Superman: Red Son

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Superman: Red Son

Capa do Superman: Red Son TPB
Editora(s) Estados Unidos DC Comics
Formato de publicação Minissérie
Primeira edição 2003
Edições 3
Argumento Mark Millar
Colorista(s) Paul Mounts
Letrista(s) Ken Lopez
Arte-finalista(s) Dave Johnson
Andrew Robinson
Walden Wong
Killian Plunkett
Editor(es) Anton Kawasaki
Mike McAvennie
Maureen McTigue
Tom Palmer Jr.
Personagens principais Superman
Mulher-Maravilha
Batman
Lex Luthor
Local da acção RSS da Ucrânia
União Soviética
Época da acção 19532001
Periodicidade Mensal
ISBN Red Son
ISBN 1-4012-0191-1
Deluxe Edition
ISBN 1-4012-2425-3

Superman: Red Son (Superman: Filho Vermelho, em tradução literal), também conhecido como Superman: Entre a Foice e o Martelo, é uma minissérie de quadrinhos publicada pela DC Comics lançada sob a marca Elseworlds em 2003.[1][2] O autor Mark Millar criou a história em quadrinhos com a premissa "e se o Superman tivesse sido criado na União Soviética?". Ele recebeu elogios da crítica e foi indicado ao Eisner Award de 2004 para melhor série limitada.

A história mistura versões alternativas de super-heróis da DC com versões de realidade alternativa de figuras políticas reais, como Joseph Stalin e John F. Kennedy. A série abrange aproximadamente 1953–2001, exceto por um epílogo futurista.

Em Red Son, a nave do Superman pousa em uma fazenda coletiva ucraniana, e não no Kansas, uma razão implícita sendo uma pequena diferença de tempo (algumas horas) em relação à linha do tempo original, o que significa que a rotação da Terra colocou a Ucrânia no caminho da nave em vez do Kansas. Em vez de lutar por "...verdade, justiça e American way", Superman é descrito nas transmissões de rádio soviéticas "...como o herói do trabalhador comum que luta uma batalha sem fim por Stalin, socialismo e a expansão internacional do Pacto de Varsóvia". Sua "identidade secreta" (ou seja, o nome que seus pais adotivos deram a ele) é um segredo de Estado.

História da publicação[editar | editar código-fonte]

As ideias que compunham a história foram formadas em um longo período de tempo. Millar declarou:

Red Son se baseia em um pensamento que passou pela minha cabeça quando li o Superman #300 aos seis anos de idade. Era uma história imaginária em que a Nave Kryptoniana do Superman havia pousado em águas neutras entre os EUA e a URSS e os dois lados estavam correndo para reivindicar o bebê. Como uma criança crescendo às sombras da Guerra Fria, a noção do que poderia ter acontecido se os soviéticos o alcançassem primeiro parecia fascinante para mim. À medida que envelheci comecei a montar tudo e, pela primeira vez, lancei algo para DC, quando eu tinha 13 anos — embora estivesse de uma forma muito "crua", é claro, e meus desenhos não eram muito bons.[3]

Em 1992 ele já havia desenvolvido muitos dos pontos da trama:

Em vez de aterrissar no Kansas quando criança, decidi explorar o que poderia ter acontecido se o foguete aterrissasse em uma fazenda coletiva na União Soviética. Em vez de trabalhar para o Planeta Diário, ele seria repórter do Pravda. Há uma inversão da situação atual, desta vez os Estados Unidos que está se separando da Geórgia e a Louisiana exigindo independência - tanques rodando pelas ruas de Nova Orleans. Vou incluir diversos de personagens da DC, como Batman e Lanterna Verde - que você verá sob uma nova luz.[4]

Grant Morrison deu entrevistas sobre dar ao seu bom amigo Mark Millar a ideia de enviar Superman de volta ao passado, como foi usado no final de Red Son.[5]

Certas imagens da série são tiradas de capas ou painéis de quadrinhos famosos da DC. Uma imagem da primeira edição faz referência à pose de Superman na capa do Superman #1. Além disso, uma iamgem mostrando os distúrbios nos EUA imita a famosa capa da Action Comics #1.

História[editar | editar código-fonte]

Nos anos 50, a União Soviética revela que sua mais nova posse é o Superman. A repentina revelação de um alienígena superpoderoso sob controle soviético causa pânico nos Estados Unidos, mudando o foco da corrida armamentista da Guerra Fria de armas nucleares para super-humanos. O agente da CIA Jimmy Olsen recruta Lex Luthor, um cientista empregado pelo S.T.A.R. Labs, para destruir o Superman. O primeiro ato de Luthor é fazer com que o Sputnik 2 caia em direção a Metrópolis. Depois que Superman desvia o satélite da cidade, Luthor recupera seu material genético e cria um clone monstruoso de Superman, a quem Lex Luthor chama Superman 2.

