Super Mario 64

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Super mario 64)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Super Mario 64
Capa norte-americana
Desenvolvedora(s) Nintendo Entertainment Analysis & Development
Publicadora(s) Nintendo
Diretor(es) Shigeru Miyamoto
Yoshiaki Koizumi
Takashi Tezuka
Produtor(es) Shigeru Miyamoto
Programador(es) Hajime Yajima
Daiki Iwamoto
Toshio Iwawaki
Compositor(es) Koji Kondo
Plataforma(s) Nintendo 64
Série Super Mario
Conversões/
relançamentos
iQue Player
Data(s) de lançamento
  • JP 23 de junho de 1996
  • AN 29 de setembro de 1996
  • EU 1 de março de 1997
Gênero(s) Plataforma
Modos de jogo Um jogador
Super Mario World 2:
Yoshi's Island
Super Mario Sunshine

Super Mario 64 (スーパーマリオ64, Sūpā Mario Rokujūyon?) é um jogo eletrônico de plataforma desenvolvido e publicado pela Nintendo. Foi um dos primeiros jogos do Nintendo 64 e o carro-chefe do console, impulsionando a venda do videogame. Foi lançado primeiramente no Japão em 23 de Junho de 1996, depois chegou aos Estados Unidos em 29 de Setembro do mesmo ano e à Europa no dia primeiro de Março de 1997. O jogo foi o primeiro a ser desenvolvido em três dimensões da série Mario, e apesar de não ser o primeiro jogo em 3D da história, Super Mario 64 revolucionou o gênero, da mesma forma que Super Mario Bros. ditou a regra para os jogos de plataforma em duas dimensões.

Na mudança dos gráficos em 2D para 3D, Super Mario 64 substituiu os clássicos obstáculos lineares pelos vastos mundos tridimensionais onde o objetivo é coletar alguns itens especiais — neste caso, estrelas — que são ganhas depois de se explorar a fase ou cumprir tarefas específicas. A grande façanha do novo jogo desenvolvido pelos técnicos da Nintendo foi preservar o aspecto dos antigos jogos do Mario, incluindo muito da jogabilidade anterior juntamente com os excelentes gráficos e vastos mundos a serem explorados.

Super Mario 64 é aclamado como um marco na história, sendo considerado por muitos jogadores como um dos melhores jogos de todos os tempos, com mais de onze milhões de cópias vendidas em todo mundo.[1][2] No jogo, o jogador controla Mario, que explora o castelo da Princesa Peach e deve resgatá-la do vilão Bowser. Uma nova versão melhorada do jogo chamada Super Mario 64 DS foi lançada para o Nintendo DS em 2004.

História[editar | editar código-fonte]

O jogo começa quando a princesa Peach convida Mario para comer seu bolo. Quando o encanador chega no castelo de Peach descobre que Bowser já chegou lá, e seus monstros roubaram as 120 estrelas do poder do castelo e as esconderam em quadros. Cabe a Mario recuperar as 120 estrelas e salvar a Princesa.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Mario deve coletar as estrelas do poder que estão espalhadas por todo o castelo da Princesa. São 120 estrelas no total, e apenas 70 são necessárias para chegar ao final do jogo. Porém, ao terminar o jogo com todas as 120 estrelas, o jogador tem um final surpresa.

Em cada uma das 15 fases do jogo há sete estrelas, que podem ser obtidas: cumprindo algum objetivo da fase, ou coletando as 8 moedas vermelhas da fase ou ainda acumulando 100 pontos em moedas (sendo que: amarela = 1 ponto; vermelha = 2 pontos; azul= 5 pontos). Há também no castelo diversas fases secretas, que somam mais 15 estrelas às 105 das fases normais.

Para ter acesso a uma fase, o jogador deve explorar todos os cantos do castelo, procurando por quadros na parede ou buracos estratégicos, que dão acesso àquelas. Cada uma das fases é um mundo em particular, com seu cenário próprio e vilões/inimigos característicos, além de amigos que ajudarão Mario quando necessário.

Movimentos[editar | editar código-fonte]

Mario pode desenvolver uma variedade imensa de movimentos, tais como: andar, correr, saltar, bater, abaixar, rastejar e nadar. A combinação dos botões faz Mario se movimentar de diversas maneiras.

O salto, principal característica do Mario nos primeiros jogos da série, recebeu uma atenção especial dos programadores. Ele pode executar vários saltos diferentes: Salto comum, Salto duplo, Salto triplo, Salto reverso, Salto mortal, Salto em distância, "Ground pound" (esmagar o chão) e "Wall kick" (pular em uma parede e usá-la como impulso para pular novamente, subindo mais alto).

Mario possui seis formas de ataque: Soco, Sequência de socos, Pontapé (no ar), Rasteira, Deslizar e Voadora.

Outra característica do jogo é que Mario tem a habilidade de carregar ou se utilizar de objetos à sua disposição (blocos) para resolver os quebra-cabeças e chegar às estrelas, seja para alcançar plataformas altas ou simplesmente atingir um inimigo.

Há quatro tipos de blocos suspensos no ar, nos quais Mario pode bater com a cabeça (como nos antigos jogos), cada um dando uma habilidade diferente ao Mario. Estas habilidades são temporárias, e disponíveis apenas quando se está usando um dos Caps.

