Supriyo Datta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Supriyo Datta
Engenharia
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Residência  Estados Unidos
Local Índia
Atividade
Campo(s) Engenharia
Instituições Universidade de Purdue
Alma mater Indian Institute of Technology Kharagpur, Universidade de Illinois em Urbana-Champaign
Conhecido(a) por Nanoeletrônica
Prêmio(s) Prêmio Cledo Brunetti IEEE (2002)

Supriyo Datta é um engenheiro estadunidense nascido na Índia.

É personalidade de destaque em modelagem e entendimento de condução eletrônica em nanoescala,[1] tem sido referenciado como "um dos mais originais pensadores no campo da eletrônica em nanoescala."[2] É atualmente professor da Escola de Engenharia Elétrica e Computacional (ECE) da Universidade de Purdue. Recipiente do Prêmio Frederick Emmons Terman da American Society of Engineering Education em 1994, é fellow do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, do Instituto de Física e da American Physical Society. Em 2012 foi eleito membro da Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos.[3]

É atualmente diretor do Institute for Nanoelectronics and Computing (INAC) da NASA. Seus livros são amplamente usados em pesquisas e projetos no campo da nanotecnologia e eletrônica.[4]

Vida[editar | editar código-fonte]

Datta graduou-se em 1975 no Indian Institute of Technology em Kharagpur, Índia. Obteve depois os graus de MS e PhD na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, em 1977 e 1979, respectivamente.

Em 1981 foi para a Universidade de Purdue, onde é desde 1999 Thomas Duncan Distinguished Professor na Escola de Engenharia Elétrica e Computacional.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Desde 1985 focou suas investigações no fluxo de corrente em dispositivos eletrônicos em nanoescala, sendo reconhecido por suas contribuições à spintrônica e eletrônica molecular. A mais fundamental contribuição de Datta foi a abordagem pioneira para a descrição do transporte quântico além do equilíbrio, combinando o formalismo da função de Green não-equilibrada (non-equilibrium Green's function - NEGF) da física de muitos corpos com a condução balística da física mesoscópica.

Publicações[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) engenheiro(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.