Sunny (cantora)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Este é um nome coreano; o nome de família é Lee
Sunny
Sunny no FM Date em junho de 2015.
Informação geral
Nome completo Lee Soon-kyu
Também conhecido(a) como Sunny, Sun, DJ Sun, Choi Danshin, Aegyo Queen, Energy Pill, Sunny Bunny, Variety Show Queen
Nascimento 15 de maio de 1989 (26 anos)
Local de nascimento Los Angeles
 Estados Unidos
Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americano(a)
Coreia do Sul sul-coreano(a)
Gênero(s) Pop, R&B, Dance, K-pop
Ocupação(ões) Cantora, Dançarina
Instrumento(s) Vocais, Guitarra
Extensão vocal Soprano
Período em atividade 2007 – atualmente
Outras ocupações Atriz, modelo, MC, DJ
Gravadora(s) SM Entertainment
Afiliação(ões) Girls' Generation
SM Town
Lee Soo Man
Taeyeon
Página oficial Página oficial
Sunny
Nome em coreano
Hangul 써니
Romanização Revisada Sseoni
McCune-Reischauer Ssŏni
Nome de nascimento
Hangul 이순규
Hanja
Romanização Revisada I Sun-gyu
McCune-Reischauer I Sungyu

Lee Soon-kyu (Hangul:이순규, Hanja:李順圭) nasceu em 15 de maio de 1989, mais conhecida como Sunny, é uma cantora, dançarina, atriz, modelo, MC e DJ estadunidense. Ela é integrante do girl group sul-coreano Girls' Generation.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ela nasceu em Los Angeles, Califórnia, porém se mudou muito nova para Kuwait e logo após para a Coreia do Sul por causa da Guerra do Golfo. Ela tem 2 irmãs mais velhas (Lee Eun-kyu, Lee Jin-kyu). Ela é também a sobrinha de Lee Soo Man, o fundador da SM Entertainment. Faz aniversário no mesmo dia que as duas irmãs mais velhas e também sua mãe, as chances disso acontecer são muito raras.

Em 1998, Sunny entrou para a Starlight Entertainment e ficou em treinamento por cinco anos antes de transferir-se para a Starworld, onde se tornou integrante de um dueto chamado "Sugar", que nunca estreou.

Em 2007, ela foi indicada pela cantora Ayumi, transferindo-se para a SM Entertainment. Após nove meses de treinamento na SM, Sunny estreou como integrante do Girls' Generation no mesmo ano.

Seus apelidos são: DJ Sun, Sun, Sunny Bunny, Choi Danshin (a menor). Também é conhecida como "Aegyo Queen", por causa da sua capacidade de fazer gestos e vozes fofas. Estudou no Girl's High School Baehwa (배화 여자 고등학교). Seu "professor de canto" quando ainda em treinamento era o cantor Wheesung.

Consegue falar inglês e coreano fluente. Japonês e mandarim básico.

Carreira Musical[editar | editar código-fonte]

Girls' Generation[editar | editar código-fonte]

Ver também: Girls' Generation

Girls' Generation é um girl group formado pela empresa S.M. Entertainment em 2007. O girlgroup agora consiste em oito integrantes: Taeyeon, Sunny, Tiffany, Hyoyeon, Yuri, Sooyoung, Yoona e Seohyun, depois que a nona integrante Jessica foi removida do grupo.

Atividades solo[editar | editar código-fonte]

Durante sua carreira, Sunny lançou várias músicas para dramas de TV e filmes. Algumas são solos, outras são colaborações com outras integrantes do Girls' Generation e outros artistas.

Seus solos incluem "You Don't Know About Love" para o drama da SBS, chamado Working Mom (2008), "Finally Now" para o filme da IPTV, chamado Story of Wine (2009), "Your Doll" para Oh! My Lady (2010) da SBS, "The 2nd Drawer" pra o drama da MBC chamado The Queen Classroom (2013), e o seu solo mais recente que foi em 2014, "First Kiss" para a série Project Super Hero do Hwang Sung.

Seus duetos incluem "I Love You, I Love You" com Miryo do Brown Eyed Girls, "It's Me" com Luna do f(x) para o drama To the Beautiful You da SBS, and "It's Love" com Taeyeon, também integrante do Girls' Generation para o drama Heading to the Ground da MBC. e atmebém "Heart Throbbing" com Rooftop House Studio, lançada no dia 20 de abril 2015 pela gravadora coreana Label 1theK.

