Stuart Roosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Stuart Roosa
Astronauta da NASA
Nome completo Stuart Allen Roosa
Nascimento 16 de agosto de 1933
Durango, Colorado,
 Estados Unidos
Morte 12 de dezembro de 1994 (61 anos)
Falls Church, Virgínia,
 Estados Unidos
Ocupação anterior
Alma mater Universidade do Estado de Oklahoma em Stillwater
Universidade do Arizona
Universidade do Colorado em Boulder
Patente militar Coronel
Tempo no espaço 9 dias e 1 minuto
Seleção Grupo 5 da NASA 1966
Missões Apollo 14
Aposentadoria 1 de fevereiro de 1976
Prêmios Medalha de Serviço Distinto da NASA

Stuart Allen Roosa (Durango, 16 de agosto de 1933Washington, DC, 12 de dezembro de 1994) foi um astronauta norte-americano, comandante do módulo de comando da missão Apollo 14, a terceira missão tripulada à Lua.

Em seus anos anteriores à NASA, Roosa foi piloto de caça da base da força aérea em Langley e piloto de testes da Base Aérea de Edwards durante os anos 1960. Em 1966, foi selecionado para a equipe de astronautas da agência espacial.

Seu primeiro e único vôo espacial foi como tripulante da missão Apollo 14, junto aos astronautas Alan Shepard e Edgar Mitchell. Enquanto Shepard e Mitchell desciam na Lua, Roosa orbitou o satélite a bordo do módulo Kitty Hawk, realizando uma grande série de experiências.

Numa delas, ele levou ao espaço três sementes, que germinaram na volta para a Terra e foram plantadas através dos Estados Unidos, passando a ser conhecidas como “As Árvores da Lua”.

Stuart Roosa morreu aos 61 anos, no estado da Virgínia, de complicações provocadas por uma pancreatite, e foi sepultado no Cemitério Nacional de Arlington.

Ver também[editar | editar código-fonte]