Enquanto isso, Superman conhece a Mulher Maravilha em uma festa diplomática, e ela fica apaixonada por ele. Pyotr Roslov (Pete Ross), chefe do NKVD e filho ilegítimo de Joseph Stalin, está zangado com o fato de Superman ter desviado a atenção de seu pai e ter encerrado suas chances de avançar no regime soviético. Pyotr atira em um casal dissidente na frente de seu filho por imprimir propaganda anti-Superman. Stalin morre de envenenamento por cianeto, e Superman inicialmente recusa o comando do Partido Comunista. No entanto, um encontro casual com Lana Lazarenko, sua namorada de infância, muda sua ideia. Superman escolhe usar seus poderes para o bem maior e transformar seu país em uma utopia.

O governo dos EUA envia o "Superman 2" para enfrentar o Superman, e seu duelo causa um lançamento acidental de mísseis nucleares na Grã-Bretanha. O clone se sacrifica para salvar milhões. Luthor mata sua equipe de pesquisa no STAR Labs e funda a LuthorCorp, dedicando sua vida à destruição do Superman.

Em 1978 os Estados Unidos estão à beira do colapso social enquanto a próspera União Soviética expandiu pacificamente sua influência para quase todos os cantos do globo. O custo desse progresso é uma violação maior das liberdades individuais, com o Superman rapidamente se tornando uma figura do Grande Irmão, e a introdução de uma técnica de cirurgia cerebral que transforma dissidentes em drones obedientes, ou "Superman Robots". Superman agora trabalha com a Mulher Maravilha para salvar vidas e governar o Estado soviético. A Mulher Maravilha se torna cada vez mais apaixonada pelo Superman, mas ele a considera simplesmente como uma camarada, e não percebe seu amor por ele.

Luthor planeja encolher Moscou, mas esse plano falha quando Brainiac, seu colaborador, encolhe Stalingrado. Superman intervém e recupera a unidade central de processamento de Brainiac e a pequena cidade, pondo fim à cooperação entre Brainiac e Luthor. Ele é incapaz de restaurar Stalingrado e seus habitantes ao tamanho adequado. Isso se torna seu único fracasso e uma fonte de grande culpa.

O terceiro plano de Luthor envolve o vigilante Batman, que era o menino órfão de Pyotr. Batman une forças com LuthorCorp e Pyotr, agora chefe da KGB. Eles capturam a Mulher Maravilha e a usam como isca para o Superman na esperança de minar seus poderes com raios que imitam a luz do planeta natal do Superman. O plano funciona, mas Superman convence a Mulher Maravilha a se libertar do laço com o qual está amarrada e a destruir os geradores que acionam as lâmpadas que emitem a energia solar. Ela o faz, ferindo-se gravemente no processo, mas as lâmpadas param de funcionar e os poderes do Superman retornam. Com medo de que o Superman fosse lobotomizá-lo e transformá-lo em um robô, Batman se mata como um mártir de sua causa. Pyotr é transformado em um robô do Superman e a Mulher Maravilha não tem mais sentimentos pelo Superman, pois mostra pouco ou nenhum respeito por sua condição de ferida.

Adaptação em animação[editar | editar código-fonte]

Foi anunciado em janeiro de 2019 que uma adaptação em vídeo estava em desenvolvimento como parte da linha de Filmes Animados Originais da DC. No final de 2019, foi revelado o trailer da animação com o lançamento em 25 fevereiro de 2020 no formato digital e em 17 de maio de 2020 em DVD 4K Ultra HD e Blu-Ray.[6][7]

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Superman: Red Son».

Referências

  1. Hakin, Matt (6 de agosto de 2011). «SquabbleBox.co.uk – Entertainment Under Attack THE COMIC COMPENDIUM #3: Superman: Red Son (2003) - SquabbleBox.co.uk - Entertainment Under Attack». squabblebox.co.uk. Consultado em 22 de setembro de 2019 
  2. Millar, Mark (2003). «SUPERMAN - RED SON». superman.nu. Consultado em 22 de setembro de 2019 
  3. Essay by Mark Millar on Red Son
  4. «Interview with Millar and Morrison». Xstatic #1. Maio de 1992. Arquivado do original em 1 de outubro de 2007 
  5. Grant Morrison: Talking All-Star Superman[ligação inativa], Newsarama, 22 de dezembro de 2004. "A melhor ideia do Superman que já tive, dei a Mark Millar para a conclusão de Red Son"
  6. Robles, Mario F. (8 de janeiro de 2019). «RTF EXCLUSIVE: 'A SUPERMAN: RED SON Movie Is Happening, Casting Details'». Revenge of The Fans (em inglês). Consultado em 24 de maio de 2020 
  7. Lovett, Jamie (20 de julho de 2020). «Superman: Red Son Movie Announced». Comic Book (em inglês). Consultado em 24 de maio de 2020