  • O Bloco Amarelo não fornece nenhuma habilidade, mas fornece itens valiosos como: moedas, cascos Koopa e, às vezes, até estrelas;
  • O Bloco Vermelho fornece o Wing Cap. Com ele Mario pode voar (planar). Para acioná-lo, basta fazer um salto triplo ou atirar-se de um canhão;
  • O Bloco Verde fornece o Metal Cap. Ele dá um corpo metálico ao Mario, o que faz com que ele fique invencível, destruindo os inimigos nos quais toca, e também o permite caminhar debaixo d'água, essa última função sendo usada principalmente para pisar em botões que não se pisaria no modo normal;
  • O Bloco Azul faz surgir o Vanish Cap. Ele torna Mario transparente e o torna imune a golpes de inimigos e também possa atravessar determinadas grades e paredes.

Câmera[editar | editar código-fonte]

A visão do jogo é terceira pessoa, o jogador vê o personagem geralmente à distância e de costas. Mas a câmera pode ser controlada, movendo-a para a esquerda ou direita, aproximando ou afastando do Mario, e alternando entre visão em terceira e primeira pessoa (assim, o jogador pode olhar para Lakitu, que faz papel de cameraman, seguindo e filmando Mario ao vivo).

Medidor de energia[editar | editar código-fonte]

Este medidor indica a energia vital de Mario. O medidor varia entre quatro cores (azul - verde - amarelo - vermelho) de acordo com a quantidade de energia que ele tem. Esse medidor pode ser preenchido ou esvaziado conforme o que acontece. Por exemplo: quando Mario encosta em um inimigo, é acertado por uma explosão, cai de muito alto ou encosta na lava/água muito gelada, sua energia cai para um certo nível. Quando Mario está na água ou começa a pegar fogo, sua energia cai continuamente. Quando Mario retorna à superfície após estar na água (com exceção da água em mapas com temática de neve), corre sobre algum coração ou coleta moedas, sua energia é completada.

Sequências e remakes[editar | editar código-fonte]

  • Super Mario Sunshine foi desenvolvido para o GameCube, baseado totalmente no Super Mario 64, com algumas modificações.
  • Super Mario 64 DS, remake para o Nintendo DS apresentando Mario, Luigi, Yoshi e Wario como personagens jogáveis, além de vários extras.
  • Super Mario Galaxy, jogo inovador que se passa no espaço. Diferente dos outros jogos de Mario, esse não lançou junto com o novo console da Nintendo, o Wii. Foi lançado no dia 12 de novembro de 2007.
  • Uma seqüência planejada, chamada "Super Mario 64 2", foi feita para o cancelado Nintendo 64DD, que nunca chegou a ser lançado.

Nintendo DS[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Super Mario 64 DS

Super Mario 64 foi readaptado em 2004 para o portátil de duas telas da Nintendo, o Nintendo DS. Vários elementos da jogabilidade foram modificados, como a possibilidade de Luigi, Wario e Yoshi serem usados no lugar de Mario como personagem principal. Cada um possui suas habilidades características, como a força de Wario e a leveza de Luigi. A configuração do Castelo mudou um pouco, na parte exterior e interior, bem como algumas criaturas. A quantidade de coelhos para serem pegos aumentou bastante, devido aos minigames que podem ser destravados ao longo do jogo. O número de estrelas a serem obtidas aumentou, e a forma como elas isso é feito também. Algumas exigem que um personagem específico as conquistem. Outra mudança é o mapa na tela de baixo do DS, cujas principais funções são facilitar a localização da estrela, indicar o status do jogador (número de estrelas conquistadas, vidas etc.), ajustar a câmera e mover o personagem se o jogador desejar.[3]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Super Mario 64 é considerado um marco na história dos jogos eletrônicos. Ganhou inúmeros prêmios, incluindo várias honras de "Jogo do Ano" por especialistas da área de videogame. Ainda hoje é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos. O discurso de Warren Spector, diretor da Ion Storm Inc., resume o sentimento de todos frente ao jogo: "É impossível juntar tanta jogabilidade e ação num só jogo. Mario tem, vamos dizer, dez movimentos diferentes e não há nunca momento algum em que você se sinta limitado. Nenhum jogo jamais fez tal planejamento de metas, possibilitando ao jogador traçar planos antes de executá-los. E o modo como o jogo permite explorar diversas vezes o mesmo cenário enquanto revela uma coisa nova a cada instante é incrível. Qualquer programador que não teria matado alguém para fazer um jogo desses é um maluco".

O site IGN incluiu o jogo na sua lista de dez mais influentes jogos de todos os tempos.[4]

Legado[editar | editar código-fonte]

Super Mario 64 estabeleceu novos parâmetros para outros jogos em 3D. Entre eles, o uso de uma câmera livre. Os programadores do jogo criaram um Lakitu operador de câmera que segue Mario por todo o jogo, mas que só pode ser visto quando Mario se olha no espelho, ou no início e fim do jogo. Toda a perspectiva do jogo é passada pela lente da câmera, como se alguém o estivesse filmando.

O controle do Nintendo 64 também foi outra revolução. Contando com o Analog Joystick, o jogador pode mover Mario de uma forma mais ampla e realista do que com os antigos controles de videogame.

Referências

  1. «Super Mario 64 sales vgchartz». 04 de junho de 2016. Consultado em 13 de julho de 2016  Verifique data em: |data= (ajuda)
  2. «Ownt.com - Game Stats». 21 de fevereiro de 2006. Consultado em 13 de julho de 2016 
  3. «Super Mario 64 DS Review». Consultado em 13 de julho de 2016 
  4. [1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]