James P. Sullivan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sulley)
James P. Sullivan

Personagem de Monsters, Inc. (franquia)
Informações gerais
Primeira aparição Monsters, Inc
Última aparição Universidade Monstros
Dobrador em
Portugal
Portugal Fernando Luís
Dublador no
Brasil
Brasil Mauro Ramos
Armando Tiraboschi

Estados Unidos John Goodman

Informações pessoais
Nome completo James P. Sullivan
Nome original James P. Sullivan
Nascimento 17 de Agosto
Idade 18 anos
Origem EUA
Língua original Inglês
Residência Monstrópolis
Características físicas
Espécie monstro
Sexo masculino
Família e relacionamentos
Família Bill Sullivan (pai)
Mrs. Sullivan (mãe)
Informações profissionais
Aparições
Série(s) Monsters at Work
Filme(s) Monstros S.A.
Universidade Monstros

James P. Sullivan, conhecido como Sulley é um dos dois protagonistas dos dois filmes Monstros S.A. de 2001 e seu sucessor Universidade Monstros de 2013, produzido pela Pixar Animation Studios. Durante a produção do primeiro filme, Sulley era para ser chamado Johnson porém durante a produção recebeu o nome James P. Sullivan, em homenagem ao general Lawrence Sullivan Ross.

Ele é um monstro verde ou azul e musculoso e o melhor empregado da Monstros S.A., onde ele trabalha com o seu assistente e melhor amigo Mike Wazowski. Sulley tem um talento especial para assustar sempre em concorrência com seu rival de trabalho Randall Boggs. O sucesso do primeiro filme permitiu a Pixar para fazer uma prequela, Universidade Monstros, que mostra Sulley como um estudante preguiçoso e arrogante se tornando rival e depois melhor amigo de Mike.

O personagem já apareceu em outras áreas relacionadas com a Monstros S.A., como um curta-metragem, jogos eletrônicos, publicidade, histórias em quadrinhos e inspirou toda uma linha de produtos. Ele ficou marcado em 7º personagem mais lucrativo em 2002, segundo levantamento da revista Forbes.[1]

Aparência[editar | editar código-fonte]

Sulley ou James P. Sullivan é um monstro gigante similar a um minotauro peludo com dois chifres na cabeça. Ele tem imensa massa de gordura e pelos azulados com manchas púrpuras. Seus pés e mãos possuem pequenas garras além de dentes afiados escondidos dentro da boca. Seu rabo é grosso e pontudo igual ao de um dinossauro. Ele mede 2,28 m e pesa 360 kg.

Referências

  1. BORGO, Érico. (29 de Setembro de 2003). Os 10 personagens mais lucrativos de 2002 Arquivado em 26 de outubro de 2007, no Wayback Machine. Acessado em 13 de Junho de 2007