Sua Alteza Ilustríssima

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ilustração de um coronel de Erlauchtkrone

Sua Alteza Ilustríssima (S.A.Ilmª) tratamento utilizado por vários membros da aristocracia europeia. Ele provém da palavra alemã Erlaucht ("Ilustre").

Uso[editar | editar código-fonte]

Antigo[editar | editar código-fonte]

Termo utilizado da palavra alemã-média Erlaucht modernamente (em alemão: erleuchtet), similar ao mais tarde pronome de tratamento Durchlaucht que foi reservado para os Reichsfürsten (Príncipes do Sacro Império Romano-Germânico).

Moderno[editar | editar código-fonte]

A partir da Idade Moderna, o estilo Erlaucht tem sido utilizado por membros de Famílias comitais (Reichsgrafen) os quais como a semelhança do Reichsfürsten, são ranqueados com o status de Imediatidade imperial. Estas famílias mantiveram isso após a mediatização alemã de 1802-1803, confirmado pelo Bundesversammlung da Confederação Alemã em 1828.

O estilo também foi adotado por ramos cadetes de algumas Famílias Principescas como Lippe-Biesterfeld[1] Colloredo-Mansfeld, Fugger, Khevenhüller, Salm, Schönburg, Starhemberg, Stolberg, Waldburg e Waldeck-Pyrmont. Famílias Condais Mediatizadas são entituladas Hochgeboren.

Por vezes é usada para traduzir a palavra russa Ssiatelstvo (Сиятельство), um estilo utilizado por membros de algumas famílias da aristocracia russa (também por vezes traduzido como Alteza Sereníssima).

Literatura[editar | editar código-fonte]

Heinz Gollwitzer, Die Standesherren, Göttingen ²1964. (em alemão)

Referências

  1. Vgl. Helmut Reichold, Bismarcks Zaunkönige, Paderborn 1977, S. 239.


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.