Suely Vilela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Suely Vilela
Reitora da Universidade de São Paulo
Período 26 de novembro de 2005
até 25 de novembro de 2009
Antecessor(a) Adolpho José Melfi
Sucessor(a) João Grandino Rodas
Dados pessoais
Nascimento 22 de fevereiro de 1954 (63 anos)
Ilicínea, MG
Profissão cientista, professora universitária

Suely Vilela Sampaio (Ilicínea, 22 de fevereiro de 1954) é professora universitária brasileira, ex-reitora da Universidade de São Paulo. Em 26 de novembro de 2005, Suely Vilela tornou-se a primeira mulher indicada para o cargo de reitora da USP em 71 anos de existência da Universidade.

Nascida em Minas Gerais, mas criada na cidade paulista de Franca, graduou-se em Farmácia (1974) e em Farmácia-Bioquímica (1975) pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Obteve os títulos de Mestre e de Doutor em Ciências, área de Bioquímica, na Faculdade de Medicina de Ribeirão da USP, onde também realizou o pós-doutorado.

Ingressou no Departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP (FCFRP-USP) em 1977 e foi aprovada em concurso público para professor titular em 1996.

Atualmente é Professora Titular da FCFRP-USP e Bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 1, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É membro titular do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo. É membro da Academia de Ciências de Ribeirão Preto (cadeira 24), da Academia Nacional de Farmácia (cadeira nº 51) e da Academia Brasileira de Ciências, Artes, Historia e Literatura, como membro vitalício (cadeira 23), na condição de Acadêmica Efetiva-Imortal.

Recebeu inúmeros prêmios e distinções, entre os quais se destacam: a comenda do Mérito Farmacêutico, em 2006; o “Prêmio Excelência Mulher 2007”, a Medalha de Honra da Conferência de Reitores das Universidades Espanholas, Madrid, em 2009; a Medalha "Armando de Salles Oliveira", Universidade de São Paulo, em 2010; Prêmio Antônio Francisco de Paula Souza, IVEPESP, 2013 e a Medalha Imperatriz Leopoldina concedida pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, em 2015.

Exerceu diversos cargos no âmbito universitário nacional e internacional, entre os quais estão: Membro do Conselho Assessor Internacional das Universidades Iberoamericanas – Universia; Membro do Comitê Consultivo Internacional da Agência Acreditadora “Akredita” – Chile; Vice-presidente da “Red Iberoamericana de Incubadoras de Empresas”; Vice-presidente da “Unión de Universidades de América Latina y el Caribe” – UDUAL – Regional Brasil; Presidente do Comitê Executivo da “Red de Macrouniversidades Públicas de América Latina y el Caribe”; Membro do Conselho Administrativo da International Association of Universities – IAU e Diretora do Núcleo Internacional da USP com sede em São Paulo, coordenando as atividades internacionais da USP na América Central, América do Sul e África Subsaariana.

Exerceu vários cargos acadêmicos e administrativos, entre os quais se destacam o de Diretora da FCFRP-USP (1998-2001), o de Pró-reitora de Pós-graduação (2001-2005) e, o de Reitora da Universidade de São Paulo (2005-2009). Desde janeiro de 2017, é Secretária municipal de Educação de Ribeirão Preto.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.