Suresh Biswas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Suresh Biswas
>সুরেশ বিশ্বাস
Conhecido(a) por Primeiro imigrante indiano no Brasil.
Nascimento 1861
Nathpur, Nadia, Bengala Ocidental
Flag of Imperial India.svg Índia Britânica
Morte 22 de setembro de 1905 (45 anos)
Império do Brasil
Ocupação Médico, Soldado, Circense.

Cor. Suresh Biswas (em bengali: সুরেশ বিশ্বাস) foi um famoso aventureiro indiano do século XIX.

Vida[editar | editar código-fonte]

Suresh Biswas nasceu em 1861 em Nathpur no distrito de Nadia, Bengala ocidental. Cristão convertido, Biswas viajou como passageiro clandestino para a Inglaterra aos 15 anos de idade. Depois de chegar na Inglaterra, teve vários empregos antes de se tornar treinador de animais em um circo na cidade de Kent. Ele viajou com o circo para Hamburgo. Depois disso migrou para o Brasil (provavelmente um dos primeiros indianos a fazer isso), e lutou bravamente no exército brasileiro fim do século XIX).

Foi alferes, depois tenente do exército (e, mais tarde, um coronel). Apesar de apresentar uma notável coragem no estouro de uma rebelião, ele não foi devidamente condecorado por causa do racismo (apesar de tudo, ele era hindu, asiático e não-branco em um Brasil dominado por brancos e pela Igreja Católica).

Coronel Biswas, no entanto, se fixou no Brasil pois ficou encantado com a beleza natural do país. Ele morreu em 1905.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Não há muitos registros escritos do lendário aventureiro, mas ele foi mencionado no livro de Satyajit Ray, "Chhinnamastar Abhishap" (A maldição da deusa), como o famoso detetive fictício, Feluda.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • The Self-Image of Effeteness: Physical Education and Nationalism in Nineteenth-Century Bengal por John Rosselli, Past and Present, No. 86 (Feb., 1980)
  • "The Effeminate and the Masculine: Nationalism and the Concept of race in Colonial Bengal" por Indira Chowdhury-Sengupta do The Concept of Race in South Asia editado pow Peter Robb, 1995 Oxford Press
  • Upendra Krishna Banerji, Karnel Suresh Bishvas, (1900; segunda edição, Calcutta 1909-10) - biografia do Coronel Suresh Biswas

Ver também[editar | editar código-fonte]

Links Externos[editar | editar código-fonte]