Sun Ce

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde Fevereiro de 2008).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde março de 2010). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.
Sun Ce.

Sun Ce (175200)[1][2] foi um general e chefe militar da última época da Dinastia Han Oriental e da era dos Três Reinos na antiga China. Ele era o mais velho entre os cinco filhos e uma filha de Sun Jian, que foi morto em combate quando Sun Ce tinha apenas dezesseis anos. Sun Ce se separou do antigo senhor feudal de seu pai, Yuan Shu, e seguiu em direção ao sudoeste da China para estabelecer os seus poderes no local. Com a ajuda de vários homens capazes, incluindo Zhang Zhao e Zhou Yu, Sun Ce conseguiu estabelecer a fundação do Wu Oriental, no qual seu irmão mais jovem Sun Quan mais tarde passaria a ser o primeiro imperador. Após Sun Quan declarar-se como imperador, ele honrou Sun Ce postumamente com o título de Príncipe Huan de Changsha ("O príncipe diligente.").

Em 200, quando Cao Cao estava enfrentando Yuan Shao na decisiva Batalha de Guandu, rumores diziam que Sun Ce estava planejando um ataque contra Xuchang. Ele, porém, foi assassinado antes de conseguir realizar o plano,com três flechas em sua costa.

As Crônicas Dos Três Reinos descrevem Sun Ce como um belo e feliz guerreiro. Ele também era um homem generoso e receptivo que empregava pessoas de acordo com suas habilidades. Assim, seus soldados estavam dispostos a arriscar suas vidas por ele. Em uma carta ao Imperador Xian, um depreciador chamado de Xu Gong comparou Sun Ce a Xiang Yu, general renomado por derrubar a Dinastia Qin. Como Xiang Yu era conhecido como o Conquistador de Chu, Sun Ce passou a ser conhecido como o Pequeno Conquistador na cultura popular.

Referências

  1. O Sanguozhi mencionou que Sun Ce morreu aos 26 anos (por apuração de idade da Ásia Oriental no 5º ano da era jianiana (196-220) no reinado de Imperador Xian de Han. Quote from Sanguozhi vol. 46: (建安五年, ... 至夜卒,時年二十六。)
  2. de Crespigny, Rafe (2007). A biographical dictionary of Later Han to the Three Kingdoms (23–220 AD). [S.l.]: Brill. p. 764. ISBN 978-90-04-15605-0 
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.