Suasa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Área arqueológica de Suasa, vista aérea
Área arqueológica de Suasa, vista da localidade Croce del Termine

Suasa foi uma antiga cidade romana localizada na actual comuna de Castelleone di Suasa, na província de Ancona, na localidade Pian Volpello, na margem direita do rio Cesano.

História[editar | editar código-fonte]

A sua fundação data do início do século III a.C., quando os Romanos, após a batalha de Sentino (295 a.C.), iniciaram a povoação da região Campo Gálico (território assim designado pela presença precedente dos gauleses sênones, correspondente às modernas províncias de Pesaro e Urbino e Ancona) com numerosas cidades como a de Suasa e adjacentes, como Sentino (Sassoferrato), Fórum Semprônio (Fossombrone), Ostra, Sena Gálica (Senigália), Fano de Fortuna (Fano).

Durante o século I a.C., Suasa torna-se-ia município, adquirindo maior autonomia administrativa e política. Já no século I, torna-se monumentalizada com a construção dos maiores edifícios públicos até agora conhecidos: o anfiteatro, o teatro e o fórum comercial. Dois séculos depois, assiste-se a um gradual declínio devido à crise económica e demográfica que assolava a península itálica. A 409 é atravessada pelo rei visigótico Alarico I, na sua deslocação para Roma, por ocasião do célebre saque.

Escavações[editar | editar código-fonte]

A 2007, a povoação encontra-se em escavações regulares, desde 1987, por parte do departamento de arqueologia da Universidade de Bolonha. Até à data, já foram reveladas numerosas estruturas públicas e privadas: o anfiteatro, o teatro, a Casa dos Coiedos (Domus dei Coiedii), uma residência tardo republicano adjacente, o fórum, a rua principal (cardo máximo), e a necrópole.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • POLVERARI, Alberto, Castelleone di Suasa, 1 Vicende storiche, ed. Tecnostampa, 1984
  • LEPORE, Giuseppe, Santa Maria in Portuno nella valle del Cesano, ed. Ante Quem, ISBN 88-7849-016-4

Fontes[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Suasa