código-fonte]

Não existem informações precisas sobre onde o Strucker foi jogado pela primeira vez. De acordo com a lenda, os primeiros jogos foram realizados em Ibiuna, no Estado de São Paulo. O jogo foi criado com uma fusão das ideias dos jogos Poker Texas Hold'em e Truco.

Regras[editar | editar código-fonte]

O Strucker é um jogo onde 4 participantes se dividem em duplas que se sentam em lados opostos da mesa. Vence a dupla que obtiver 12 pontos.

Estrutura do Jogo[editar | editar código-fonte]

O Strucker utiliza todas as 52 cartas de um baralho completo (sem coringas). A carta mais forte no jogo é o ás, a segunda carta mais forte é o rei, e assim por diante (AKQJD98765432), até o 2, que é a carta mais fraca. No início do jogo é selecionado um participante para ser o "dealer". O "dealer" escolhido deve embaralhar as cartas e distribuí-las no sentido anti-horário, de duas em duas, até que cada participante receba seis cartas. Distribuídas as seis cartas para cada participante o dealer deve descartar uma carta do topo do baralho com a face para baixo e virar três outras cartas com a face virada para cima no centro da mesa (estas três cartas são chamadas de "flop"). São jogadas três rodadas. Em cada rodada os participantes descartam duas cartas viradas para cima. Vence a rodada o jogador que obtiver o melhor jogo de cinco cartas formado por qualquer combinação de cartas descartadas pelo jogador na rodada e aquelas abertas sobre a mesa. Na primeira rodada o jogador a começar é aquele a esquerda do "dealer". Cada jogador pode, na sua vez optar por "pedir strucker" que significa triplicar o valor da mão sendo jogada. O jogador, ao pedir strucker, deve esperar uma resposta da dupla adversária. A dupla pode recusar triplicar o valor da mão e descartar suas cartas, caso em que a dupla que pediu strucker ganha um ponto e outra mão se inicia. A dupla pode aceitar o strucker, fazendo a mão passar a valer três pontos. A dupla pode ainda "pedir seis", neste caso é a dupla que pediu strucker que tem a opção de sair da mão, perdendo três pontos, aceitar a mão de seis pontos ou pedir nove. A mão pode chegar a valer até doze pontos. A dupla que aceitar o strucker tem a opção de dobrar a aposta em qualquer rodada subsequente desde que seja sua vez de atuar. Uma vez que cada participante descartou suas duas cartas vence a rodada o participante que obtiver o melhor "jogo". Antes do início da rodada seguinte o "dealer" deve remover uma carta do topo do baralho com a face virada para baixo e virar outra com a face virada para cima (turn) ao lado do flop. A rodada se inicia pelo participante que venceu a rodada anterior e é jogada da mesma forma que a rodada anterior. Se a mesma dupla que venceu a primeira rodada vencer a segunda rodada ela será a vencedora da mão, ganhando um ponto (ou mais, se houve strucker). Se cada dupla vencer uma rodada o dealer deve queimar uma carta e virar outra (river) ao lado do turn e é disputada a última rodada, jogada como as anteriores. Obs: Em caso de empate na primeira rodada, é vencedora da mão a dupla que vencer a segunda rodada. Caso cada dupla vença uma rodada e a terceira resultar em empate é vencedora a dupla que venceu a primeira rodada.

Referências

O jogador Neymar da equipe do Santos é entusiasta do jogo, organizando diversos eventos em prol da promoção do novo jogo.

Classificação das jogadas[editar | editar código-fonte]

Jogada Jogada inglesa Descrição Combinações possíveis
1 Sequência Real Royal Straight Flush São 5 cartas seguidas do mesmo naipe até ao As. Royal Flush.png 4
2 Sequência de mesmo naipe Straight Flush São 5 cartas seguidas do mesmo naipe que não seja do 10 até ao As. Straight Flush.png 36
3 Quadra ou Poker Four of a kind São 4 cartas iguais. Poker.png 624
4 Full House ou Full Hand Full House or Full Hand São uma trinca e um par. Full.png 3.744
5 Flush ou Cor Flush São 5 cartas do mesmo naipe sem serem seguidas Flush.png 5.108
6 Sequência Straight São 5 cartas seguidas de naipes diferentes. Straight.png 10.200
7 Trinca ou Trio Three of a kind São 3 cartas iguais mais duas cartas diferentes. Three of a kind.png 54.912
8 Dois Pares Two Pairs São 2 pares de cartas. Two Pairs.png 123.552
9 Par One Pair São 2 cartas iguais e três diferentes. One Pair.png 1.098.240
10 Carta Alta High Card Ganha quem tiver a carta mais alta. No Pair.png 1.302.540

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]