Submachine (série)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Submachine, (Submáquina ou Máquina Submersa), é uma série de jogos no estilo point-and-click criada pelo arquiteto Polonês Mateusz Skutnik, sendo lançado em Setembro de 2005.

Embora o nome da série possa ser erroneamente traduzido do inglês como "submetralhadora", seu real significado se refere ao complexo de mecanismos e máquinas "subterrâneos" ou ocultos que tipicamente fazem parte dos ambientes do jogo e teoricamente compõem "a Submáquina" como um todo.

Em todos os jogos, o jogador controla um personagem não identificado que acorda no início de cada capítulo do jogo dentro de uma sala em algum lugar dentro das instalações da Submáquina, onde deve resolver diferentes puzzles e examinar as diferentes áreas do jogo de forma à escapar. A série foi bem recebida desde o lançamento, contando atualmente com 10 capítulos e quatro spin-offs (continuações não oficiais). Um desses spin-offs foi feito para um concurso do site Jayisgames e outro para o site da banda Future Loop Foundation, um dos spin-offs conta com salas feitas baseadas nas teorias criadas pelos seguidores da serie.

Numa entrevista com Igor Hardy, Mateusz Skutnik afirmou que “Esta série deve ir ao menos até Submachine 10. Após isso, eu não sei.”, Mateusz também escreve historias em quadrinhos com estilos artísticos similares aos vistos na série Submachine.

Jogos Submachine[editar | editar código-fonte]

Enredo Principal[editar | editar código-fonte]

  • Submachine 1: The Basement: Primeiro jogo da série, dando inicio ao enredo vago e misterioso da série.
  • Submachine 2: The Lighthouse:Jogo localizado no misterioso farol de Kent, onde Murtaugh (Citado na série como Mur ou M) trabalhou antes do farol ser enterrado.
  • Submachine 3: The Loop Diferente dos outros jogos, não possui menu ou items que podem ser coletados (com exceção do rastreador de coordenadas e uma folha verde), e conta com um numero infinito de salas, causando confusão em jogadores desatentos à mecanica de coordenadas que é extensivamente utilizada no jogo.
  • Submachine 4: The Lab: Após escapar do loop do jogo anterior, o jogador se encontra no laboratório onde Murtaugh conversa pela primeira vez com o jogador através de um terminal, neste jogo é introduzida a mecânica de portais, que seguem coordenadas do eixo tridimensional (X, Y e Z), o jogador deve utilizar os portais para chegar em regiões distantes da submaquina, revisitando algumas salas dos jogos anteriores.
  • Submachine 5: The Root: Neste jogo você trabalha para Murtaugh como um explorador da Submáquina, viajando para a raiz do complexo e utilizando a mecanica de teleportadores-raiz que possuem duas entradas onde o jogador pode encaixar as duas chaves que encontra em diferentes ordens para obter saídas diferentes dentro da raiz. O objetivo é encontrar "Cristais de Conhecimento" para fornecer energia a uma máquina de transporte.
  • Submachine 6: The Edge: Após ativar a maquina do jogo anterior o jogador é interceptado pelo sistema de defesa da Submáquina, onde o jogador consta como uma infecção no sistema, o objetivo é desativar as portas, bloqueios e por ultimo o Mainframe do sistema de defesa, deixando a Submáquina livre para exploração, o jogo conta com um item principal que permite ao jogador entrar na interface das varias redes internas da defesa.
  • Submachine 7:The Core:Você chegou ao centro da sub-rede, no Winter Palace (palácio de inverno), construído por Sir Henry O'Toole.O lugar está todo colapsado devido as ações dos portais de Mur. É revelado qual é o objetivo de Mur.
  • Submachine 8:The Plan:Seguindo Mur, viajando pelas 7 camadas de realidade para alcançar o templo da quinta camada.
  • Submachine 9:The Temple:Desenvolvimento começou em Outubro de 2013.
  • Submachine 10 The Exit: Mateusz Skutnik revela que esse será o último jogo da série no enredo principal. Seu desenvolvimento começou em abril de 2015 e terminou em dezembro do mesmo ano.

Suplementares[editar | editar código-fonte]

Comunidade[editar | editar código-fonte]

A série Submachine formou uma multidão de fãs. Esses fãs se reuniram no Pastel Forum, criado pelo desenvolvedor, onde desenvolveram diversas teorias acerca do jogo e sua história. Essas histórias são, de tempos em tempos, selecionadas e adicionadas no jogo Submachine Universe.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

A série recebeu vários prêmios, incluindo quatro da Jayisgames:

  • Melhor Jogo Casual 2007 – Point-and-Click (por

Submachine 4)

  • Melhor Jogo Casual 2009 – Aventura (por

Submachine 6)

  • Melhor Jogo Casual 2010 – Point-and-Click (por

Submachine 7)

  • 8ª Competição de Design de Jogos Casuais (por

Submachine: 32 Chambers)