Suas outras colaborações incluem "S.E.O.U.L" com alguns dos integrantes da boyband Super Junior e algumas outras integrantes do Girls' Generation. E inclue "You Are A Miracle" com vários outros artistas para o SBS Music Awards: Friendship Project.

Compositora[editar | editar código-fonte]

Sunny compôs a música logo para sua rádio Sunny's FM Date na MBC FM4U. Sua composição foi escutada pela primeira vez na terceira parte do seu programa de rádio chamado FM Date, que foi ao ar em 12 de Maio de 2014.

Carreia de atriz[editar | editar código-fonte]

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Sunny foi escalada para os elencos de dublagem das versões coreanas para as animações Outback: Uma Galera Animal (2011) e Rio 2 (2014). Ela dublou as vozes das personagens Miranda e Jade, respectivamente.

Musicais[editar | editar código-fonte]

Em 2012, Sunny atuou como a personagem principal Brenda Strong, da produção coreana do musical da Broadway "Catch Me If You Can", desde o dia 28 de março até o dia 10 de junho, e novamente desde 14 de dezembro de 2012 até 9 de fevereiro de 2013 no Seongam Arts Center Opera House. Sua atuação foi muito elogiada pela mídia, e Sunny foi indicada como "Melhor Nova Atriz" no 6th Musical Awards.

Em 2014, Sunny atuou como Kathy Selden, a protagonista de uma produção da SM Entertainment do musical da Broadway "Singin' in the Rain". O musical ocorreu desde 5 de junho de 2014 até dia 3 de agosto de 2014 no Chungmu Art Hall in Seoul.

Carreira de apresentadora[editar | editar código-fonte]

Sunny no seu programa de rádio FM Date em outubro de 2015.

Apresentadora de rádio[editar | editar código-fonte]

Durante o começo de sua carreira, inciou como uma convidada fixa nos programas Kim Shinyoung’s Shim Shim Tapa (2007) e Taeyeon's Chin Chin Radio (2009), Sunny também foi co-DJ para o programa Chunji (2008) com Sungmin do Super Junior. Em maio de 2014, Sunny ser tornou DJ solo do seu próprio programa chamado FM Date da MBC.

Sunny no Melon Music Awards em 2010.

Apresentadora de TV[editar | editar código-fonte]

Ela co-apresentou um programa musical chamado The M com Kim Hyung Jun do SS501 e Im Seulong do 2AM mas teve que deixar o show por causa de sua agenda apertada. Sua última aparição como MC do programa foi em 4 de abril de 2010.

Em 2012, Sunny, junto com outras celebridade foi parte do “Music Island” da SBS MTV. Ela foi a MC principal do programa, sendo assim sua primeira vez como MC solo.

Sunny foi escolhida como uma dos apresentadores do “Serial Shopping Family” da JTBC. Sunny foi umas dos cinco MCs do programa, apresentado ao lado de Park Myung Soo, Park Jiyoon, Lee Young Ja, e Park Won. “Serial Shopping Family” estreou em 22 de agosto de 2015.

Apresentadora de eventos[editar | editar código-fonte]

Sunny ocasionalmente co-apresentou alguns programas como o Super Concert da MNet em 2008, Super Joint Concert na Thailand em 2013, e no RCY’s 60th Anniversary Celebration em 2013.

Ela também co-apresentou o evento MBC "Turn Up The Radio" em 2014, e o DMC Festival "Radio DJ Concert" em 2015 com o apresentador Bae Chul Soo.

Aparições em programas de variedade[editar | editar código-fonte]

Sunny na conferencia do Channel SNSD em 2015.

Ela foi uma participante fixa no Star Golden Bell até a música "Oh!" do Girls' Generation ser lançada.

Sunny ao lado de uma das integrantes do seu grupo chamada Yuri, foi umas participantes do Invincible Youth onde fizeram parte do G7, quem consistia em sete garotas de diferentes girlgroups coreanos. Durante o debut japonês do Girls' Generation e suas outras atividades, Sunny saiu do programa, junto com Yuri e Hyuna, do girlgroup 4minute, em junho de 2010.

