Supriyo Datta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Supriyo Datta
Conhecido(a) por Nanoeletrônica
Nascimento
Índia
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Alma mater Indian Institute of Technology Kharagpur, Universidade de Illinois em Urbana-Champaign
Prêmios Prêmio Presidencial Jovem Investigador (1984), Prêmio Cledo Brunetti IEEE (2002)
Instituições Universidade de Purdue

Supriyo Datta é um engenheiro estadunidense nascido na Índia.

É personalidade de destaque em modelagem e entendimento de condução eletrônica em nanoescala,[1] tem sido referenciado como "um dos mais originais pensadores no campo da eletrônica em nanoescala."[2] É atualmente professor da Escola de Engenharia Elétrica e Computacional (ECE) da Universidade de Purdue. Recipiente do Prêmio Frederick Emmons Terman da American Society of Engineering Education em 1994, é fellow do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, do Instituto de Física e da American Physical Society. Em 2012 foi eleito membro da Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos.[3]

É atualmente diretor do Institute for Nanoelectronics and Computing (INAC) da NASA. Seus livros são amplamente usados em pesquisas e projetos no campo da nanotecnologia e eletrônica.[4]

Vida[editar | editar código-fonte]

Datta graduou-se em 1975 no Indian Institute of Technology em Kharagpur, Índia. Obteve depois os graus de MS e PhD na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, em 1977 e 1979, respectivamente.

Em 1981 foi para a Universidade de Purdue, onde é desde 1999 Thomas Duncan Distinguished Professor na Escola de Engenharia Elétrica e Computacional.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Desde 1985 focou suas investigações no fluxo de corrente em dispositivos eletrônicos em nanoescala, sendo reconhecido por suas contribuições à spintrônica e eletrônica molecular. A mais fundamental contribuição de Datta foi a abordagem pioneira para a descrição do transporte quântico além do equilíbrio, combinando o formalismo da função de Green não-equilibrada (non-equilibrium Green's function - NEGF) da física de muitos corpos com a condução balística da física mesoscópica.

Publicações[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) engenheiro(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.