Sua Majestade Britânica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade(desde dezembro de 2014). Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Sua Majestade Britânica (abreviado como SMB) é uma variação do tratamento de Majestade, sendo usada desde 1707 (com o Tratado de União) para se referir aos monarcas britânicos (reis da Grã-Bretanha e posteriormente, a partir de 1800, do Reino Unido).[1] No século XIX, virou sinônimo do poderio britânico no mundo, usado na diplomacia e em tratados.[2] Este tratamento por conter um adjetivo que não se refere a qualquer patamar de nobreza, mas sim a uma nacionalidade é inferior ao tratamento puro de Majestade, e também, por exemplo, a variação de Majestade Sereníssima.

Exemplos de uso do tratamento[editar | editar código-fonte]

Em um passaporte britânico, o tratamento é usado para se referir ao monarca, na qualidade de chefe de estado do Reino Unido. Em tratados internacionais e também na diplomacia, que se faz sempre em nome do soberano, se usa também o mesmo estilo de "Sua Majestade Britânica", como se pode ver na designação das embaixadas daquele reino[3].

Referências

  1. «Her Brittanic Majesty's Embassy (Paris)» (em inglês). Royal Collection Trust. Consultado em 10 de abril de 2013 
  2. «Tratado de Paz, Aliança & Amizade». serpro.gov.br. Consultado em 10 de abril de 2013 
  3. «Majestade» (em português europeu). wikilingue. Consultado em 11 de abril de 2013 
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.