No dia 27 de outubro de 2011, foi confirmado que Sunny retornaria para a segunda temporada do Invincible Youth, ao lado de outra integrante do Girls' Generation chamada Hyoyeon. Ela foi a única integrante do G7 original a voltar para a segunda temporada;

No dia 6 de julho de 2012, a empresa de Sunny, S.M. Entertainment, reportou para a mídia que a Sunny não participaria mais como integrante permanente ao lado das integrantes do G6 no Invincible Youth. No dia 7 de julho de 2012 foi transmitido o ultimo episodio de Sunny como integrante permanente do Invincible Youth.

No dia 11 de setembro de 2014, foi revelado que Sunny teria sido confirmada para a segunda temporada do programa Roommate, agora renomeado com o nome It's Okay, Roommate, que começou dia 21 de setembro de 2014.

Em 2015, Sunny participou de um programa chamado Channel SNSD, que foi o primeiro reality show estrelado e planejado pelas oito integrantes do grupo Girls' Generation. Tendo como temas principais: beleza, moda, estilo de vida e hobbies, o programa, transmitido pela OnStyle, mostrou os bastidores e as produções pessoais de cada integrante, assim como o convívio das oito integrantes.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Participações em trilhas sonoras e performances solo[editar | editar código-fonte]

Ano Título Canção Duração Artista
2008 SBS "Working Mom" You don't Know about 03:33 Solo
2009 IPTV "Story of Wine" Finally Now 04:11 Solo
2009 MBC "Heading To The Ground" It's Love 04:15 Dueto com Taeyeon
2010 SBS "Oh! My Lady" Your Doll 03:49 Solo
2012 Miryo A.K.A JoHoney I Love You, I Love You 04:10 Dueto com Miryo
2012 SBS To The Beautiful You It's Me 03:42 Dueto com Luna
2013 MBC "The Queen's Classroom" The 2nd Drawer 03:45 Solo
2014 Hwang Sung Je's 'Super Hero' project First Kiss 03:24 Solo
2015 Heart Throbbing Heart Throbbing 03:35 Com Rooftop House Studio


Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Outras notas
2012 Koala Kid: Birth of A Hero Miranda (voz em off) Versão coreana
2012 I AM. – SM Town Live World Tour in Madison Square Garden Ela mesma Filme biográfico sobre a SMTown.
2014 Rio 2 Jewel (voz em off) Versão coreana
2015 SMTown The Stage Ela mesma Filme documentário sobre a SMTown.

Dramas[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2008 Unstoppable Marriage Bulgwang-dong
2009 Tae-Hee, Hye-Kyo, Ji-Hyun! Sunny
2011 Sazae-san: Special 3 Sunny

Shows de variedades[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2009 Flower Boys Generation Com Jessica e Hyoyeon
2009 Star Golden Bell Ela mesma
2009 Horror Movie Factory Com outras integrantes (exceto Yoona)
2009 Girls' Generation's Hello Baby Com demais integrantes
2009-

2010

The M Co-apresentadora com Kim Hyung-jun do SS501 e Seulong do 2AM
2009-

2010

Invincible Youth Com Yuri
2011 Running Man Convidada no episódio 39 com Yoona
2011-

2012

Invincible Youth 2 Juntamente com Hyoyeon
2012 Music Island MC Principal
2014 Roommate 2 Ela mesma
2015 Channel SNSD Com as demais integrantes

Participações em vídeos musicais[editar | editar código-fonte]

Ano Título da canção Artista
2008 ''Cooking? Cooking!'' Super Junior-Happy
2009 ''S.E.O.U.L.'' Super Junior e Girls' Generation

Radio show[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2008 Reckless Radio DJ
2014 - 2015 FM Date DJ

Teatro[editar | editar código-fonte]

Ano Título Tipo Papel
2012 Catch Me If You Can Musical Brenda
2014 Singin' in the Rain Musical Kathy Selden

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Trabalho nomeado Resultado
2010 Mnet 20's Choice Awards Hot Female Multitainer Indicado
2012 The 6th Musical Awards Best New Actress Catch Me If You Can
2013 The 19th Korean Musical Awards
2014 MBC Entertainment Awards Rookie Radio DJ Award[1] Sunny's FM Date Venceu

Referências

  1. "Winners of The 2014 MBC Entertainment Awards". Soompi. December 29, 2014. Consult. January 9, 2015. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sunny (cantora)