Sumy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde abril de 2016).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Sumy (em ucraniano: Суми, em russo: Сумы) é uma cidade da Ucrânia e capital do Óblast de Sumy. Em 2004 sua população era de 283700 residentes.

História[editar | editar código-fonte]

Sumy foi fundada em 1652 na margem do rio Psel (um afluente esquerdo do rio Dnieper) como um fortaleza cossaca. Foi destinado a proteger a Ucrânia dos ataques dos tártaros da Crimeia. Após os ataques o território foi incorporado ao Império Russo, Sumy evoluiu para um importante centro econômico. Durante a ocupação alemã na Ucrânia durante a Segunda Guerra Mundial (1939–1945), Sumy sofreu danos pesados​​. A guerra acabou, partes destruídas da cidade foram reconstruídas novamente. Sumy tem sido uma cidade irmã de Celle, na Alemanha, desde 17 de janeiro de 1990.

A cidade costumava ser dividida em duas raions (distritos): Zarichny e Kovpak. No entanto, eles foram liquidados em 2006.

Clima[editar | editar código-fonte]

Sumy localiza-se no noroeste da Ucrânia, por isso, o clima é semelhante à cidade de Carcóvia (em ucraniano Ха́рків, Kharkiv e em russo Ха́рьков, Kharkov). Estamos perante um clima continental moderado: frio e neve no inverno e quente no verão. As temperaturas médias oscilam entre - 6º C em Janeiro e 20º C em Julho.

Cidades irmãs[editar | editar código-fonte]

Pessoas famosas de Sumy[editar | editar código-fonte]