Superbook

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Superbook
アニメ 親子劇場 (Anime Oyako Gekijō)
Gênero Religioso
Anime
Direção Masakazu Higuchi
Estúdio Tatsunoko
Emissoras de TV Japão TV Tokyo/Estados Unidos CBN
Emissoras lusófonas Brasil Ulbra TV, Rede Vida, SBT, Record, Rede Gênesis
Exibição original 1 de outubro de 1981 – 29 de março de 1982
Nº de episódios 26
Anime
Direção Masakazu Higuchi
Estúdio Tatsunoko
Emissoras de TV Japão TV Tokyo/Estados Unidos CBN
Emissoras lusófonas Brasil Ulbra TV, Rede Vida, SBT, Record, Rede Gênesis
Exibição original 4 de abril de 1983 – 26 de setembro de 1983
Nº de episódios 26
Trabalhos relacionados
Superbook (III)
Wikipe-tan face.svg Portal Animangá

Superbook, também conhecida como Animated Parent and Child Theatre (アニメ 親子 劇場, Anime Oyako Gekijō ), é uma série anime produzida pela Tatsunoko no Japão , em conjunto com a Christian Broadcasting Network, nos Estados Unidos .

A série narra os acontecimentos do Antigo e Novo Testamento da Bíblia em sua temporada de 52 episódios. Os primeiros 26 episódios foram exibidos a partir de 01 de outubro de 1981 a 29 de março de 1982. A série retornou como Superbook II (パソコン トラベル 探偵 団, Pasokon Toraberu Tanteidan, com 26 episódios ao ar a partir de 04 de abril de 1983 a 26 de setembro de 1983. Entre ambas as séries na primeira foi a série The Flying House. A Christian Broadcasting Network está produzindo uma série Superbook nova, feita totalmente em CGI e já lançou o primeiro episódio.

A série original foi ao ar na TV Tokyo, CBN Cable (agora ABC Family) e por redifusão. Foi vista anteriormente na Trinity Broadcasting Network, mas atualmente está fora da grade de programação. Agora pode ser vista na rede cristã Smile of a Child em formato digital. Também está em exibição atualmente na NRB Network (National Religious Broadcasters) e no Gospel Channel do Reino Unido. A versão espanhola pode ser vista em diferentes estações em língua espanhola como a chilena TV Station, UCV Televisión. Também foi transmitido nas Filipinas pela DZBB-TV e Zoe TV-11 (Agora Q).

O conceito de um menino, uma menina e um robô que viajam juntos através do tempo foi explorado anteriormente na série da Tatsunoko, Time Bokan. No entanto, não existem vilões nesta série, ou na referida série, Flying House.

No Brasil, o anime dos anos 80 já foi exibido pelo SBT, Rede Record, Rede Vida, Rede Gênesis e Ulbra TV, porém o anime tornou-se obscuro, sem muitas divulgações. Recentemente, a série nova, feita em 3D, foi adquirida pelo SBT, e está sendo exibido nas manhãs de sábado, dentro do Sábado Animado.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Na primeira série a história começa quando Christopher Peeper (Sho Azuka em japonês) descobre uma bíblia mágica chamada de "Superlivro" (também chamado de "Grande Livro" em alguns episódios) enquanto estava encarregado de organizar os livros de seu pai juntamente de sua amiga Joy (Azusa Yamato). O Superlivro fala com ele e o manda juntamente de Joy e Gizmo (Zenmaijikake) de volta no tempo até os primeiros eventos do Antigo Testamento.

Os episódios da primeira temporada mostram o decorrer do avanço dos principais fatos da bíblia a cada época, desde o banimento de Adão e Eva do jardim do Éden até o nascimento de Jesus Cristo. O último episódio mostra a conversão de Paulo em apóstolo.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Primeira série
  • Christopher "Chris" Peeper (Sho Asuka) - O principal personagem da primeira série, filho do Professor Fred Peeper. É um garoto preguiçoso que não gosta da escola e muitas vezes desobedece o pai. No entanto nas aventuras do Superlivro ele sempre aprende a lição após se deparar com os desafios dos personagens bíblicos. Ele é muito ingênuo e normalmente faz o papel cômico nos episódios.
  • Joy (Azusa Yamato) - A vizinha e melhor amiga de Chris. Ela é mais consciente que Chris e se importa com ele em seus estudos. Ela tem um temperamento doce, mas se irrita algumas vezes quando Chris chateia ela. Ela sempre o acompanha nas aventuras do Superlivro. Muitas vezes olha com ciúmes quanto as mulheres que Chris se apaixona como Eva ou Rebeca, embora nada tenha sido levado a um namoro.
  • Gizmo (Zenmaijikake) - É o robô de brinquedo de Chris movido a corda, mas que ganha vida própria nas histórias do Superlivro. Ele sempre acompanha Chris e Joy nas aventuras geralmente tentando salvá-los do perigo, porém quase sempre falha. Por ser movido a corda ele frequentemente para de funcionar quando sua a corda para de girar, fazendo Chris ou Joy serem obrigados a darem corda nele para ele voltar a funcionar.
  • Professor Fred Peeper (Professor Asuka) - O pai de Christopher. Um excêntrico e inteligente cientista, que normalmente aparece no começo e fim dos episódios. Ele desconhece as aventuras que Chris e Joy vivem no Superlivro. É desconhecido se ele é viúvo ou divorciado, pois sua esposa nunca foi mencionada no anime.
  • Ruffles (Kikyomu) - A cachorrinha de estimação de Chris, uma pequena Yorkshire terrier. Na dublagem antiga da BKS era chamada de "Adônis" e era um cachorro macho.
Série moderna
  • Christopher "Chris" Quantum - Ao contrário da série anterior, nesta versão Chris é um pré-adolescente. Adora andar de skate, jogar vídeo-games e tocar guitarra em sua banda de garagem. Ele juntamente de Joy e Gizmo viajam pelas histórias do Superlivro aprendendo lições através dos personagens bíblicos.
  • Joy Pepper - A melhor amiga de Chris, e tal como ele também é uma pré-adolescente nesta versão. Sempre acompanha Chris e Gizmo nas aventuras do Superlivro.
  • Gizmo - Nesta série está bem diferente da versão clássica. É um robô tanto na realidade quanto nas histórias do Superlivro. Foi construído pelo Professor Quantum para proteger Chris, embora não demonstre tal competência pra isso. Ele também passou a ter um papel mais cômico e desajeitado.
  • Professor Crispin Quantum - O pai de Chris. Ao contrário da série anterior é mais jovem e é um inventor tendo seu próprio laboratório de pesquisas da mais alta tecnologia.
  • Phoebe Quantum - A mãe de Chris e esposa do Professor Quantum.
Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.