Suely Vilela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Suely Vilela
Suely Vilela
Suely Vilela
Secretária municipal de Educação de Ribeirão Preto
Período 1 de janeiro de 2017
até 29 de Novembro de 2017
Prefeito Duarte Nogueira
Reitora da Universidade de São Paulo
Período 26 de novembro de 2005
até 25 de novembro de 2009
Antecessor(a) Adolpho José Melfi
Sucessor(a) João Grandino Rodas
Dados pessoais
Nascimento 22 de fevereiro de 1954 (70 anos)
Ilicínea, MG
Partido PSB (2009-2021)
PDT (2021-presente)
Profissão cientista, professora universitária

Suely Vilela Sampaio (Ilicínea, 22 de fevereiro de 1954) é professora universitária brasileira, ex-reitora da Universidade de São Paulo e filiada ao Partido Democrático Trabalhista (PDT).[1] Em 26 de novembro de 2005, Suely Vilela tornou-se a primeira mulher indicada para o cargo de reitora da USP em 71 anos de existência da Universidade. Em 2017, exerceu o cargo de Secretária municipal de Educação de Ribeirão Preto.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida em Minas Gerais, Suely foi criada na cidade paulista de Franca. Graduou-se em Farmácia (1974) e em Farmácia-Bioquímica (1975) pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Obteve os títulos de Mestre e de Doutor em Ciências, área de Bioquímica, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, onde também realizou o pós-doutorado.

Ingressou no Departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP) em 1977 e foi aprovada em concurso público para professor titular em 1996.

Atualmente é Professora Titular da FCFRP-USP e Bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 1, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É membro titular do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo. É membro da Academia de Ciências de Ribeirão Preto (cadeira 24), da Academia Nacional de Farmácia (cadeira nº 51) e da Academia Brasileira de Ciências, Artes, Historia e Literatura, como membro vitalício (cadeira 23), na condição de Acadêmica Efetiva-Imortal.

Recebeu inúmeros prêmios e distinções, entre os quais se destacam: a comenda do Mérito Farmacêutico, em 2006; o “Prêmio Excelência Mulher 2007”, a Medalha de Honra da Conferência de Reitores das Universidades Espanholas, Madrid, em 2009; a Medalha "Armando de Salles Oliveira", Universidade de São Paulo, em 2010; Prêmio Antônio Francisco de Paula Souza, IVEPESP, 2013 e a Medalha Imperatriz Leopoldina concedida pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, em 2015.

Exerceu diversos cargos no âmbito universitário nacional e internacional, entre os quais estão: Membro do Conselho Assessor Internacional das Universidades Iberoamericanas – Universia; Membro do Comitê Consultivo Internacional da Agência Acreditadora “Akredita” – Chile; Vice-presidente da “Red Iberoamericana de Incubadoras de Empresas”; Vice-presidente da “Unión de Universidades de América Latina y el Caribe” – UDUAL – Regional Brasil; Presidente do Comitê Executivo da “Red de Macrouniversidades Públicas de América Latina y el Caribe”; Membro do Conselho Administrativo da International Association of Universities – IAU e Diretora do Núcleo Internacional da USP com sede em São Paulo, coordenando as atividades internacionais da USP na América Central, América do Sul e África Subsaariana.

Exerceu vários cargos acadêmicos e administrativos, entre os quais se destacam o de Diretora da FCFRP-USP (1998-2001), o de Pró-reitora de Pós-graduação (2001-2005) e, o de Reitora da Universidade de São Paulo (2005-2009).

Atividades políticas[editar | editar código-fonte]

Em 2018, Suely disputou a eleição para deputada estadual, mas não conseguiu se eleger. Obteve 8.262 votos.[2]

Suely se candidatou à prefeitura de Ribeirão Preto, na eleição municipal de 2020. Suely recebeu 52.266 votos, 20% dos votos válidos e avançou ao segundo turno, no qual disputou contra o atual prefeito, Duarte Nogueira (PSDB), que alcançou 45% dos votos.[3]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.