Sua Alteza Imperial e Real

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sua Alteza Imperial e Real (SAI&R), (em alemão: Kaiserliche und königliche Hoheit), é um tratamento duplo possuído por alguém que, através de nascimento, casamento ou outros detém dois tratamentos individuais, o de Alteza Imperial e Alteza Real.

Detenção de direito[editar | editar código-fonte]

Casa de Habsburgo[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Casa de Habsburgo

O tratamento "Sua Alteza Imperial e Real (SAI&R)" era usado pelos membros da casa de Habsburgo, que tinham os títulos "príncipe imperial" e "arquiduque da Áustria e príncipe real do Reino da Boêmia e do Reino da Hungria". Um exemplo disto é o contemporâneo príncipe Lorenzo da Áustria-Este e dos seus filhos que são membros da realeza belga, e reivindicam ser membros das realezas húngara, boêmia e da família imperial austríaca ao mesmo tempo, países que são repúblicas desde 1945. [nota 1]

Casa de Hohenzollern[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Casa de Hohenzollern

Foi usado pelo filho mais velho do imperador alemão, que era príncipe herdeiro do Império Alemão e príncipe herdeiro do Reino da Prússia, bem como por sua esposa.

O atual chefe da casa de Hohenzollern, Jorge Frederico da Prússia, recebe o tratamento de Alteza Imperial e Real',[3][4][5][6] como um sinal de respeito. No entanto, como todos os membros das antigas famílias nobres alemães, em lei, ele é considerado apenas um cidadão alemão, e como tal não tem oficialmente título algum.

Casa Romanov[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Casa Romanov

A grã-duquesa Helena Vladimirovna da Rússia, após seu casamento com o príncipe Nicolau da Grécia e Dinamarca, usou o tratamento de Alteza Imperial e Real.

Casa de Orléans e Bragança[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Casa de Orleães-Bragança

Devido à criação do título de Príncipe de Orleans-Bragança (1908), os membros da família imperial brasileira que descendem pela linha masculina de D. Gastão de Orléans, Conde d'Eu usam o título de Alteza Imperial e Real, com exceção do chefe da Casa Imperial, que perde a prerrogativa para o trono francês [carece de fontes?]. Contudo, há certa controvérsia sobre a validade de tal principado e estilo à família imperial brasileira, e acredita-se que tal estilo tenha, de fato, começado a ser usado por D. Pedro Henrique [carece de fontes?]. Tais títulos não têm reconhecimento legal no Brasil desde a proclamação da república, em 15 de novembro de 1889.[carece de fontes?]

Notas

  1. Os títulos reais e nobres foram abolidos da Áustria e da Hungria na lei de 3 de abril de 1919 chamada Adelsaufhebungsgesetz.[1] antiga casa de Habsburgo foi declarado ser "Habsburg-Lothringen" por uma decisão ministerial austríaca em 1957[2] e por um tribunal alemão (Landgericht Würzburg) a 16 de julho de 1958.

Referências

  1. [1]
  2. [2]
  3. de Badts de Cugnac, Chantal. Coutant de Saisseval, Guy. Le Petit Gotha. Nouvelle Imprimerie Laballery, Paris 2002, pp. 109–10 (francês) ISBN 2-9507974-3-1.
  4. Willis, Daniel A., The Descendants of King George I of Great Britain, Clearfield Company, 2002, p. 689
  5. Eilers, Marlene. Queen Victoria's Descendants. Rosvall Royal Books, Falkoping, Sweden, 1997. pp. 123, 172. ISBN 91-630-5964-9
  6. Genealogisches Handbuch des Adels, Fürstliche Häuser XIV. "Haus Preussen". C.A. Starke Verlag, 1997, p. 146.
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.