Subversiva (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Subversiva"
Subversiva (canção)
Single de Manu Gavassi
do álbum Gracinha
Lançamento 24 de setembro de 2021 (2021-09-24)
Formato(s)
Gênero(s)
Duração 3:00
Idioma(s) Português
Gravadora(s) Universal
Composição
Produção Lucas Silveira
Cronologia de singles de Manu Gavassi
"Eu Nunca Fui Tão Sozinha Assim"
(2021)
"Gracinha"
(2021)
Vídeo musical
"Subversiva" no YouTube

"Subversiva" (estilizada como "sub.ver.si.va") é uma canção da cantora brasileira Manu Gavassi, gravada para seu quarto álbum de estúdio, Gracinha (2021). A canção foi escrita por Gavassi junto com seu produtor Lucas Silveira. Foi lançada em 24 de setembro de 2021, através da Universal Music, como segundo single oficial do álbum.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em 21 de agosto de 2021, Gavassi anunciou seu retorno à carreira musical através de seu Instagram, após 1 ano sem nenhum lançamento, desde "Deve Ser Horrível Dormir Sem Mim", com Gloria Groove. A primeira publicação continha apenas três datas, sendo a primeira delas, dia 27 de agosto de 2021, da qual foi lançada o primeir single de estréia da nova era, Eu Nunca Fui Tão Sozinha Assim. Numa outra publicação, a artista soltou pequenos trechos dos meses em que passou ausente das redes sociais - janeiro à agosto - contando a produção, momentos importantes e fragilidade ao longo desse tempo, dando a entender que um possível documentário ou vídeos explicativos estaria sendo associado ao novo álbum. Por enquanto não há confirmações.[1][2]. A segunda data, 24 de setembro de 2021, Gavassi lança seu segundo single "Subversiva", com direito à clipe e apresentação na mesma hora do lançamento no MTV MIAW 2021.[3][4]

Desempenho comercial[editar | editar código-fonte]

A canção estreou em 133° no TOP 200 das músicas mais tocadas do Spotify. No iTunes Brasil, alcançou o primeiro lugar da parada em todos os gêneros musicais e na categoria Pop. O videoclipe lançado 12 horas após o lançamento alcançou a marca de 400 mil visualizações em 24 horas no YouTube, tendo pico de 10º nos vídeos em altas da plataforma.

Apresentações ao vivo[editar | editar código-fonte]

Gavassi cantou a música pela primeira vez em 23 de setembro de 2021 no prêmio MTV Millennial Awards 2021.[5]

Históricos de lançamento[editar | editar código-fonte]

Região Data Formato Gravadora Ref
Mundo 24 de setembro de 2021 Universal [6]

Referências